emissoras de rádio e tv públicas: um estudo

O escritório da Unesco no Brasil acaba de lançar um estudo oportuno e importante para a área da comunicação pública. Trata-se de Um Levantamento inicial de necessidades e oportunidades de qualificação e capacitação profissional na Fundação Padre Anchieta e na Empresa Brasil de Comunicação, que tem 32 páginas e pode ser baixado aqui.

O estudo foi elaborado “para uma melhor compreensão das demandas por qualificação profissional no âmbito das duas mais importantes mídias públicas do país. O levantamento mostrou que, mais do que áreas ou temas específicos de capacitação, as duas organizações requerem ser fortalecidas para enfrentar desafios institucionais e organizacionais mais amplos”.

Para uma discussão sobre jornalismo e qualidade, TV e democracia, políticas públicas e direito à informação…

saem os vencedores do pagf 2010

A Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) anunciou hoje os vencedores do Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo de 2010. Nesta quinta edição, foram inscritos 49 trabalhos, novo recorde para a premiação. As inscrições vieram de 29 instituições em onze estados brasileiros e Portugal.

Na Categoria Iniciação Científica, competiram 19 artigos e a vencedora foi Rozana Ellwanger, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Intitulado “Perdão, leitores: uma análise da crítica política na seção opinativa do Coojornal”, o trabalho foi orientado pela professora Veridiana Pivetta de Mello. A comissão de avaliação foi presidida por Márcia Benetti Machado (UFGRS – RS) e composta ainda por Luciana Mielcnizuk (UFSM) e Victor Gentilli (UFES).

O maior número de concorrentes estava na categoria Mestrado: 26 dissertações. A vencedora foi “Objetividade jornalística: o debate contemporâneo do conceito”, de Ben-Hur Demeneck (UFSC). O trabalho foi orientado pelo professor Orlando Tambosi, e os avaliadores foram Ângela Felippi (Unisc), que presidiu os trabalhos, Carla Andrea Schwingel (Casa da Cultura Digital) e Álvaro Larangeira (UTP). A comissão ainda atribuiu menção honrosa à dissertação “Teoria e História do Jornalismo: Desafios epistemológicos”, de Felipe Pontes (UFSC), orientado por Gislene da Silva.

Quatro teses concorreram na Categoria Doutorado. Os professores Zélia Leal Adghirni (UnB), José Salvador Faro (Umesb) e Beatriz Marocco (Unisinos) apontaram como vencedor o trabalho “Radiojornalismo hipermidiático: tendências e perspectivas do jornalismo de rádio all news brasileiro em um contexto de convergência tecnológica”, de Débora Cristina Lopez, orientada na UFBA pelo professor Othon Jambeiro.

A Diretoria e o Conselho Científico da SBPJor indicaram ainda o PAGF 2010 Categoria Sênior para o professor Muniz Sodré de Araújo Cabral (UFRJ) por sua densa, abrangente e influente trajetória na pesquisa em jornalismo. Muniz Sodré tem quarenta anos de carreira acadêmica. É graduado em Direito pela UFBA, mestre em Sociologia da Informação e Comunicação pela Universidade de Paris IV, a Sorbonne e doutor em Ciência da Literatura pela UFRJ, onde também é professor titular e Livre-Docente em Comunicação. É autor de quase quarenta livros, muitos dos quais referenciais para o Jornalismo. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1A, Muniz Sodré recebeu diversos prêmios e títulos, entre os quais o de Doutor Honoris Causa pela UFBA e o Prêmio Luiz Beltrão de Maturidade Acadêmica, concedido pela Intercom. Versado em sete idiomas, Muniz Sodré é conhecido por sua erudição, livre trânsito entre as áreas e simpatia. Atualmente, preside a Fundação Biblioteca Nacional, órgão vinculado ao Ministério da Cultura.

Os vencedores do PAGF 2010 receberão seus prêmios no dia 8 de novembro durante o 8º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, que acontece em São Luís, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

simpósio de jornalismo na unimep

O professor Paulo Roberto Botão avisa que a Unimep está promovendo seu 4º Simpósio de Jornalismo nesta semana, em comemoração aos 30 anos do curso na instituição.

