livros

Jornalismo local a serviços dos públicos
organizado com Jacques Mick e Samuel Pantoja Lima
(Ed. Insular, 2021)
O livro é um dos resultados do projeto de pesquisa GPSJOR – Governança, Produção e Sustentabilidade para um Jornalismo de Novo Tipo, que reuniu mais de duas dezenas de investigadores de três instituições e que discutiu crise do jornalismo e soluções locais para os sistemas de informação.
Baixe aqui

Privacidad, Transparencia y Éticas Renovadas
(Egregius Ediciones, 2019)
Coletânea de textos de pesquisadores espanhóis, portugueses e brasileiros que abordam temas como proteção de dados pessoais, privacidade, direito ao esquecimento, autorregulação dos jornalistas, ética e risco à profissão jornalística. Os textos foram apresentados e debatidos em um simpósio durante o 4º Congresso Internacional Comunicación y Pensamento, em Sevilha, Espanha, em abril de 2019
Baixe aqui

A crise do jornalismo tem solução?
(Ed. Estação das Letras e Cores, 2019)
A crise do jornalismo é um fenômeno complexo e dinâmico, de difícil enfrentamento e sem solução única ou rápida. Por isso, neste livro, tento enxergar a crise em vários planos, revisitando dados da indústria e cenários brasileiros e internacionais. Trato de governança, de ética, de sustentabilidade, credibilidade e democracia. É um livro curto, dirigido ao público geral, e que convida a pensar o jornalismo em nosso tempo.
Encontre aqui

Questões para um jornalismo em crise
org. (Insular, 2015)
Com treze capítulos com títulos em forma de perguntas, este livro traz contribuições de pesquisadores em nível de mestrado e doutorado para compreendermos um pouco a crise que assola o jornalismo como instituição, profissão e negócio.
Encontre aqui

Reportagem, pesquisa e investigação
organizado com Samuel Lima (Insular, 2012)
A segunda edição do Seminário Brasil-Argentina de Pesquisa e Investigação no Jornalismo (Bapijor), promovido pelo Observatório da Ética Jornalística (objETHOS) e Mestrado em Jornalismo da UFSC em abril de 2012, provocou doze autores a escreverem textos a partir daqueles debates. Novamente, acadêmicos e profissionais brasileiros e argentinos abordam o jornalismo investigativo, agora com a pretensão de se pensar metodologias.
Encontre aqui

Jornalismo Investigativo e Pesquisa Científica: Fronteiras
organizado com Francisco José Karam (Insular, 2011)
Reunião de textos produzidos a partir do Seminário Brasil-Argentina de Pesquisa e Investigação no Jornalismo (Bapijor), promovido pelo Observatório da Ética Jornalística (objETHOS) e Mestrado em Jornalismo da UFSC em junho de 2011. Treze autores brasileiros e argentinos abordam temas como métodos, procedimentos, teorias, cuidados e desafios para as redações e os laboratórios.
Encontre aqui

Vitrine e Vidraça: Qualidade no Jornalismo e Crítica de Mídia
(LabCom Books, 2010)
Coletânea que reúne textos de sete pesquisadores brasileiros da Rede Nacional de Observatórios de Imprensa (Renoi). Os capítulos oferecem reflexões sobre a crítica de mídia e relatos de experiência de projetos que se ocupam da análise dos meios de comunicação. Segunda publicação da Renoi, desta vez em formato apenas eletrônico, publicado pela LabCom Books, de Portugal. Baixe aqui.

Ética no Jornalismo
(Ed. Contexto, 2008)
Livro voltado a estudantes de jornalismo, a profissionais da área e a pesquisadores. Nele, parte de minha experiência de mais de uma década como professor de ética jornalística. Os principais conceitos, os mais frequentes dilemas, as maiores preocupações para fazer jornalismo com ética, qualidade e comprometimento. Baixe a apresentação do livro.
Encontre aqui

Observatórios de Mídia: olhares da cidadania
organizado com Luiz Gonzaga Motta (Paulus, 2008)
Coletânea de textos de dezessete pesquisadores de todo o Brasil sobre o fenômeno dos observatórios de mídia, que têm auxiliado a difundir uma cultura de consumo crítica dos meios de comunicação.
O livro é a primeira produção impressa da Renoi.

Ética, Ciência e Conhecimento
organizado com Alfeu Hausen Beck (Fapesc, 2006)
Quais são os limites da pesquisa científica? Como funcionam os comitês de ética das universidades? Reunimos renomados pensadores para responder a essas e outras questões.
Produzido na Comissão de Ética em Pesquisa da Univali.

Mídia e Conhecimento: percursos transversais
organizado com Solange Puntel Mostafa (Ed. Univali e Ed. Maria do Cais, 2006)
A obra tenta diversas articulações entre comunicação e educação, entre tecnologia, pedagogia e mídia. Traz capítulos assinados por diversos autores, professores e pesquisadores da área. O livro abre a Coleção Plurais Educacionais, do Mestrado em Educação da Univali.

Jornalismo em Perspectiva
organizado com Maria José Baldessar (Ed. UFSC, 2005)
Para marcar os 50 anos do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, reunimos autores do estado para contar a história do jornalismo local, analisar o mercado e refletir sobre as tendências desse exercício profissional.
Baixe aqui.

Monitores de Mídia: como o jornalismo catarinense percebe seus deslizes éticos
(Ed. UFSC e Ed. Univali, 2003)
O livro é resultado de uma pesquisa sobre quais dispositivos a sociedade catarinense tem para avaliar a conduta dos jornalistas. O livro motivou a criação de um observatório regional, projeto pioneiro no país: o Monitor de Mídia.

O discurso da transição: mudança, ruptura e permanência
(Ed. Univali, 2000)
Adaptação de minha dissertação de mestrado em Lingüística, enfocando o período da redemocratização do Brasil nos anos 80. Faço uma análise dos discursos políticos na mídia para ver como é que a transição foi se costurando na fala de políticos e militares. Livro voltado a quem se interessa por política, linguística e história.

%d blogueiros gostam disto: