Os blogs já existem há mais de dez anos e têm se espalhado com rapidez e força que impressionam. Já existem no mercado brasileiro alguns títulos que tratam do assunto. Blog, de Hugh Hewitt, e Blog: Comunicação e Escrita Íntima na Internet, de Denise Schittine, são dois deles que merecem atenção.
Mas na próxima semana chega à web um volume que atualiza a bibliografia e oferece muita informação sobre o tema: Blog.com: Estudos sobre Blogs e Comunicação. Coerente com o seu objeto, o livro organizado por Adriana Amaral, Raquel Recuero e Sandra Montardo não desembarca nas estantes e livrarias, mas segue direto para um site, para um espaço virtual onde poderá ser lido, baixado, compartilhado. Naturalmente, esta escolha não se deve apenas ao reforço da coerência, mas também às dificuldades de viabilização do projeto numa editora convencional, de suporte papel. A Momento Editorial responde pela edição em PDF que tem doze capítulos, mais prefácio e posfácio, distribuídos em 293 páginas.
O livro será lançado oficialmente no próximo dia 22 de janeiro, em meio ao Campus Party, e até o início da semana já estará à disposição no site: http://www.sobreblogs.com.br
A disponibilidade do livro gratuito na web amplia o seu acesso e faz ventilar com mais força as idéias ali contidas. Num mercado editorial como o nosso, carente de títulos inovadores e em língua nativa, isso é pra lá de muito bem vindo.
Para quem não sabe, as organizadoras não apenas estudiosas dos blogs, mas blogueiras contumazes, daí a sua familiaridade com a coisa e a facilidade com a qual conseguiram reunir relatos e textos de diversas partes. O prefácio é assinado por André Lemos, o principal pesquisador em cibercultura no país, e o posfácio é de Henrique Antoun, também um nome de peso na área. O sumário você confere abaixo:
SEÇÃO I – BLOGS: DEFINIÇÕES, TIPOLOGIAS E METODOLOGIAS
Blogs: mapeando um objeto – Adriana Amaral, Raquel Recuero e Sandra Portella Montardo
Ciberespaço e a escrita de si na contemporaneidade: repete o velho, o novo blog? – Rosa Meire Carvalho de Oliveira
Teoria e método na análise de um blog: o caso Mothern – Adriana Braga
A vitória de Pirro dos blogs: ubiqüidade e dispersão conceitual na web – Marcelo Träsel
Práticas de blogging na blogosfera em língua alemã: resultados da pesquisa “Wie ich blogge?!” – Jan Schmidt
SEÇÃO II – USOS E APROPRIAÇÕES DE BLOGS
O movimento Cansei na blogosfera: o debate nos blogs de política – Cláudio Penteado, Marcelo dos Santos e Rafael Araújo
Contribuição dos blogs e avanços tecnológicos na melhoria da educação – Helaine Abreu Rosa e Octávio Islas
Pedagogia dos blogs: posts sobre o uso da ferramenta no ensino de jornalismo – Rogério Christofoletti
Blogosfera X Campo Jornalístico: aproximação e conseqüências – Leonardo Foletto
Blogs como nova categoria de webjornalismo – Juliana Escobar
Os blogs na web 2.0: publicação e organização coletiva de informação – Maria Clara Aquino
Moblogs e microblogs: jornalismo e mobilidade – Fernando Firmino da Silva
Imperdível.
OI RC, obrigada pela divulgação. Estamos muito felizes com a repercussão do livro que foi um trabalho verdadeiramente coletivo e pela disponibilização gratuita do mesmo! Obrigada tb por ter participado dessa coletânea.
Po, taí uma idéia interessante. Escrever sobre blogs e distribuir pela própria internet. Faltava fazer um blog sobre blogs.
Rogério, seu artigo será bem útil para um relato que estou escrevendo agora mesmo para o ENPJ. Acho o livro do Hugh Hewitt repugnante. Não recomendaria a leitura nem por curiosidade. Abs
Sim,o livro do Hewitt não é maravilhoso, mas é importante para se observar como o meio corporativo norte-americano evoluiu no que tange o uso de blogs e sites. Nenhuma maravilha, mas diante da escassez…