O evento foi aberto ontem com uma conferência do presidente do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ), Sérgio Luiz Gadini: “A formação do jornalista no contexto atual”.

Acompanhe o evento:

http://www.unimepjornal.com.br

http://www.jornalunimep.blogspot.com

sbpjor no maranhão: programe-se!

Daqui a um mês os principais pesquisadores do jornalismo brasileiro vão se encontrar em São Luís, no Maranhão, para o 8º Congresso Brasileiro da SBPJor. O evento acontece de 8 a 10 de novembro, na Universidade Federal.

A diretoria científica acaba de divulgar as programações das comunicações individuais e coordenadas, veja:

Comunicações individuais da Terça, dia 9: aqui

Comunicações coordenadas da Terça, dia 9: aqui

Comunicações individuais da Quarta, dia 10: aqui

Comunicações coordenadas da Quarta, dia 10: aqui

Mais informações: http://www.sbpjor.org.br/8encontro/

o retorno de house

Setembro terminou com a volta do seriado mais irônico e bem roteirizado da TV: House, MD. Trata-se da sétima temporada, o que entre os fãs pode significar a continuidade ou não da história. Eu explico: o ator Hugh Laurie, que interpreta o médico do título, teria assinado contrato até o sétimo ano, e há boatos que ele estaria como seu personagem, enfadado e disposto a jogar tudo pra cima.

Fofocas à parte, o fato é que a série voltou com tudo. Vi os dois primeiros episódios e me contagiei com as novidades na trama.

Contrariando todos os prognósticos, House e Cudy estão juntos. Uma crise reaproxima e incendeia os sentimentos. De volta ao hospital, eles decidem informar a todos que estão namorando, o que inclui comunicar formalmente o Departamento de Recursos Humanos, afinal Cudy é a chefe de House. Um receio secreto de ambos é que o romance interfira nas decisões profissionais e vice-versa. Bem, e aí a coisa vai…

Mas o que me chamou mais a atenção é que encontramos um House diferente, permitindo-se uma segunda chance, buscando alguma felicidade. Para isso, contraria algumas das suas convicções, submete-se, o que – convenhamos – é a morte para ele. Mas este House diferente, na minha leitura, é um personagem que está se esforçando para aprender a amar. Isto mesmo: House está tentando aprender a amar. Talvez pela primeira vez efetivamente.

Não é pouco.

Aliás, se formos pensar, os herois desta narrativa têm muita dificuldade no terreno sentimental. House parece se sabotar a todo instante: não cede, é repulsivo e desagradável até mesmo para os amigos; Foreman, sob a máscara da seriedade e soberba, é rude e não consegue cativar Thirteen; Taub vive um casamento tumultuado, cheio de interditos e mentiras; Wilson evita se relacionar desde que perdeu Amber; Chase e Cameron não se acertam por causa de um luto do qual ela não consegue se livrar; Cudy busca se realizar como mãe adotiva ao mesmo tempo em que tenta preencher seu coração…

Diante de tantos insucessos amorosos, parece vigorar uma equação no Princeton-Plaisnboro Hospital: médicos salvam vidas mas não podem ser felizes. Do ponto de vista narrativo, a fórmula rende muitas idas e vindas, mas vendo a sétima temporada me passou algo pela cabeça: se House pode amar, se pode se dar bem nisso, todos os demais também conseguem. Seria uma boa maneira de se terminar o seriado… Não que eu queira, claro. Mas resultaria num bom desfecho, até porque não é novidade nenhuma a certeza de que assistimos a House não pelos sintomas estranhos e doenças raras, mas pelos dramas pessoais dos médicos daquele Departamento de Diagnóstico.

crise do equador na mídia

Dois dos jornais mais importantes do Equador trouxeram editoriais em suas primeiras páginas hoje. Claro que o assunto que paralisou e chacoalhou o país ontem foi a crise institucional que quase se transformou num golpe de estado.

Tensões na América Latina…

blinde-se contra os ficha-sujas

Hoje, tem debate na TV; domingo é dia de voto.

