sobre livros e sobre amigos

livro_raquelGosto de livros. Adorar torrar dinheiro com livros. Eles são caixinhas máginas, passaportes para tempos e lugares. Nos ensinam, nos divertem, nos ajudam a entender a vida e a nós mesmos. Tenho – como já disse Caetano – um “amor táctil” pelos livros. É bom de pegar, de ouvir as páginas farfalhando quando se folheia. Alguns têm um cheiro de coisa nova, capas lindíssimas, volumes preciosos.

Mais do que comprar livros, adoro ganhar.

Nas últimas semanas, de repente, ganhei quatro. E todos de amigos, o que só torna a ocasião mais especial ainda.

Pedro de Souza me deu um exemplar do recentíssimo “O trajeto da voz na ordem do discurso”, que publicou pela RG Editora. O livro reúne textos resultantes da passagem de Pedro pelos arquivos de Michel Foucault, na França, ano passado. A pesquisa se debruça sobre a voz do pensador francês em registros de áudio de entrevistas, aulas e conferências, e o interesse de Pedro é identificar elementos que apontem para a elaboração de um pensamento no ato da proferição, no momento da irrupção da voz. Se o tema do discurso é um tanto diáfano, a articulação entre discurso, pensamento e voz constrói pontes da espessura de bolhas de sabão…

franz_adelmoMarcia Franz Amaral – por meio de uma aluna – me presentou com “A contribuição de Adelmo Genro Filho”, livro que organizou e que faz uma revisão da obra do professor e jornalista que primeiro pensou numa teoria do jornalismo no país. Entre os autores do livro estão Elias Machado e Tattiana Teixeira. A obra foi lançada em 2007, quando foram celebrados vinte anos da edição de “Segredo da Pirâmide: para uma teoria marxista do jornalismo”.

Raquel Recuero me manda o seu fresquíssimo “Redes sociais na internet”, livro que deve se tornar uma referência obrigatória para aqueles que pesquisam o assunto no país. Em breve, Raquel falará neste blog sobre seu livro e sobre a pesquisa brasileira em cibercultura. Aliás, o livro físico deve contar com suporte de um site próprio logo-logo, inclusive com a possibilidade de algum download. Livros rimam com generosidade.

charles essPor falar nisso, recebi hoje pelo correio outro título que já pulou a fila das leituras: “Digital Media Ethics”, de Charles Ess. Quem me mandou foi o Fernando Firmino, a quem sequer conheço pessoalmente, mas a quem respeito e sigo nas pesquisas que ele realiza. Foi assim: alguém mencionou no Twitter que haveria uma discussão sobre o livro, e – atrevido – sugeri que postassem algo sobre isso. Fernando me escreveu em seguida, oferecendo cópia sobressalente do livro. Fiquei surpreso, positivamente surpreso. Afinal, a gente nem sempre espera ataques de generosidade e demonstrações desinteressadas de amizade.

Pois a rede é mesmo misteriosa. Aproxima as pessoas, reencontra, fortalece laços. Estimula a leitura, o diálogo, o dissenso. Reedita a possibilidade de ler o mundo e a vida. Alguém já disse que um bom livro é o melhor amigo. Não. Livros são boas companhias, sim, mas amigos são insuperáveis…

2 comentários em “sobre livros e sobre amigos

  1. Fala professor, estou com um material aqui bem show sobre o perfil do usuário do twitter no Brasil.

    Não to conseguindo subir no blog ainda. Mas se o professor quiser é s´falar que eu mando.`

    É bem recente a pesquisa. Saiu agora em abril.

    E não esquece de me seguir lá no twitter, que eu vo ta em gramado.
    Vai ter palestra sobre internet. Vo tirar fotos e colocar no flickr depois.

    Abraço professor.

  2. Boa, Zé!
    Você é o cara!
    Já te sigo… e vou pra Gramado com os seus olhos…

    Sobre a pesquisa, quero ver sim. abs e valeu.

Deixe um comentário