10 perguntas sobre a morte de bin laden

Quanto mais o tempo passa, mais confuso eu fico…

1. Os Estados Unidos afirmam ter matado Osama Bin Laden, mas não mostram seu corpo e nenhuma foto dele. Eles querem que acreditemos apenas na palavra do presidente Barack Obama?

2. Não é uma convenção internacional levar prisioneiros a um julgamento, permitir sua ampla defesa e depois, se condenado, puni-lo?

3. Se Bin Laden não estava armado quando foi cercado pelos soldados, como disse o porta-voz da Casa Branca Jay Carney, não teria sido então uma execução sumária a tal operação cirúrgica?

4. O corpo de Bin Laden foi jogado ao mar apenas para evitar peregrinações de fanáticos?

5. Os fanáticos partidários de Bin Laden precisam mesmo de um sepulcro oficial para venerar seu líder martirizado?

6. Como é que Bin Laden estava a poucos quilômetros da capital paquistanesa, num bairro altamente militarizado, e não havia sido descoberto antes?

7. O que George W. Bush terá pensado quando soube da morte de Osama Bin Laden?

8. Não é demasiado gastar US$ 1 bilhão, quase dez anos de guerra, e milhares de vidas de soldados para pegar apenas um homem?

9. Os Estados Unidos mataram seu maior inimigo, mas sua população está alarmada, com medo de ataques a qualquer momento. Que vitória é essa que não te livra da paranoia e do pânico?

10. E temendo pelo pior: em quanto tempo virá o revide?

Anúncios

  1. respondao

    Nao houve, ainda, em momento algum provas contudentes da morte de osama, pelo menos que tenah sido divulgada na midia, porem uma noticia dessa nao teria tanta repercussao se nao tivesse um fundo de verdade.
    é preciso reconhecer que para os suditos do osama ele ja era venerado e agora mais ainda a morte de osama representa para os eua mais uma derrota do que uma vitoria, nessa “açao” do exercito ficou muito à vista a arrogancia e a tirania do povo norte americano.
    é notavel a vontade de que o mundo interiro se curve diante deles, um bando de pessoas sem ideais que nao sao nem nunca serao maior em nada, os eua mantem as outras naçoes abaixo deles por falta de vontade de politicos quie se submetem as vontades de um pais pobre em em democracia onde se consegue tudo o que se quer com guerras.
    agora mais do que nunca é preciso que a fé e a vontade de pessoas simples serjam ouvidas para que quando a represaria vier,e ela virar seja minimo o sofrimento de pessoas inocentes.
    e que os poderosos nao se escondam atras de paredes brancas e ternos pretos afinal foram eles que começaram uma guerra sem motivos…

    • godoy

      é incrível como o caso de bin-bin tirou da cena da mídia o que o STF está fazendo no país. a ditadura “democrática” já teve início e nem os jornalistas de plantão conseguiram ver ou entender.
      STF agora Legisla. Executivo Legisla desde Lula. Então vamos fechar a camara e senado.

  2. Eliana Frantz

    Rogério!
    Bom dia!
    Estas seriam exatamente as perguntas que eu gostaria de ter as respostas.
    Muito obrigada.
    Um grande abraço.

  3. Rogério Christofoletti

    Pois é, Respondão.
    Pois é, Eliana.

    Às vezes, as perguntas são mais urgentes que as respostas… abs

  4. Rodrigo Cosma

    1 – estamos falando do líder da organização mais retaliadora da história. Mostrar uma foto do cara com um tiro na testa iria só deixar as coisas pior e passaria por provocação e poderia servir como símbolo pros extremistas.

    2 e 3 – Não precisa se estar armado pra ser perigoso. Como foi dito, ele não estava armado, mas tampouco se rendeu. estamos falando de um perito em explosão. As chances de toda aquela casa explodir com apenas, sei lá, um aperto de botão, eram bem grandes. Qualquer movimento suspeito do Osama pode ter causado o tiro.

    4. Sim, mas não só isso. Pra evitar retaliações desnecessárias, era consenso que deviam enterrá-lo segundo a tradição muçulmana. Seu corpo deveria ser sepultado no período de 24 horas. Se não o jogassem no mar naquele dia e o trouxessem para os EUA, imagina o tempo e as discussões intermináveis pra determinar o que fazer com o corpo do homem mais odiado da américa.

    5. Iria facilitar muito as coisas.

    6. Ah, poisé. Jon Stewart falou sobre isso.http://bit.ly/lLWkz1 Com certeza houve ajuda, só não se sabe até que patente chegou

    7. Deve estar chorando enquanto limpa as lágrimas com notas de 100

    8. Bom, de quebra eles ganharam uma posição estratégica valiosa no mercado do petróleo. E grana gasta em exército não é grana totalmente perdida. Estimula inúmeros setores da economia e é bom pra muitos interesses.

    9. Desestabilizar a moral de uma organização com a Al-qaeda só a prejudica. Se matassem Hitler no meio da II guerra a alemanha continuaria na ofensiva, mas não seria a mesma coisa. A paranoia nunca vai desaparecer, mas esse aumento repentino é a curto prazo

    10. Um revide de proporções maiores ou semelhantes ao 11/9 é muito improvável, mas se em 10 anos nada realmente grave aconteceu nos EUA, é porque alguma coisa certa deve estar sendo feita, não?

    • Rogério Christofoletti

      Obrigado, Rodrigo, pelas respostas.
      É realmente um tema muito palpitante e polêmico.
      abs e volte sempre

  5. Naroga

    1. Amigo, simplesmente não tem como isso ser mentira. Faltam 19 meses para as eleições, tempo mais do que de sobra pro Bin Laden fazer um outro vídeo, segurando um jornal americado datado “pós-morte” e falar “tô vivo”, que ele destrói a campanha do Obama. Simplesmente não tem porque alguém mentir assim pro mundo, quando é tão fácil dar merda.

