erro na capa… do livro

“O apressado come cru”. É o que diz o velho ditado. E ditados são como o azar: não costumam poupar ninguém.

A célebre editora argentina La Crujía, especializada em livros de comunicação, correu com alguns de seus títulos para lançá-los a tempo da 37ª Feira Internacional do Livro de Buenos Aires, que acontece de 20 de abril a 9 de maio. A toque de caixa, colocou na gráfica uma série de novos livros, mas em ao menos um deles o editor seguiu a lei de Murphy: “Javier Darío Restrepo: periodismo y pasión”, coletânea de textos do jornalista colombiano que é um dos maiores especialistas em ética jornalística do continente.

Atendendo à pressa dos editores, os funcionários da gráfica conseguiram terminar a impressão a tempo de ser lançado nos primeiros dias da feira. Mas um único detalhe embarcou toda a edição: um “s” a mais no nome do veterano jornalista obrigou uma segunda impressão. Restrepo aparece como “Restrespo” na capa e nas folhas de rosto.

Erros acontecem, é verdade. A ironia é Restrepo ser um dos mais evidentes defensores da qualidade no jornalismo…

Publicidade

3 comentários em “erro na capa… do livro

  1. Caro Rogério, estou pasma, mais uma vez.
    Um erro grave, para quem trabalha com editoração e revisão.
    Por essa razão, muitos escritores preferem recorrer a um especialista, na área, antes de encaminhar seu livro para uma editora.
    Como trabalho com editoração e revisão de livros, sei o que é ver um autor sentir-se frustrado, ao ver um erro desses: é uma verdadeira bomba, que trará sérios problemas emocionais e financeiros.
    – E a responsabilidade da editora?
    – E o dano moral?
    Estou a pensar em tudo isso.
    Um abraço.

    1. É, eu sei, Eliana. Mas acontece, né? Infelizmente, acontece com frequência cada vez maior… só fiz o post para fazer um registro mesmo… os livreiros nem estavam comercializando o título naquelas condições. A gráfica prometeu nova fornada nesta semana… abs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.