Então, não custa nada tentar se proteger de votos equivocados, de candidatos suspeitos e de ressaca pós-eleitoral.

Blinde-se contra os ficha-sujas! Acesse o amplo levantamento que o site Congresso em Foco fez e veja se os seus escolhidos tão sujos na praça:

Mapa partidário dos mais enrolados

Candidatos que merecem sinal amarelo

Ajude a limpar a política

Os candidatos que já estiveram presos

Os parlamentares candidatos réus no STF

Os candidatos barrados pela Lei da Ficha Limpa

Os candidatos acusados de envolvimento com os sanguessugas

ainda sobre a liberdade de imprensa no brasil

Disse há pouco que o perigo maior à liberdade de imprensa e de expressão no país tem vindo muito mais dos tribunais do que dos palácios dos governos. Isto é, o Judiciário impede e cerceia mais o exercício profissional dos jornalistas e a difusão livre da informação que o Poder Executivo.

Os dados, os números mostram isso.
Veja o que diz matéria do Portal Imprensa sobre um relatório divulgado nesta semana pela Associação Nacional de Jornais (ANJ):

… a imprensa brasileira teria sofrido 70 atentados contra a liberdade de informação nos últimos dois anos. (…) O relatório da entidade destaca os números de ordens judiciais impondo censura aos meios de comunicação: dos 70 casos, 26 se referem a decisões do Poder Judiciário, além da determinação de 10 medidas restritivas pela Justiça Eleitoral. A ANJ ressalta, ainda, o aumento da quantidade de decisões judiciais que proíbem jornais de divulgar matérias sobre determinados temas ou conteúdo, seja em período eleitoral ou não. Durante o período do levantamento, o Comitê de Liberdade de Expressão denunciou 20 casos de censura, segundo a entidade.

Trocando em miúdos, o documento aponta que de agosto de 2008 a julho de 2010, houve uma morte, três prisões, 18 casos de agressão, 20 casos de censura, cinco atentados, oito casos de abuso, entre outras ocorrências.

Quer conferir o relatório? Clique aqui.
(62 páginas, formato PDF, 878 Kb)
(Vá direto ao ponto: pule as primeiras 36 páginas do relatório…)

receita de bolo em vez da notícia

Estadão reloaded.

No período mais duro da ditadura militar, nos anos 1970, o jornal O Estado de S.Paulo chegou a usar um expediente criativo e inusitado para preencher os espaços das matérias censuradas pelo governo federal: publicava notícias de bolo ou versos de Os Lusíadas. Nesta semana, quase quarenta anos depois, a Band do Tocantins recorreu ao mesmo expediente.


(O Portal Imprensa também deu a notícia)

O caso chama a atenção para o real foco para uma discussão sobre liberdade de imprensa no país: os perigos aos direitos rondam muito mais o Judiciário do que propriamente os poderes Executivo (como quer fazer entender a Veja) e Legislativo.
Os togados têm investido muito mais contra o exercício da profissão do que os engravatados. Este é um debate a ser retomado.

veja derrapa. de novo

A edição que está nas bancas da revista semanal de informação mais influente do país é categórica: o governo Lula não quer jornalismo nenhum e está fazendo de tudo para cercear a liberdade de imprensa.

Impositiva, editorializada, recheada de adjetivos e carente de dados, a matéria de capa – A imprensa ideal dos petistas – é assinada por Fábio Portela. Em oito páginas fartamente ilustradas, a Veja desfere frontais ataques ao governo numa espécie de revide após declarações críticas do presidente Lula na semana passada. Lula se queixava da imprensa, o que é natural e esperado de qualquer governante. Veja transforma as reclamações em ações concretas do governo para deter os meios de comunicação e os jornalistas. Este é o raciocínio, que – convenhamos – não se sustenta pela absoluta falta de dados da realidade e argumentos no plano discursivo.

A revista exagera.

Sim, estamos a menos de uma semana das eleições e os ânimos estão inflamados. Mas isso não justifica exagerar.

