bio

tu frankenstein 2016 4Sou professor e pesquisador do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil. Estudo ética jornalística, credibilidade, transparência, privacidade, crítica de mídia e crise no jornalismo.

Meu currículo Lattes está aqui e o ORCID, aqui

Como jornalista, atuei em jornais e revistas de São Paulo, Paraná e Santa Catarina nas editorias de Política, Economia, Polícia, Cultura, Geral, Transportes, Infraestrutura e Logística. Trabalhei como assessor de imprensa de órgão público e fui assessor de comunicação de um candidato a prefeito no interior paulista.

De 2002 a 2004, fui vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC).

De 2005 a 2009, coordenei a Rede Nacional de Observatórios de Imprensa (Renoi).

De 2009 a 2015, editei a revista Estudos em Jornalismo e Mídia.

De 2012 a 2014, fui coordenador do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo.

De 2016 a 2018, fui coordenador de pesquisa no Departamento de Jornalismo da UFSC.

De 2017 a 2020, fui presidente da Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina.

De 2020 a 2022, voltei a coordenar o PPGJOR/UFSC.

Em 2022, assumi a vice-coordenação de pesquisa do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC, e passei a ser um dos editores da e-compós, a revista científica da Compós.

Sou membro do Conselho de Ética da Agência Lupa.

Em 2009, junto com Francisco José Castilhos Karam, criei o Observatório da Ética Jornalística (objETHOS), meu local de pesquisa e extensão junto a uma equipe incrível.

Desde 2010, sou pesquisador bolsista de produtividade do CNPq  e consultor-parecerista do CNPq, Capes e Fapesc. Atualmente, pesquiso credibilidade jornalística.

Em 2010, recebi da Intercom o Prêmio Luiz Beltrão – Liderança Emergente.

Já escrevi e organizei 14 livros, publiquei mais de 130 capítulos de livros e artigos científicos (detalhes aqui), e orientei as pesquisas de algumas dezenas de graduandos, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos.

Me encontre no Twitter, na Academia.edu, no SKOOB e no Medium.

Já cometi alguns textos para o teatro também, mas isso foi numa outra vida.

***

ibsnEste site nasceu no UOL em 20 de maio de 2005 na forma do blog Monitorando. Dois anos depois, migrei para o WordPress. Ao longo do tempo, sofreu reformas cosméticas, mas o conteúdo permaneceu variado: jornalismo, mídia, novas tecnologias, jazz, cinema, quadrinhos, teatro, música, literatura policial…

O site tenta resistir a crises financeiras, escassez de tempo e surtos de procrastinação.

%d blogueiros gostam disto: