“É possível que, antes de 2030, a maioria dos jornais já tenha migrado para a internet. No futuro, toda informação tende a ser eletrônica ou virtual. O período de transição, que já começamos a viver, deverá ser conturbado sob todos os aspectos”. A declaração é de Ethevaldo Siqueira, conhecido jornalista especializado em tecnologia que escreve semanalmente para O Estado de S. Paulo.
Se ET está certo ou não, se vai acertar o futuro dos jornais ou não, é cedo pra dizer. (leia o texto dele aqui, pelo atalho do Observatório da Imprensa). Enquanto o futuro mais longínquo não vem, André Deak lembra que amanhã, o futuro mais imediato, dia 30, tem a quarta rodada da Ciranda de Textos, a versão nacional para o Blog Carnival. Desta vez, o blog hospedeiro é o de Ceila Santos.
E se o seu caso é o de estudar o presente para pensar e ajudar a construir o futuro, Sergio Amadeu anuncia (pelo Twitter) que em junho a Faculdade Cásper Líbero abre inscrições para mestrado em Comunicação e Tecnologia…
Olá, professor:
será mesmo que daqui a algum tempo as notícias serão digitais?
Os livros continuam resistindo…
Vim agradecer a gentileza do link para nosso diretório de blogs educacionais, que sempre demora um pouco para atualização, mas já é uma referência na rede.Obrigada por divulgar.
Abs.
Bom dia, ou devo dizer boa tarde? Acordar tarde é tão bom…
Enfim, o uso de papel nunca foi tão grande comparado ao passado… cada vez mais documentos, relatórios, livros e revistas são produzidos e “consumidos” pelos leitores vorazmente. O gosto de pegar um livro nas mãos, de sentir seu peso e seu significado real, como algo palpável e tangível, esse gosto nunca vai se extinguir. Discordo da opiniãp do jornalista em questão, não acho que “toda informação tende a ser eletrônica ou virtual”.
Abraços e ótimo feriado!