Se um estrangeiro ou alienígena lesse a reportagem, sua impressão seria a de que vivemos num país ditatorial, que não existe liberdade individual e que o exercício profissional dos jornalistas é impedido pelas instituições. E isso não é verdade. A questão da liberdade de expressão e de imprensa é um nervo exposto, delicado, quando se discute solidez democrática, estabilidade política e vigência de estado democrático de direito. Historicamente, há uma relação tensa entre governos e mídia, pois alguns interesses de lado a lado não coincidem e, às vezes, se contrapõem. Os governos têm suas funções, a mídia também. Consagrou-se para o jornalismo a tarefa de fiscalizar os poderes, o que significa denunciar abusos, investigar, revelar e apresentar à sociedade sintomas do mau funcionamento das relações entre estado e cidadãos.

Com isso, reafirmo: é natural que os governantes se queixem da imprensa. Assim como é natural os jornalistas reafirmarem a defesa das liberdades de imprensa e expressão, e perseguirem sua função de cães de guarda frente os poderes instituídos. Mas a própria reportagem da Veja não sustenta o pânico que tenta instaurar. Das seis “ameaças” do governo apresentadas num box da página 79, nenhuma se efetivou. Por quê? Por várias razões, entre as quais o fato de que o país é mais complexo do que supõe a revista e que as instituições, se e quando contrariadas, atuam politicamente, fazendo funcionar um sistema de pesos e contrapesos para estabilizar a democracia.

Por isso, a reportagem da Veja derrapa. É mais campanha antigoverno do que peça jornalística. Basta contar as fontes ouvidas. Não se ouve o lado denunciado. O governo ou fontes ligadas a ele são apenas mencionadas; não foram procuradas, ouvidas ou entrevistadas. Ouvir os lados é essencial no jornalismo. Ser parcial e não promover a pluralidade de opiniões e versões é tão ou mais perigoso quanto as “ameaças” do governo…

congresso da iamcr na turquia

“Cidades, conectividade e criatividade”. Este é o tema da Conferência da Associação Internacional de Pesquisa em Comunicação (IAMCR), prevista para julho de 2011 em Istambul, Turquia.
A seção de Pesquisa e Ensino de Jornalismo já fez chamadas de trabalho, conforme se vê a seguir:

The Journalism Research & Education Section invites submissions for its open sessions at the IAMCR that will be held Kadir Has University will host the 2011 IAMCR Conference in Istanbul, Turkey, July 13-17 2011. The theme for the 2011 conference will be ‘Cities, Connectivity and Creativity

We need to start thinking more creatively about what we are going to do in the volatile future, by finding new motives and opportunities to produce really creative change in the field of journalism research and education. It is thus mandatory to build resilience into our field. This year JRE invites its members to think creatively and holistically about solving problems of the journalism research and education that transcend borders.

It is thus imperative to analyze the different perspectives of creativity, vitality and competitively within urban contexts to provide the appropriate structural conditions necessary for the development of journalism research and education.

The current historical moments of contingency offer the opportunity to reform journalism institutions, curricula and education makes this year’s theme a chance to be prepared and resilient in order to rebuild, and improve the journalism research and education.

The Journalism Research & Education Section invites papers within the general theme of ‘Cities, Connectivity and Creativity‘ and by following one of the JRE Section covers five main themes:

First Themes: International Collaborative Research in Journalism Research: New Challenges and Emergent Perspectives.

Second Theme: Innovations in Journalism:

Third Theme: The Professional Journalism:

Fourth Theme: Methods for Quantifying Professional Journalism:

Fifth Theme: Generic Studies of Journalism:

The Journalism Research & Education Section is opened for panel proposals. Research paper proposal and panel proposals should be sent only through the Conference website, and send another copy to the JRE Section Chair. Proposals should not exceed 500 words including the research objectives, theoretical framework and methodology. Each proposal must include title, name(s), affiliation, institutional address and email address of author(s).

