virou uma questão moral

A denúncia pela TV de que voluntários estariam furtando donativos dos flagelados das enchentes em Blumenau foi aterradora. Um escândalo mesmo. Vergonhoso, indignante, preocupante. Repercute em tudo o que é lugar e o constrangimento é indisfarçável.

O que era um fato coberto por números expressivos e histórias trágicas e comoventes tornou-se um episódio coberto por questões morais. O que está mais aflorado agora é a discussão sobre a conduta das pessoas, sua honestidade, a sinceridade com a qual se disponibilizam como voluntários, o caráter que lhes sustenta a alma. Fala-se de mau exemplo, de minoria de aproveitadores, de falta de educação. Mas qualquer discussão sobre a conduta humana é complexa demais para ser resumida a um punhado de palavras.

Claro que é odioso ver pessoas rapinando como abutres roupas e alimentos, muitas vezes cedidos por quem pouco tem. Claro que gera uma indignação mortal ao assistirmos o escárnio, o prevalecimento e o oportunismo dos chacais, fardados ou à paisana.

Mas é preciso lembrar que uma tragédia como a que se abateu sobre os catarinenses revela o que há de melhor e pior no ser humano. Não é fatalismo da minha parte, nem ceticismo. É só a preocupação de mais um diante de sinais quase inequívocos de nossa falência moral, do ocaso dos valores, da frouxidão das virtudes. Fazer o bem sem ver a quem tornou-se um ditado bonitinho, clichê desgastado que até rima. Doar-se, dar-se, oferecer-se e resistir às tentações que a vida nos impõe a toda hora é que é difícil.

3 comentários em “virou uma questão moral

  1. Oi Rogério

    O mais preocupante é o desvio de foco. Às vezes, na ânsia de manter algum índice de audiência ou explorar a matéria, a cobertura da midia envereda por caminhos que deixam de auxiliar naquilo que é verdadeiramente importante.

    abração!

    Suzana

  2. Concordo com a Suzana. Polêmica vende uma barbaridade. E se bem explorada, rende mais ainda – e muitos programinhas e profissionaizinhos se valem dessa fórmula pra ganhar a vida. O que é verdadeiramente importante é realçar – permanentemente – os gestos de quem doa, de quem ajuda no processo da distribuição, dos voluntários da saúde, do exército, esses que em sua MAIORIA vêm fazendo a diferença aqui em SC.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.