pós, mestrado ou doutorado: qual a diferença?

Volta e meia, me perguntam isso. Geralmente, são alunos formandos ou jovens profissionais que estão motivados a voltar a estudar. Mas como a dúvida ainda permanece, vamos separar as coisas, como já disse o esquartejador…

1. A confusão dos nomes
Em termos de estudo, tudo aquilo que vem depois da graduação é pós-graduação. Pode ser especialização, mestrado ou doutorado. Muita gente trata “pós” como um sinônimo exato de “especialização”. Mas calma lá. Mestrado também é “pós”; MBA também… No Brasil, existem dois tipos de cursos de pós-graduação: lato sensu e stricto sensu. Esses palavrões em latim querem dizer “especialização” e “mestrado e doutorado”, respectivamente. Portanto, quem faz pós lato está fazendo a tal da especialização.

2. Qual a diferença?
Especialização é um curso mais rápido, que dura no máximo dois anos. Em alguns casos, é preciso fazer uma monografia como trabalho final; em outros, basta um trabalho ou a apresentação de um produto. Quando se conclui, obtem-se o título de “especialista em tal área”. É um curso de aprimoramento, de aperfeiçoamento, de reciclagem de conhecimentos.
Mestrado e doutorado duram mais tempo e estão mais ligados à carreira acadêmica. Um mestrado pode ser feito em dois anos, dois anos e meio. Doutorado em quatro. Quem faz mestrado precisa produzir uma dissertação e defendê-la em banca pública. Se tudo der certo, o cidadão vira “mestre em tal área”. No doutorado, é semelhante, mas o nível de aprofundamento da pesquisa e a exigência na qualidade são maiores. O futuro doutor ou doutora precisa fazer uma tese e enfrentar uma banca com cinco professores avaliadores.

3. Qual devo fazer?
Se você quer apenas reciclar seus conhecimentos, estudar um pouco uma determinada área e aplicar aquilo na sua carreira, a saída é uma especialização.
Se você quer a carreira acadêmica – dar aulas no ensino superior, virar pesquisador -, não tem como fugir do mestrado e do doutorado.
Especialização tem a ver com mercado; mestrado e doutorado, com academia. (É verdade que existem os mestrados profissionalizantes, mas essa é uma conversa para outro post)

4. Vale a pena?
Estudar SEMPRE vale a pena. Ter instrução e conhecimento é um atalho para subir na carreira, para galgar novos postos, e para ganhar salários melhores. É assim que funciona.
Para além disso, conhece-se novas pessoas, frequenta-se outros ambientes, e investe-se na própria autoestima na medida em que você é desafiado a seguir adiante.

5. Onde buscar mais informações?
No site da Capes. Ela é a agência que cuida da avaliação dos cursos, que organiza regras para o setor e que busca construir com a comunidade acadêmica os elementos para qualificar os cursos de pós-graduação no país.

 

Publicidade

36 comentários em “pós, mestrado ou doutorado: qual a diferença?

  1. Dear Christofoletti, fui sua aluna na Univali, no teu último ano lá. Estou me formando agora nesse semestre e tenho muita vontade de já partir para um mestrado no próximo semestre e se tudo der certo, embarcar em um doutorado logo em seguida. MUITOS professores e profissionais da área me alertaram não partir para o mestrado sem antes fazer uma especialização. O que você aconselharia? Thanks =)

    1. Oi, Ana Carolina, tudo bem?
      Olha, acho que você tem que considerar algumas coisas: se você certeza de que quer fazer carreira acadêmica, pode partir direto para o mestrado, e tentar entrar num. Se acha que gostaria de “testar” se gosta do ambiente acadêmico, tente uma especialização. Quem sabe você define que quer aquilo mesmo ou percebe que não é isso o que deseja.
      Você é bastante jovem e tem tempo. Não precisa fazer um mestrado já de cara. Aliás, sempre aconselho os alunos a atuarem alguns anos antes na prática, no mercado, para depois “cair” na academia. A experiência no mercado – lá na frente e mesmo na academia – vai ajudar… abs e boa sorte.

  2. Adenilson Guerreiro
    Oi, adorei o post aqui descrito é de uma serventia tremenda, pois algumas duvidas foram-me tiradas, muito obrigado por terem postado um assunto que servirá pra muitos alunos que estão terminando sua graduação e não sabem que direção tomar…..

  3. Bom dia, achei muito interessante seu post. Gostaria, se for possível, que me tirasse uma dúvida. Estou cursando processos gerencias, é um curso de tecnólogo com uma duração de dois anos. Me identifiquei muito coma área de pessoas e quero muito fazer uma pós de RH, depois disso que posso fazer mais para me especializar nessa área? E sendo um curso de tecnólogo, posso fazer mestrado e doutorado? Obrigada de ante mão pela atenção dada a minha dúvida.

