A Quarta-Feira de Cinzas funciona para os brasileiros como o 1º de janeiro de cada ano, quando renovamos nossas esperanças, fazemos planejamentos, prometemos mudanças radicais e iniciamos nova etapa de nossas vidas. Por isso é que dizemos que, por aqui, o ano começa após o Carnaval, rei dos clichês do qual ninguém abaixo do Equador está livre.
Por tudo isso e por muito mais, aviso à minha meia dúzia de fiéis leitores que o bicho vai pegar por aqui nos próximos meses. E embora a agenda esteja lotada, sempre aparecem encaixes e demandas inevitáveis. Desta forma, a melhor maneira é afivelar os cintos e segurar firme…
Em 2009, estarei particularmente envolvido com duas grandes pesquisas. A primeira se ocupa do ensino de ética jornalística nos cursos superiores da área no Brasil. Meu foco é observar quais são as metodologias, as pedagogias e as tecnologias utilizadas pelos professores dos 100 cursos mais antigos do país, o que significa um intervalo que vai de 1931 a 2000. A pesquisa foi aprovada no edital Universal e por isso tem financiamento do CNPq por dois anos.
A segunda pesquisa é resultado de uma parceria entre a Renoi e a UNESCO, e tem por objetivo levantar parâmetros para avaliação da qualidade de empresas jornalísticas brasileiras. O projeto tem prazo mais curto e envolve uma montanha de leituras e outros procedimentos de pesquisa, o que vai me ensinar muito a trabalhar em rede este ano.
Para além das pesquisas, vou orientar quatro alunos de graduação e uma no mestrado. São três monografias no Jornalismo, uma na Publicidade e uma dissertação no Mestrado em Educação. Os projetos são todos muito empolgantes: o papel dos microblogs no jornalismo brasileiro contemporâneo, a emergência do jornalismo participativo no jornalismo online catarinense, o papel do Last.FM no consumo de música em comunidades de usuários, representações sociais da identidade de publicitários, e a tensão permanente entre tecnofobia e tecnofilia no cotidiano de professores que lidam com informática na Educação.
Por falar em dissertações, acabei de liberar duas orientandas para a defesa de seus trabalhos. Uma fez análise de blogs de professores para observar vestígios de suas identidades profissionais; outra identificou formas de abuso infantil em dez filmes do cinema nacional no século XXI.
Na sala de aula, vou lecionar duas disciplinas na graduação no primeiro semestre: Técnicas de Projetos em Jornalismo e Temas Contemporâneos: Redes Sociais. No segundo semestre, pego mais uma – ainda não definida – no mestrado em Educação.
Afora isso, tenho outros compromissos profissionais:
- implantar o MBA em Mídias Digitais – com inscrições abertas!
- coordenar a quarta edição do Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo
- coordenar o GT de Comunicação, Espaço e Cidadania do Intercom Sul
- manter este blog
- ajudar a tocar o Monitor de Mídia
Isso sem contar a vida pessoal. Se a patroa não me der as contas este ano, não vai pedir nunca!!
aqui em casa a coisa tá nesse passo tb! hj mesmo tava arrumando a agenda… ta enloquecedor!
Oi Mestre (Doutor e meu sempre Orientador)…
Me empolgue quando leio você?
Gostaria de estar participando da sua disciplina Mídias Contemporâneos: Redes Sociais (se houver alguma maneira de compartilhar em rede?). Apresentei um ante-projeto para Doutorado, no final do ano passado, sobre Redes Sociais e pretendo aprimorá-lo….
Olá, Rogério! Minha monografia da pós tratou de last.fm. Se tiveres interesse, é só mandar mail que te encaminho o trabalho, orientado pelo Castilho.
abraço!
Cientistas finlandeses garantem: Trabalhar demais ‘aumenta risco de demência’. Cuidado!
http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1017987-5603,00.html
Manda ver, Marli!
Desacelera aí, Adriana!
Sim, Evandro, já te mandei email pedindo a monografia que vai nos ajudar com certeza… Valeu!
E quanto à notícia da Ana, graças a deus não sou finlandês… Dãaaa…