Jorge Pedro Sousa avisa que está no ar o site Teorização do Jornalismo em Portugal, uma iniciativa da Universidade Fernando Pessoa e da Fundação Fernando Pessoa.
Conforme explica o próprio Jorge Pedro, “trata-se da versão inicial e experimental do sítio de um projecto que estamos a desenvolver (…) e que visa recuperar o pensamento jornalístico português produzido até ao 25 de Abril de 1974. Pretendemos fazer do referido sítio uma espécie de biblioteca de resumos de livros sobre jornalismo publicados em Portugal, por autores portugueses, antes de 1974. Dos 350 livros que inventariámos em bibliotecas (primeira
fase do projecto), já temos fichas de leitura de cerca de 120, maioritariamente elaboradas pelos alunos de Ciências da Comunicação da UFP (sem dinheiro da FCT, não foi possível fazer as coisas de outra maneira). Também se encontram no sítio do projecto textos de interpretação, contexto e resultados”.
O projeto tem previsão de conclusão no ano que vem. Entre os pesquisadores envolvidos, está minha querida amiga Monica Delicato, brasileira que faz mestrado do outro lado do Atlântico.