    2. Minha teoria a seguinte: um dos participantes da operação, americano, reagiu emocionalmente à presença do Bin Laden. Lá eles têm muito esse sentimento de patriotismo, e a guerra contra o Bin Laden era muito pessoal pra cada um deles. Acho que pegaram ele, arrebentaram o homem e depois o executaram. A filha do Osama, de 12 anos, falou que capturaram o pai dela vivo, o levaram à sala onde o restante da família estava presa, e o executaram na frente das esposas e dos filhos. Isso explicaria também porque se livraram do corpo dele – como haveriam grandes sinais de agressão, os EUA seriam absurdamente criticados pelos defensores dos direitos humanos. Por isso o súbito funeral no mar.

    3. Sim. Teria sido uma execução sumária. Não acho que tenha sido o contrário. Como disse ali em cima, a declaração da filha do Bin Laden corrobora isso (não sei também que tipo de credibilidade a filha de um terrorista tem, mas avaliando os fatos, é o que me parece mais sensato acreditar). Acho que algum dos envolvidos na operação o viu, reagiu emocionalmente, ficou com muita raiva fez a execução.

    4. Não. Também por isso – isso já foi feito, por exemplo, com Hitler. Ninguém sabe onde foi enterrado, pra não criar local de peregrinação. Mas, principalmente, pra ocultar evidências de uma execução (é fácil distinguir o que é resultante de um tiroteio e o que é uma execução, em uma autópsia), e, possivelmente, de uma tortura.

    5. Não. Mas também não precisa criar um “túmulo sagrado”. Gente doida sempre vai ter, e criar artefatos pra alimentar a adoração dos fanáticos não é inteligente.

    6. Ou o exército paquistanês é muito ruim de serviço, ou alguém estava ajudando o Bin Laden. De qualquer forma, agora é irrelevante. Não dá pra ficar sabendo. O homem tá morto e é isso que importa 🙂

    7. “SHIT”.

    8. Na teoria, pegar aquele cara em específico iria “desestabilizar” uma importante organização terrorista, controlada e financiada por ele. Na prática, foi uma desculpa para operações em solo internacional.

    9. Bin Laden tem recursos e inteligência para arquitetar grandes ataques, em larga escala, como os ataques ao WTC (todos eles, não somente o 9/11), ao pentágono e outros. O que a população tem medo agora, são de incidentes isolados. Algum fanático imbecil que saia por aí atirando pra todos os lados, ou que se exploda em alguma escola. Mas isso ainda geraria menos baixas que um atentado em larga escala – então, teoricamente, é melhor capturar a “cabeça” da organização, mesmo que isso leve seus membros a agir estupidamente.

    10. … só esperando pra ver. A Al Qaeda ainda está (e provavelmente estará por um bom tempo) operante. Agora, sendo liderada por aquele médico psicopata egípcio (não lembro o nome, mas há quem o considere mais perigoso que Bin Laden). O fato de os americanos terem festejado em frente à Casa Branca, também, vai gerar muito ódio em muitos lugares do mundo. Vamos ver o que acontece, né…

  6. Luis Augusto

    1. Sim. Quanto mais o tempo passa, mais as pesosas acreditam em tudo que os governantes falam. Mas logo, logo eles vão forjar algumas provas

    2. Isso implica em mostrar o Osama publicamente. A id;eia diso tudo ;e dar paz pra ele recomessar a vida disfarçado por ai.

    3. Ele não morreu. É apenas uma estória mal contada

    4. Se vacilar nada foi jogado no mar. Mas talvez joguem algum prisioneiro desfigurado no mar pra ser encontrado como “prova”.

    5. Os fanáticos partidários de Bin Laden são apenas peões de xadrez

    6. Porque ele nunca esteve lá

    7. Vou ligar pra ele e convidá-lo pra tomar champagne depois que a poeira baixar

    8. Quanto mais os governos comprarem os produtos e serviços dos verdadeiros autores do 11 de setembro, melhor!

    9. Só os “Donos do Mundo” ganharam. A cada ação deles, todos nós perdemos uma batalha

    10. Revide ou outra ação previamente arquitetada, que vai justificar mais um passo na perda de direitos civis, visando a implantação do “1984 – The Big brother” no Mundo” ?

    • Luis Augusto

      Antes que um “Grammar Nazi” venha reclamar, segue a versão corrigida:

      1. Sim. Quanto mais o tempo passa, mais as pessoas acreditam em tudo que os governantes falam. Mas logo, logo eles vão forjar algumas provas

      2. Isso implica em mostrar o Osama publicamente. A idéia disso tudo é dar paz pra ele recomeçar a vida, disfarçado por aí.

      3. Ele não morreu. É apenas uma “estória” mal contada

      4. Se vacilar nada foi jogado no mar. Mas talvez joguem algum prisioneiro desfigurado no mar pra ser encontrado como “prova”.

      5. Os fanáticos partidários de Bin Laden são apenas peões de xadrez

      6. Porque ele nunca esteve lá

      7. “_ Vou ligar pra ele e convidá-lo pra tomar champagne depois que a poeira baixar”

      8. Quanto mais os governos comprarem os produtos e serviços dos verdadeiros autores do 11 de setembro, melhor! $$$$$$$ !

      9. Só os “Donos do Mundo” ganharam. A cada ação deles, todos nós perdemos uma batalha

      10. Revide ou outra ação previamente arquitetada, que vai justificar mais um passo na remoção de direitos civis, visando a implantação do “1984 – The Big brother” no Mundo” ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s