listabr1.gif

Este post é um primeiro esforço ara juntar os principais blogs dos pesquisadores em comunicação no Brasil. A lista é provisória, em constante construção e aceita novos links. Sugestões de novos blogs são muito bem-vindas. Aliás, passar essa lista adiante também é uma boa iniciativa para replicar e ampliar a iniciativa.
Tomei dois critérios para inclusão de links: 1. Tem que ser pesquisador da área da Comunicação; 2. Tem que ser blog, independente se ele trata de Comunicação.
Esta lista, este post é um bumerangue.
Lanço na blogosfera e não sei quando nem como ele voltará…

Anúncios

130 comentários em “lista de pesquisadores-blogueiros (40ª atualização)

  1. Obrigado, Alberto.

    Obrigado, Adriana, pela correção e pela sugestão. Já até editei o post…

  2. Olha, Rogerio, mais do que interessante, a lista esta sendo muito produtiva…estou conhecendo blogs que não conhecia…além do fato de que, de alguma forma, teremos um ponto de referência…
    Conte comigo!

  3. Daniela, obrigado pela visita.

    Adriana, essa lista já é nossa. Suas sugestões de links vitaminaram a primeira lista. Obrigadíssimo.

    Lia, a idéia é essa mesmo. Juntar, sistematizar, encontrar. abs

    Em alguns segundos, farei uma segunda atualização desta lista

  4. Boa idéia, Rogério! De que IES tu és? Faço outra sugestão: o blog GT História da Mídia Digital, produzido coletivamente a partir do GT História da Mídia Digital, do Congresso de História da Mídia. Lá tem uma lista de blogueiros e de seus blogs de pesquisa em comunicação. (www.gthistoriadamidiadigital.blogspot.com).

    Também escrevo em mais dois blogs de pesquisa de projetos em que participo: um é o Blogs Especiais (www.blogsespeciais.blogspot.com) e outro é o Blogs e Imagem Organizacional (www.pesquisablogseimagem.blogspot.com).

  5. Adriana, mais uma vez, obrigado pelas sugestões.
    Você é conectadíssima!!!

    Sandra, eu sou da Univali, de Itajaí – SC. Vamos cruzar antenas.
    Obrigado pelas dicas e sugestões.

    Maitê, obrigado também!

  6. pra começar não sou pesquisador de comunicação. (mas, ainda chego lá).
    bem, palmas para esta iniciativa. muito bacana mesmo. agora os ávidos e eternos estudantes de comunicação como eu têm para onde correr.

    abraços a todos.

  7. Lilian, obrigado pela sua sugestão. Anexada!
    Na verdade, a lista é sobre pesquisadores da área da Comunicação, e por isso não vou te adicionar. No entanto, a minha área também é a da Educação e vou te colocar no meu RSS pra te acompanhar. abraço e obrigado

    Valeu, Aleteia!

    Desculpe, Gisele. Já coloquei o seu S…

    Marcia, querida, valeu. Já botei. (pra usar um verbo galináceo seu)

    Obrigado, Maitê!

  8. Olá Rogério, sou jornalista na Paraíba e estou cursando o Mestrado em Literatura e Interculturalidade da UEPB, com uma pesquisa sobre as relações entre a literatura e o jornalismo de Nelson Rodrigues. Para isso criei um blog para discussão de pesquisas na área de jornalismo e literatura. Goastaria de saber se poderia adicionar meu blog (www.literaturaejornalismo.blogspot.com) neste espaço de vocês.
    Um abraço e parabéns pela iniciativa.

  9. Sergio, conheço e acesso o mediascopio, mas – por enquanto – estamos trabalhando com os pesquisadores brasucas, uma forma de mapeamento para darmos um contorno à comunidade pesquisadora nacional. O Mediascópio não se encaixa nesse primeiro esforço, mas seu Ponto de Análises sim. Vou inserir, ok?

    Esdras, vamos te adicionar sim, claro.

    Claro, Thiago. abraço

  10. Muito interessante esta agregação de nomes de pesquisadores.
    Fica a idéia de construir uma linha do tempo da pesquisa sobre os blogs em comunicação/educação no Brasil.

    abraço!

  11. Ótima idéia, profe!

    Essa tua iniciativa acaba de me dar uma idéia para a nossa revista… Amanhã conversamos.

  12. Parabéns pela iniciativa.
    Assim, conseguiremos montar a rede de jornalistas-pesquisadores na web.
    Acima, meu blog, que está em fase de construção.
    Um abraço.

  13. muito boa idéia. acho que todos os nomes que poderia sugerir já estão contemplados – inclusive o meu. 🙂

    em todo caso, se lembrar de algum blog, envio.

  14. Meu Blog está inserido em:
    http://www.iknowpolitics.org.
    Ainda está em construção.
    Parabéns pela iniciativa.
    Mas gostaria que vissem a última Revista Época, de 6/08/2007, nº 481. Há uma reportagem sobre a opinião de Andrew Keen sobre os blogs de jornalistas, considerando-os, em sua maioria, de profissionais fracassados. Vide p. 71-71.
    Um abraço
    Eliana

  15. Bombou graças a gente como você que mandou um monte de sugestões… Colaborativo PRA VALER!
    abraço, Adri..

  16. Olá, Rogério!

    Costumo passar com frequência por aqui e qual não foi minha alegria em saber de uma iniciativa como a sua. Parabéns mesmo.
    Sou recém formada em Comunicação, na UFPB ( pesquiso há algum cibercultura e temas-afim) e me submeterei agora à seleção de mestrado na UFF.
    Pensei, assim, em colocar meu blog à sua apreciação:

    http://www.imaginariodigital.blogspot.com

    Espero que possa ser útil,

    Katia Fonsaca

  17. Que bacana esse mapeamento, Rogério!!
    Vou divulgar no meu blog
    Li num comentário seu que vc tbem é da área de Educação. Tamos nessa, então. Vc tem um só pra área de Educação?
    abçs

  18. Jaciara, obrigado pelo link.
    Não tenho um blog só pra educação, não. Este aqui já dá bastante trabalho. Aqui mesmo trato disso e de outros assuntos.