The deadlines are as follows:

  • Submission of abstracts: January 31, 2011 (papers will be assessed and provisionally accepted on the basis of the abstracts).
  • Announcement of acceptances: March 15, 2011
  • Full papers due: April 30, 2011

IAMCR accepts presentations in English, French and Spanish. However, it is requested that abstracts, if at all possible, be submitted in English. Please refer to the JRE website for guidelines

Further information about IAMCR and this conference is available on the respective websites: http://iamcr.org/ and http://iamcr2011istanbul.com

Authors interested in the Journalism Research & Education Section on-line publication will be requested to send their full papers after final modifications no later than September 2011. The review process includes a blind referee process of six members (steering committee) will review the research papers to optimize the quality of research in the best objective and professional level.

excesso e emoção na mídia: uma chamada

Está aberta a chamada para a Contracampo, revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF.

edição 22 da Contracampo reunirá, na seção Ensaios Temáticos, contribuições quer reflitam em torno do tema Excesso e emoção na cultura midiática. A noção de excesso implica o reconhecimento de uma matriz cultural vinculada à cultura popular e massiva. Matriz essa que se articula e rearticula afetando campos distintos e igualmente importantes da cultura midiática contemporânea: sensacionalismo, as narrativas de gênero que se estruturam a partir da condução da emoção ou os discursos que afirmam as ligações entre o universo sentimental e o espetacular. Seria a noção de excesso pertinente para a condução da emoção na esfera da cultura midiática? Que estratégias, efeitos e implicações (éticas, estéticas, políticas) são colocadas em cena nos distintos discursos da cultura da mídia que se vinculam como convite ao emotivo e/ou representam a emoção? Estas são algumas das questões que podem orientar as contribuições para a edição.

Deadline: 31 de outubro
Mais informações: http://www.uff.br/contracampo/index.php/revista/index

a realização do sonho de uma vida

Existem coisas que desejamos por anos e anos; coisas pelas quais lutamos, suamos e quando conseguimos… o que é que fica?

Wile Coyote mostra:

mas, afinal, quem está blogando?

Lembra quando os blogs surgiram e os compararam a diários íntimos juvenis? Isso foi há pouco mais de dez anos, o que nesses tempos equivale a uma era inteira. O fato é que, hoje, o perfil do blogueiro está muito longe desse esteriótipo. O blogueiro médio é adulto, tem entre 25 e 45 anos, é homem, japonês e atualiza seu blog semanalmente, quase sempre por diletantismo. Esses dados podem ser conferidos nas pesquisas mais recentes sobre a blogosfera que hoje congrega algo em torno de 150 milhões de blogs, conforme relata Fernando Tellado no CiberPrensa.

Um infográfico produzido pela equipe do Infographiclabs.com para o The Blog Herald ilustra muito bem como a coisa está. Entre os dados que me chamam a atenção: o inglês não é a língua mais blogada; tem mais conteúdos em italiano e espanhol do que em português; blogs de notícia e tecnologia são os maiores do pedaço. Confira você mesmo!

lançamento do manual do frila

e por falar em tuiuti, tem vaga por lá!

A nova coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da UTP, Claudia Quadros, avisa que há uma vaga para docente na linha de pesquisa Estudos do Cinema.

O candidato deve ter a titulação mínima de doutor e pesquisar cinema. O candidato aprovado atuará com pesquisa e docência no referido programa e na graduação do curso de Comunicação, por esse motivo precisa residir em Curitiba. Interessados devem enviar currículos para a secretária do programa: maria.costa@utp.br

chamada de textos sobre comunicação e história

A professora Marialva Barbosa, agora na UTP, e que assumiu recentemente a editoria da Interin, informa que a

revista on-line do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), abre chamada para o seu próximo número, referente ao segundo semestre de 2010, cujo dossiê será dedicado às relações entre Comunicação e História. Além do dossiê temático, a Revista recebe artigos para a sessão de temas livres.

A submissão de artigos deverá ser feita até 30 de novembro de 2010 pelo endereço eletrônico interin@utp.br. Deverão ser enviados textos inéditos de acordo com as normas gerais da publicação que podem ser acessadas em http://www.utp.br/interin/revista_interin.htm. Qualquer esclarecimento adicional pode ser obtido pelo email: mcb1@terra.com.br

uma entrevista sobre convergência

Vinicius Navarro entrevistou o professor Henry Jenkins, do Programa de Mídias Comparadas do Massachussets Institute of Technology (MIT), para a revista Contracampo, da Universidade Federal Fluminense. A conversa está disponível em inglês e português.

