pitacos sobre a mídia

Como é domingo, e como estamos no final dele, nada demais em jogar conversa fora. Ainda mais sobre a mídia.

Nas bancas de jornal, três capas me chamaram muito a atenção ontem. Duas delas trouxeram um assunto de fundamental importância, de interesse altamente público, pauta histórica para nossas redações: o assalto a Luciano Huck.

A Revista da Semana veio com “Os ricos não podem reclamar?” Nem vou mostrar. De vergonha…

A Época – veja abaixo – faz um close-up em preto e branco e coloca uma tarja na boca do apresentador, como se tivesse sido censurado. A sorte é que a tarja não é preta, e mais parece um post-it. Só falta o Huck fazer mais beicinho e dizer que foi perseguido, silenciado…

epocahuck.jpg

Mas nas bancas há coisas que nos aborrecem menos. A capa da Exame deste mês – anunciada como uma das três especiais de celebração dos 40 anos da revista – é um primor de planejamento gráfico, de criatividade e de equilíbrio. Para mim, uma das melhores capas do ano. Layout de dar inveja!!!

examebrasil.jpg

Comecei com as revistas, mas terminar com a TV. TV fechada. Há poucas horas, eu me dividia entre três emissoras na transmissão da excepcional estréia brasileira nas Eliminatórias da Copa de 2010: Globo, ESPN Brasil e BandSports. Enquanto as duas primeiras enviaram narradores, repórteres e comentaristas para Bogotá, a BandSports colocou Silvio Luiz para narrar o jogo de seus estúdios em São Paulo. O repórter – vez em quando – falava ao celular com o narrador. E o comentarista era ninguém menos que o Ademar, aquele carequinha do São Caetano, lembra?

Nossa! Foi chato até. Teve uma hora em que a geradora colombiana mostrou imagens de baixo para cima que focalizavam as luzes do estádio se acendendo e gotículas de chuva ainda manchavam a lente da câmera. Silvio Luiz confundiu tudo aquilo com a chegada da lua aos céus de Bogotá…

Pior que isso só mesmo a final do Mundial de Futebol Feminino. A Band não mandou ninguém pra China e Luciano do Vale narrou o jogo daqui mesmo. No final, na hora de entrevistar as craques, a Band precisou que Pedro Bassan – da Globo – fizesse perguntas a Marta… Pode?

Deixe um comentário