    1. Obrigado pela leitura do post e pelo comentário.
      Você precisa analisar alguns aspectos: legais e de carreira. Os aspectos legais estão ligados à legislação da educação e às próprias regras da pós que pretende fazer. Se o edital de seleção da pós não fizer restrição a você ter um diploma de tecnólogo, ótimo. Siga em frente. Agora, se fizer, você precisará analisar se vale a pena estender a sua formação de graduação para fazer a pós ou buscar outros caminhos. Os aspectos de carreira tratam justamente disso: você disse que quer se especializar em Pessoas, ok. Faça uma pós e se perceber que quer mergulhar mais nisso, faça um MBA na área ou quem sabe um mestrado profissional. São alternativas. Boa sorte.

  4. Boa Noite,tudo bem. Muito bom o seu post. Eu,estou fazendo Graduação em Fisioterapia,mas estou com uma grande dúvida,gosto muito da área da UTI, e Penso também em sala de aula,o que devo fazer logo, uma especialização para começar a trabalhar ou um mestrado.Pois ja estou com 39 anos.É tenho medo de perder tempo.DESDE JÁ MEU MUITO OBRIGADA.

    1. Rosy, o que mais lhe chama a atenção? Atuar na UTI ou atuar na sala de aula? A sua preferência ajudará a escolher o caminho… Se for a primeira, já pense em emendar numa especialização, logo que terminar a graduação. Se for a segunda, opte por um mestrado. Só não pare de estudar. Boa sorte.

  5. oii adorei o site! estou fazendo graduação em serviço social, o que posso fazer depois que me formar ? se eu quisesse trabalhar em uma escola este curso me ajudaria? e se eu quiser fazer pedagogia terei que fazer os 4 anos normais ou já ter uma graduação me ajudaria? desde já agradeço!

    1. Patricia, para atuar numa escola como professora, seria muito útil fazer Pedagogia. Pode haver disciplinas equivalentes entre os currículos de Serviço Social e Pedagogia. Verifique isso nas universidades. Talvez seja uma forma de abreviar o tempo para a segunda graduação… boa sorte!

      1. OI QUERIDO BOA NOITE! FAÇO GRADUAÇAO TECNÓLOGA DE GESTAO DE RECURSOS HUMAOS,JA TO NA RETA FINAL,QUAL O SEGUNDO PASSO,UMA PÓS GRADUAÇAO,MESTRADO,DOUTORADO,QUAL O SEGUNDO PASSO ENFIM,
        QUERO SABER TAMBÉM SE A ÁREA DE RH,FAZ-SE NECESSÁRIO FAZER,TODA ESSA ESPECIALIZAÇAO?

  6. ola amigo estou cursando o ultimo semestre de tecnôlogo voltado para área de papel e celulose. sera que posso pular direto para um mestrado pois quero muito

  7. Nossa!!! Como esse post abriu minha mente… Não quero ir para a sala de aula, quero atuar no mercado mesmo, vou fazer logo uma especialização!! Estou Cursando meu ultimo ano de Logística.

  8. Não sei se tem isso em todos os cursos, mas faço odontologia e já ouvi falar em “Aperfeiçoamento”, “Atualização” e “Reciclagem”… Inclusive, alguns professores recomendam que façamos o “Aperfeiçoamento” ou a “Atualização” antes da especialização. Você sabe me dizer algo mais sobre isso, por favor?

    1. São cursos mais curtos, bastante concentrados em técnicas, terapias ou conceitos. Funcionam como reciclagem profissional, e são bastante procurados nas carreiras da saúde. E se os seus professores assim recomendam, siga! Eles conhecem o caminho!

  9. oi , gostei do esclarecimento que este post me trouxe, mas tenho duvida é necessário fazer o mestrado primeiro e depois o doutorado? é uma ordem cronológica? ou não se quiser posso fazer pós em doutora sem com isso ter feito o mestrado?