Jenkins é o nome mais conhecido nos estudos sobre convergência, principalmente por um viés mais cultural e menos tecnológico, e sobre narrativas transmidiáticas. Ele também é um dos maiores entusiastas dos estudos sobre as culturas dos fãs. Seu “Cultura da Convergência” já figura por aqui como leitura obrigatória para quem se interessa por esses assuntos.

Vale a leitura. Clique aqui e leia.

objethos está mais multimídia

A partir de hoje o site do Observatório da Ética JornalísticaobjETHOS – oferece um novo serviço aos seus leitores: áudios de entrevistas com jornalistas sobre o tema da ética. A seção Ponto de Vista traz podcast produzido pelas repórteres do projeto, acompanhado de um slideshow. A entrevista de estreia é com a repórter Eliane Brum, que abriu a 9ª Semana de Jornalismo na UFSC.

O objETHOS é um projeto de pesquisa e extensão que coordeno no Departamento de Jornalismo junto com o professor Francisco José Karam. Nosso objetivo é desenvolver investigações científicas sobre o grande tema da ética no jornalismo, além de produzir conteúdos que possam servir de referência para profissionais, acadêmicos e demais pessoas que se interessem pelo assunto. O objETHOS surgiu há um ano e já conta com a valiosa parceria do Observatório da Imprensa.

Enquetes, pensatas, resenhas de filmes, artigos, comentários e análises podem ser acessados gratuitamente.
Passe por lá!

eu sabia que conhecia a dilma…

Agora eu sei de onde conheço a Dilma Rousseff. Frank Maia me fez lembrar…

um soberano nas telas

Apesar do desastre de ontem, entra em cartaz hoje o filme “Soberano”, que conta a saga do time seis vezes campeão brasileiro, tri mundial e por aí afora. Será que chega às salas de exibição de Florianópolis??

A ministra caiu, mas não só isso…

Frank Maia manda bem again!

uma enciclopédia para a comunicação

A Intercom lançou neste mês, durante seu congresso nacional em Caxias do Sul (RS), o maior empreendimento editorial já produzido na área da comunicação. Não estou exagerando e me refiro ao primeiro volume – o dos Conceitos – da Enciclopédia Intercom de Comunicação. A obra envolveu mais de mil pesquisadores brasileiros na definição, escritura e padronização de verbetes durante mais de uma década, informou o coordenador dos trabalhos José Marques de Melo.

Outros dois volumes estão em produção: um de Autores e Escolas, e outro de Entidades e Processos.

Segundo a Intercom, a enciclopédia será lançada em versões digital (CD-ROM) e impressa.
Definitivamente, um lançamento muito bem-vindo para a área!

em nome do jornalismo: manifesto para a mudança

Em junho de 2005, um grupo de jornalistas e pesquisadores norte-americanos se reuniu no Centro Annenberg de Políticas Públicas da Universidade da Pensilvânia para pensar o jornalismo. Eles partiram de nove proposições, entre as quais o fortalecimento do papel de organizações sem fins lucrativos, a relação do jornalismo com a democracia, a liberdade de imprensa, governanças corporativas mais responsáveis e o papel do governo como regulador do setor.

A professora Geneva Overholser sistematizou as discussões, o que resultou no documento “On Behalf of Journalism: A Manifesto for Change”. Sim, eu sei. É um documento não tão recente, tem cinco anos. Sim, eu sei, ele se refere à realidade norte-americana.

Mas por que não conhecer uma publicação ainda tão atual e abrangente?
Baixe aqui.

