Guardar para publicar depois: questões éticas

Jornalistas não publicam tudo o que sabem. Pode parecer chocante, mas é verdade, e nem sempre isso é um problema.

Como tem acesso a muitas informações, o repórter precisa escolher, filtrar, selecionar o que precisa ser comunicado, deixando coisas de fora. Como tem acesso a muitas fontes de informação e nem todas querem ser identificadas, o repórter precisa adicionar algumas camadas de camuflagem para manter o anonimato dessas pessoas, inclusive por questões de segurança. Deixar de publicar também é um ato jornalístico, pois faz parte da profissão.

Mas e quando o jornalista guarda uma informação para publicar quando é da sua conveniência? Uma repórter que cobre os bastidores da política pode separar casos, versões, revelações para escrever um livro depois, reservando para si furos de reportagem?

As respostas não são fáceis, e Sophia Scolman trata disso nesse artigo para o Center for Journalism Ethics da Universidade de Wisconsin-Madison. Vale a leitura e não custa pensar sobre.

Deixe um comentário