    1. Luiz, geralmente, as pessoas fazem mestrado numa área e depois o doutorado. Não conheço nenhum caso do contrário. Agora, diversos programas de pós-graduação têm regras que permitem que o mestrando possa passar direto para o doutorado se cumprir alguns requisitos de qualidade que extrapolem os de um mestrado. Mas isso varia de programa para programa. Alguns programas também permitem que se faça doutorado direto, mas principalmente fora do país, onde há mais flexibilidade. Aqui no Brasil, na prática, a pessoa faz o mestrado e depois o doutorado…

  10. Olá! Vou iniciar o Ensino Médio no próximo ano, e, penso desde cedo no meu futuro… Bem, estou fazendo pesquisas sobre vestibulares, faculdades, pós, etc. Gostaria de saber se nós alunos que conseguimos bolsas de estudo para a faculdade, também conseguem garantir para as especializações. Agradeço se o Senhor puder me ajudar! Abraços…

    1. Ana Lígia, para ser bem sincero, não conheço nenhuma especialização onde haja bolsas de estudo. Isso acontece com mais facilidade em mestrados e doutorados, e isso tem uma razão: a Capes, que é a agência do governo que atua na área, concede bolsas para essas etapas de formação e não para especializações.
      Se você tem bolsa na graduação, ótimo. Parabéns! Isso não garante que você tenha bolsa também num mestrado. São duas etapas diferentes da vida. E são etapas autônomas, não vinculadas. Uma coisa não depende da outra… De qualquer forma, boa sorte na graduação e além!

  11. Boa noite,

    Primeiramente parabéns pela iniciativa em abordar tal tema de forma clara, precisa e inteligente.
    Todavia, fiquei com uma dúvida sobre o tema acima abordado.
    Eu estou concluindo em dezembro/2017 o curso de graduação em direito e tenho intenção de dar aulas, prioritariamente em universidades.
    Para que eu possa dar aulas em nível de ensino médio, ensino fundamental e/ou ensino superior preciso fazer uma licenciatura em pedagogia ou um mestrado em ciência jurídica?
    No meu caso apenas com a graduação em direito posso dar aulas? Ou para tanto devo primeiro fazer uma licenciatura em pedagogia e depois um mestrado em ciência jurídica?

    Obrigada pela atenção e parabéns pelo post.

    1. Gabriela, não é necessário ter licenciatura em pedagogia para lecionar. Embora o curso possa lhe dar noções bem sólidas de didática e outros conhecimentos importantes na docência. Entretanto, cada vez mais, se exige títulos na área. Então, se vc pretende dar aulas em faculdades de direito, precisa correr atrás de um mestrado na área e talvez um doutorado na sequência. Boa sorte.

  12. Bom dia. Vou iniciar Administração dia 14 de fevereiro, só que tenho certas dúvidas do que fazer depois da minha graduação. O curso é bem específico, só que fiquei meio confuso ao ler os comentários e você mencionar “mestrados profissionais”, “MBA” e “especialização”. Gostaria de saber se a pós graduação em si é uma especialização ou é diferente disso? E em relação ao mestrado profissional, o que devo fazer para conseguir? E uma última pergunta: MBA é diferente de mestrado profissional e qual você me aconselharia a fazer para me destacar em uma empresa grande com mais facilidade?

    1. André, antes de qualquer coisa, parabéns pelo ingresso no curso!
      Que seja um excelente período para você!
      Geralmente, a graduação é uma experiência de grandes descobertas. Então, acho prematuro que você se preocupe com o que fazer depois dela. Ainda mais porque vai ter acesso a muito conhecimento, muitas possibilidades de trabalho e de ingresso no mercado. Por isso, respire. Entre no curso e conheça a área da administração. Um ou dois anos serão suficientes para que tenha uma visão mais clara da área e de possíveis campos de trabalho. A partir daí, comece a pensar no futuro mais imediato.
      Mas respondendo as demais questões:
      1. Especialização é um tipo de pós-graduação. É um curso que pode ser feito apenas por quem se graduou. Assim como o mestrado, que é outro tipo de pós-graduação.
      2. Mestrados e doutorados podem ser acadêmicos ou profissionais. Os acadêmicos servem para que as pessoas depois possam dar aulas em universidades ou para fazerem pesquisa científica. Os profissionais capacitam ainda mais para o mercado de trabalho. Para fazer mestrado ou doutorado, é necessário ter feito graduação.
      3. MBA é um mestrado profissional, e nesse caso, voltado à sua área: administração.

  13. Boa tarde!
    Gostei muito do seu post e do assunto apresentado…o acessei como forma de saber um pouco mais sobre Pós e Mestrado, e após ler seu comentário e definição das mesmas, decidi que no meio do ano, após me formar em Pedagogia irei fazer Mestrado. Muito obrigada pela explicação, me ajudou bastante na minha escolha!

  14. Olá sr. Rogerio, muito obrigada pelo post, achei muito esclarecedor. Mesmo após ler os comentários e suas respostas, ainda estou com dúvida: gostaria de saber sobre o certificado de proficiência, pretendo cursar pós em Libras com objetivo de lecionar mas soube que preciso deste certificado e o MEC não o emite mais, então precisarei fazer uma segunda graduação com ênfase em Libras ao invés da pós, o senhor sabe algo sobre isto?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.