Hoje, faz vinte anos que o Muro de Berlim ruiu, iniciando ao menos que simbolicamente uma nova era e fechando o século XX.
Não vou fazer nenhuma análise histórica porque não sou historiador. Prefiro lembrar o trailer de “Adeus Lênin”. Nesta produção, um filho faz de tudo para que a mãe comunista que voltou do coma não descubra que a Alemanha está se reunificando. Ele teme que ela enfarte novamente e não resista. Então, faz milagres para tornar um apartamento de 79 metros quadrados o último refúgio da Alemanha Oriental.
Sensível, engraçado, inteligente, o filme é uma boa maneira de se ver a que nos apegamos para ter o pé na realidade…
Professor,
Não vai comentar sobre a prova do ENADE?
Obrigada.
Putz! Vou ficar devendo… tô com a cabeça completamente distante disso… já ouvi ranger de dentes de alguns de meus alunos, mas eu precisaria dar uma olhada com mais calma na prova pra poder opinar… O que você achou do Enade?