tiragem cresce, mas fecham jornais

Fecharam o ANCapital, e a desculpa sempre é a mesma: corte de gastos, custos elevados. Parece que o setor está em crise.

Mas não está mesmo. Veja o que noticia o Política Livre:

“O Instituto Verificador de Circulação (IVC) registrou aumento de 11,8% na circulação dos jornais filiados à entidade no ano passado, em comparação com a média registrada em 2006.

Foi o quarto ano consecutivo em que o meio jornal apresentou alta. Em 2007, o aumento da renda média e do consumo no Brasil foi importante para os bons resultados do setor.

Também contribuiu para o bom desempenho, diz comunicado do IVC, “a competitividade no mercado, que gerou reformulações gráficas e de conteúdo, segmentação com novos cadernos e lançamentos de promoções”.

A consolidação de jornais com preços mais acessíveis à população também foi fator determinante para o aumento de circulação. Circulam diariamente no Brasil 4.144.130 exemplares, em média.

O IVC audita cerca de 50% da circulação de jornais no Brasil, incluindo publicações de circulação paga e títulos de distribuição gratuita.”

Um comentário em “tiragem cresce, mas fecham jornais

Deixe um comentário