
O Centro para o Futuro Digital da USC Annenberg School publicou a pesquisa Digital Future Report, com aspectos mirando 2008. O estudo é seriado, está na sétima edição, e permite uma visão histórica, evolutiva, das tendências na relação entre usuários norte-americanos e sistemas midiáticos.
Luís Santos, do Atrium, destaca quatro aspectos do documento:
“1. A Internet é cada vez mais um espaço considerado prioritário para a busca de informação – 80 por cento dos questionados com mais de 17 anos de idade (contra 66 por cento em 2006);
2. A informação online é cada vez mais credível – válido para 46 por cento dos utilizadores da web e para 43 por cento dos não-utilizadores;
3. As páginas web dos orgãos de comunicação estabelecidos são consideradas muito fiáveis como fonte de informação – cerca de 80 por cento dos questionados afirma confiar na informação disponibilizada em espaços como o NYTimes ou a CNN (contra 77 por cento em 2006)
4. “Would you miss the print edition of your newspaper?” – 52 por cento dizem que sim mas 27 por cento dizem já que não.”
Dei uma olhada no paper da pesquisa, e o que me chamou mesmo a atenção foi a seção sobre credibilidade na web, uma preocupação científica minha há alguns aninhos…
A pesquisa da Annenberg School pode ser comprada na íntegra, mas o site disponibiliza um resumo executivo. O documento tem dez páginas em formato PDF e traz dados telegráficos sobre os seguintes pontos:
-
A internet nos Estados Unidos
-
Não-usuários de internet
-
Uso midiático e confiança
-
Comportamento do consumidor
-
Padrões de comunicação
-
Efeitos sociais
-
As crianças e a internet
-
Poder político e influência