    Não vou te incluir nessa lista porque ela trata de pesquisadores de comunicação que têm blogs. No entanto, vou te colocar na minha seção de RECOMENDO. E vou te acompanhar também. abs

  19. Obrigado, Alberto.
    A lista cresce graças ao esforço coletivo. Os escravos já estão adicionados evidentemente, abs

  20. valeu, Rogério! vou replicar no meu blog. acho legal essa ação, pois enquanto a mídia tradicional diz q na blogosfera soh tem lixo estamos nos organizando e falando por aí….

    abs
    hdhd

  21. Olá Rogério, sou estudante de comunicação da Universidade Fumec, Belo Horizonte-MG, e gostaria de fazer uma entrevista com você sobre o seu trabalho. Esta entrevista será publicada no site da Fumec. Para onde posso enviar as perguntas? Você topa??Aguardo breve retorno….abraços.Bruna Bonelli

  22. Olá! sou mestre em Comunicação com vários trabalhos publicados. Dou aula em dois cursos de Jornalismo. Quero integrar a lista, ja que meu blog é feito quase exclusivamente para meus alunos. E eles precisam de muita, mas muita leitura sobre nossa área de estudo. Valeu a iniciativa.

  23. Olá,

    O Blog é meu e da colega de sala, Eliene Nunes, da Faculdade da Cidade do Salvador. Ele aborda a história do jornal anarquista O Inimigo do Rei, publicado entre os anos de 1977 e 1988.

    um abraço,

    cb

  24. Olá,Rogério!

    Sou formanda do curso de Letras da Unisinos, orientanda da profª Simone Assunção e meu TCC é sobre Literatura e Internet, com ênfase nos blogs. Sou professora do Ensino Médio e estou procurando desenvolver o gosto pela leitura dos clássicos, através da internet. A gurizada está adorando ter aulas utilizando o meu blog e os blogs de cada grupo.
    Para concluir meu trabalho precisei escolher três blogs para analisar. Dentre eles, escolhi o seu e adorei essa lista!Até porque encontrei nela vários pesquisadores que citei em meu trabalho, Adriana, Josiany e Aletéia, bem como um colega muito querido,Demétrio Soster.
    Parabéns pela iniciativa! E, se tiveres um tempinho, dá uma olhada no meu blog: http://literaturagenu2007.blogspot.com
    Um grande abraço, Clê.

  25. Madu, você já está na lista! E mais: também estou te acompanhando pelo RSS. abraço e obrigado pela preferência!!!

    Elisandra, volte sempre que quiser. Seja sempre bem vinda!

    Cleciane, obrigado pela escolha. Vou passar pelo seu blog, sim. E já que vc usa blogs na educação, se quiser, sirva-se das nossas indicações de links no menu 10 mais de Educação…

  26. Olá, pode me incluir na lista! Sou pesquisador há mais de 15 anos, professor Doutor e dirijo uma disciplina de novas mídias … veja meu blog!

  27. Olá Rogério,

    Faço o Mestrado em Jornalismo da UFSC e desde minha monografia de graduação, pela UFSM e apresentada início deste ano, pesquiso a relação blogosfera-jornalismo.
    Agora no mestrado então, continuou firme na tarefa. Fiz umas modificações em um antigo blog e tratei de escrever também sobre jornalismo digital e weblogs. O endereço dele é http://subbcultcha.blogspot.com

    Um abraço e parabéns pela iniciativa!

  28. Gostaria de incluir o meu blog porque ele é fruto de um desejo de mídia democrática e pretende ser um voz para as ongs, movimentos e f’óruns sociais. Para vencer a mídia de mercado temos que nos unir. Abs e parabéns a vc e a todos. Victor

  29. Rogério,,
    adoramos a iniciativa. Podes contar conosco para o que precisar. brigada pela indicação..

    RP Univali

  30. Olá

    Podem adicionar meu blog? http://www.portaldosfatos.blogspot.com. Sou jornalista, atuo como superintendente de marketing de uma empresa na área de turismo, fui professor universitário até o semestre anterior e devo retornar no próximo. Ministrei as disciplinas de comunicação interpessoal e empresarial e negociação empresarial. Estou cursando um MBA em TV Digital e outras mídias de comunicação eletrônica.

    abraços
    Jorge

  31. Olá!
    O blog Transitoriamente produz comunicação, como o TVBlog Trânsito Musical, um programa exclusivo do blog. Como posso inserir este blog nessa lista?
    Um abraço,
    Antonio Rossa

  32. Olá, meu nome é Fábio Sandes e sou mestrando em Marketing da FGV/SP. O meu projeto de dissertação procura avaliar como as empresas devem perceber a internet como um meio de comunicação e de interação com o cliente.. estou no início do meu trabalho e, em um primeiro momento, estou fazendo uma pesquisa mais aberta em relação ao uso da internet como meio de expressão. Para a pesquisa, preciso da opinião de gestores de empresas, consumidores e blogueiros. Procurando uma lista de blogs, cai aqui e achei bem interessante.

    Será que você pode responder à minha pesquisa? Com certeza seria uma contribuição muito rica.. e se você puder encaminhar para outras pessoas também seria incrível..

    Resolvi criar tb um blog para tentar entender um pouco melhor como é esta dinâmica.. O link para a pesquisa coloquei lá no blog, logo no primeiro post:

    http://meand17.blogspot.com/

    Abraços,

    Fábio S Sandes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.