foucault.jpg

 Meu querido amigo Pedro de Souza acaba de retornar da França onde permaneceu por cem dias em pesquisas sobre Michel Foucault. E é justamente ele, o Pedro, quem me repassa dois importantes links para os que se interessam pelo pensamento e pela obra de um dos mais influentes nomes do século XX:

Michel Foucaul Archives é uma iniciativa do Centre Michel Foucault e do Institut Mémoires de l’Édition Contemporain. O site ainda está em construção, mas já traz conteúdos bem básicos sobre o autor, como uma cronologia de sua obra, a digitalização de alguns manuscritos – como o curso de 1981-82 que Foucault deu no Collège de France – e algumas fotos. Em breve, haverá vídeos, promete o site que tem interfaces em inglês, francês, espanhol, chinês e árabe. Na equipe responsável pelo site está Daniel Defert, antigo companheiro de Foucault e quem detém a guarda, zela e administra muita coisa inédita.

Institut Mémoires de l’Édition Contemporain (IMEC) guarda e disponibiliza arquivos de nomes como Foucault, Althusser, Barthes, Beckett, Benveniste, Céline, Anthony Burgess, Derrida, Jean Genet, Guattari, Grotowsky, Levinas, entre muitos outros. O slogan da iniciativa é “uma memória viva da escrita, da edição e da criação“. O instituto e todo esse patrimônio funciona numa abadia, isso mesmo, a Abadia d´Ardenne. Lá, o visitante pode acessar arquivos em áudio, vídeo e originais (manuscritos ou datilografados). Nada pode ser xerocado ou copiado, apenas consultado. Pelo menos no caso de Foucault. A medida drástica se explica: ainda restam alguns cursos que Foucault deu e que ainda estão inéditos em livros. Os responsáveis pelo acervo estão sistematizando tais originais para a sua publicação, e o vazamento de tais materiais pode provocar diversas conseqüências: da exploração indevida à apropriação indébita.

2 comentários em “para um mergulho com Foucault

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.