uma surpresa muito agradável

Vou confessar que andava bem desanimado com eventos acadêmicos da Comunicação. Não por conta da qualidade dos textos ou dos pesquisadores, mas por conta dos formatos dessas ocasiões. De maneira geral, esses seminários ou congressos são uma correria louca! Muita gente apresentando pesquisas num tempo que quase nunca excede 15 minutos, quase ninguém fazendo discussão mais aprofundada, mais parecendo um protocolar rodízio de pizzas!

Então, eu já cogitava reduzir minha participação a poucos eventos por ano, já que eles funcionavam para mim mais como uma ocasião social que científica. Isso mesmo. Eu ia apresentar trabalhos, mas meu interesse prioritário estava em rever amigos, reencontrar interlocutores, fazer aproximações, conhecer gente nova, enfim, networking…

E não é que eu me surpreendi?!

Há alguns anos, eu protelava participar da reunião anual da Compós. Um pouco pela falta de tempo de preparar trabalhos exclusivos e outro pela fama de que é uma arena em que não predominaria apenas a discussão, mas também os egos dos debatedores. Besteira! Estive na 20ª Compós e gostei muitíssimo do formato, do clima no GT Estudos de Jornalismo, do alto nível dos debates, de conhecer gente nova… Fiquei mergulhado por dois dias no grupo que dedicou ao menos uma hora para apresentação e discussão de cada um dos dez trabalhos selecionados. E como é bom participar de um evento em que são renovadas esperanças, são atualizadas bibliografias, são inspecionadas novas trilhas de abordagem metodológica! Foi muito bom e recomendo…

O evento foi bem organizado, o maior já realizado pela entidade, e, na minha visão particular, demonstrou uma força e alcance distintos de todos os outros na área no momento.

 

Anúncios

Um Comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s