diploma de jornalismo não é mais obrigatório

O Supremo Tribunal Federal acaba de decidir que já não é mais obrigatório ter diploma de ensino superior para se obter o registro de jornalista. Caiu o diploma e a regulamentação profissional. Fiz cobertura pelo Twitter, mas amanhã – com a cuca mais fresca e o corpo mais refeito da gripe – escrevo algo aqui.

Agora, preciso dar minhas aulas… de Jornalismo.

6 comentários em “diploma de jornalismo não é mais obrigatório

  1. Golpe duríssimo. Agora é que a promiscuidade vai se expandir.

    E com que cara o STF e o governo vão poder criticar a imprensa? Deram asa à cobra.

    Sem condições de escrever sobre isso hoje. Só uma breve opinião.

    Att,
    Alvim.

  2. Caro RC.

    Primeiro quero registrar meu protesto pelo comentário do Jorge de Andrede. Analfabeto o nosso presidente não é. Para ocupar cargos na democracia representativa não há necessidade de curso superior. Apenas lado. Convicção ideológica. Se for pra levar em consideração a utilidade de um título da Sorboune e um do Senai para ser presidente da república ou ocupar qualquer outro cargo de representação, fico com o de torneiro mecânico (como meu pai). Fico do lado dos proletários. Sem culpa ou vergonha. Com orgulho. E se for pra ter diploma para ajudar na enganação do povo, na omissão ou publicização de mentiras ou falsas verdades, estou fora.

    Mas voltando ao post…

    Então…
    Podemos abrir várias frentes de trabalho, ampliando nossas possibilidades de prestação de serviço. Um consultório de psicologia. De fonoaudiologia. De medicina. De contabilidade. E até mesmo um escritório de advocacia…
    Não tenho diploma de nada disso.
    Mas e daí.
    Acho que tenho aptidão para ouvir e reencaminhar a vida das pessoas; paciência e técnicas apuradas para fazer qualquer um falar; Faço extração de unha encravada que é uma beleza. Pra fazer uma cirurgia é um já. Sei contar (especialmente os dias em que sobre mês e falta salário).
    Além disso, posso arrumar argumentos contra e a favor de qualquer coisa. Dei uma lida na Constituição, no Código Civil, na Lei Orgânica da Cidade, no Código de Defesa do Consumidor, no Estatuto do Idoso, da Mulher, da Criança e do Adolescente, na Lei 8080 – do SUS, da LDB, entre outros regulamentos da vida.
    Nossa! Sou quase completo. Só não posso me candidatar a uma das inúmeras cadeiras de Juízes. Mas quem sabe, qualquer dia desses, não precise mais faculdades de direito. Quem sabe.

Deixe um comentário