foucault e o cristianismo, um evento

De 25 a 26 de novembro acontece aqui na UFSC o 1º Fórum Internacional de Estudos Foucauldianos, cujo tema é “O cristianismo em Michel Foucault”. O evento é  uma realização dos programas de Pós-Graduação em Literatura e Pós-Graduação em Teoria e Prática da Tradução e já tem chamadas de trabalhos. Os trabalhos deverão ter alguma relação com o tema geral do Forum ou versar sobre temas de um dos três últimos cursos ministrados por Michel Foucault no Collège de France.

As comunicações não deverão exceder os 20 mil caracteres (com espaços), e o tempo de leitura não deverá exceder os 15 minutos. Somente serão lidas as comunicações selecionadas e cujos autores estejam presentes durante o evento. Não há taxa de inscrição.

O resumo deverá:

  • ser enviado até 30 de outubro de 2010 para o email: forumfoucault.ufsc@yahoo.com.br
  • ter no máximo 200 palavras.
  • vir acompanhado de: 1) Título do trabalho; 2) Nome completo do autor(es); 3) Telefone e email; 4) Breve currículo.

De acordo com os organizadores do Fórum, Pedro de Souza, Mario Resende e Nara Marques,

O objetivo do evento é examinar de que maneira e de que cristianismo trata Michel Foucault, desde a publicação dos três volumes de História da Sexualidade até os três últimos cursos O Governo dos vivos (1980–1981), Hermenêutica do Sujeito (1981-1982), Governo de si e dos outros (1982-1983) e A coragem da Verdade (1984). Vamos reunir pesquisadores que operam diretamente nos arquivos foucauldianos para expor novas maneiras de pensar, investigar e escrever, no âmbito enunciativo do atelier foucauldiano. A pergunta básica do Forum é: como Foucault mobiliza, lê e traduz obras clássicas da antiguidade grega e da patrística para lançar hipóteses sobre a força ainda vigente do cristianismo em processos contemporâneos de subjetivação.

Já confirmados estão os pesquisadores franceses Philippe Chevallier, da Biblioteca Nacional da França e membro fundador da Biblioteca Foucauldiana, Anthony Manicki, da École Normale Supérieure de Lyon, Cesar Candiotto, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Durval Albuquerque, da Universidade Federal de Rio Grande do Norte, Emerson César de Campos, da Universidade do Estado de Santa Catarina e Kleber Prado, da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mais informações: forumfoucault.ufsc@yahoo.com.br ou pedesou@gmail.com

Anúncios

Um Comentário

  1. Celso Kraemer

    Confirmo minha participação no evento.
    A questão que a pergunta básica do fórum é criativa, instigante e abre possibilidades de leitura inusitadas para trabalharmos na atualidade a partir da produção de Foucault.
    Parabenizo o grupo.
    Forte abraço.
    Atenciosamente,
    Celso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s