menos dois blogs…

A blogosfera de Florianópolis sofreu dois solavancos fortes hoje (23/05): dois influentes e tradicionais blogueiros baixaram as portas de seus endereços virtuais. Isso mesmo! Num único dia, o Coluna Extra e o De Olho na Capital encerraram suas atividades. O primeiro – do jornalista Alexandre Gonçalves – parou justamente na data de aniversário de dez anos. O segundo – do também jornalista Cesar Valente – segue uma tendência de mortandade bloguística – veja aqui – e de diáspora para o Facebook.

Pena. Farão falta nesse canto cada vez mais empoeirado da web que chamamos de blogosfera…

A morte dos blogs parece ser uma consequência natural, como foi o êxodo do Orkut para o feudo de Zuckerberg. Poucos têm resistido. Não se sabe até quando. Me assusta essa migração total para um único endereço. Desculpem a sinceridade, mas – para mim – isso não soa como a internet plural e diversa com que sempre sonhei.

Anúncios

  1. Sérgio Lima

    Concordo com você. É surpreendente como as pessoas estão entregando suas “expertises” para as corporações em troco de uma suposta visibilidade e/ou praticidade. Vida longa a uma web de escrita, leitura, diversa e fora dos jardins murados das corporações…

  2. Cristiano Costa Brandao

    Tbm penso que a liberdade por tráz das ” muralhas digitais ” é pura ilusão . Até estou escrevendo um posto nomeu blog sobre isso , tendo como base o ” esquecimento ” da vida ao redor quando conectado ao seu smartphone…

    A vida , obrigado , passa por variações cíclicas que determinam parte de nosso comportamento coletivo .

    Ciclo atual determina que ‘todos’ se encaminhem para a segurança digital …quê segurança?

    É natural em nossa ” permanente economia ” – capitalismo é só um nome para a mesma coisa , desde a primeira cidade…” estimule ” um ‘ecossistema ‘ de conteúdo e , depois , o encerre-o ‘supostamente aproveitando ‘ o seu melhor …como se as espécies ‘ espeitassem o término do seu fim placidamente…não deve ser assim com os blogs .

    estou há pouco tempo navegando ‘ banda larga ‘ – naõ usava direto , com calma , desde 2002 e tenho visto que há , claro , muita bobagem espalhada entre todos os meios digitais , incluso blogs – a desinformação é uma constante num fluxo cosntante de info . é preciso separar , refletir e pensar para executar um julgamento ‘ quase preciso ‘ …os blogs promovem isso . Errados ou Certos , estejam aí!

    somente desaparece o que nada mais tenha de acréscimo de valor , valores ou quase isso …só depois algo desaparece . pois não obedece a regras de evolução. o melhor se adapta . obedeçe a regras de atração , curiosidade , divulgação ou compartilhamento . Isso e a espécie inteligente em ação .

    Uma pausa é feita , reorganização realizada , porém as ‘ vantagens ‘ em certo tempo , desaparecem .

    talvez o problema principal : o desejo de ” musa ” – quero atenção , atrapalhe , no final . é um fato !

    Assim como há 15 anos determinava-se como ” definitivo ” a morte do vinil e , contudo , retorna . Temos , acredito o mesmo com a blogsfera – sua utilidade não encerra-se agora ..mesmo que haja dois leitores : vc e sua mãe….kkk

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s