últimos dias: jornalismo e políticas públicas

Vai até 20 de setembro o prazo de recebimento de artigos para a revista Estudos em Jornalismo e Mídia.
Serão priorizados na avaliação de nosso Conselho Editorial os textos que abordem o tema desta segunda edição do ano: Jornalismo e Políticas Públicas.
Publicação B3 no Qualis/Capes, a Estudos em Jornalismo e Mídia deve sair em dezembro.
Mais: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/index

capes divulga resultados da pós

A Capes informou hoje os novos conceitos de mais de 4 mil cursos de mestrado e doutorado no país.
Trata-se da famigerada “avaliação trienal” a que todo curso do tipo passa, e que leva em consideração sua proposta pedagógica, sua infra-estrutura e corpo docente, a produção intelectual e a formação dos pesquisadores a que se destina, entre outros aspectos.

Na área da comunicação, tivemos a ascensão de vários cursos, o que demonstra avanço e consolidação de algumas experiências.

Pela primeira vez, a área tem um curso 6 – os conceitos vão de 3 a 7 -: UFRJ.

São 5 os cursos da UFMG, UFRGS, Unisinos, PUC-RS, PUC-SP, PUC-RJ, UFBA e UFF. Entre os de nota 4, destacam-se os cursos da UFPE, UFSM, Metodista de São Paulo, UnB, Unesp, UTP, PUC-MG, UERJ e o Mestrado em Jornalismo da UFSC.

Veja todos os conceitos aqui.

abciber recebe trabalhos

Vem aí o 4º Simpósio da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber), que acontece no feriado de 2 de novembro na ECO-UFRJ. E já tem chamada de trabalhos, que expira em 4 de outubro. A divulgação dos resultados acontece em 18 de outubro

São 10 eixos temáticos:
1. Redes Sociais, Comunidades Virtuais e Sociabilidade
2. Jogos, Mundos Virtuais e Ambientes Colaborativos (P2P)
3. Entretenimento, Produção Cultural e Subjetivação
4. Biopolítica, Vigilância e Ciberativismo
5. Políticas, Governança e Regulação da Internet
6. Educação, Processos de Aprendizagem e Cognição
7. Jornalismo, Mídia livre e Arquiteturas da Informação
8. Mobilidade, Espaço Urbano e Movimentos Sociais
9. Estéticas, Coletivos e Práticas Artísticas
10. Publicidade, Comércio e Consumo

Para cada eixo, as modalidades de participação são: (A) Artigo científico, (B) Mesa temática, (C) Oficina, (D) Performance e (E) Exposição. Os formulários estão em: http://www.abciber2010.pontaodaeco.org/formulario

amanhã começa a semana de jornalismo

Começa nesta segunda a nona edição da Semana do Jornalismo da UFSC.
O evento é concebido, organizado e promovido totalmente pelos alunos e traz para Florianópolis os maiores nomes da área no país.

Veja a programação:

Segunda-feira (13/09)
08h30 – 12h Minicursos (saiba +)
14h – 15h30 Exibição de documentários
17h30 – 19h Mesa “Coberturas extremas: jornalismo em situações de risco”
Convidados: Alberto Gaspar, Caio Guatelli e Letícia Silva
20h – 21h30 Palestra de abertura com Eliane Brum

Terça-feira (14/09)
08h30 – 12h Minicursos (saiba +)
14h – 15h30 Exibição de documentários
17h30 – 19h Mesa “Jornalismo esportivo: panorama e inovações”
Convidados: André Kfouri e Marcos Castiel
20h – 21h30 Palestra com Suzana Singer, ombudsman do jornal Folha de S. Paulo

Quarta-feira, 15/09
08h30 – 12h Minicursos (saiba +)
14h – 15h30 Exibição de documentários
17h30 – 19h Mesa “A opinião consentida: olhares sobre a crítica cultural”
Convidados: Jotabê Medeiros, Pablo Villaça e Bruno Moreschi
20h – 21h30 Palestra com Palmério Dória

Quinta-feira, 16/09
08h30 – 12h Minicursos (saiba +)
15h – 17h Mesa “Imprensa na contramão: quem vai salvar o jornal impresso?”
Convidados: José Luiz Longo, Octavio Guedes e Luís José Meneghim
17h30 – 19h Mesa “Repórteres de olho: investigação de escândalos políticos”
Convidados: Edson Sardinha, Lúcio VazPaulo Alceu
19h30 Lançamento do documentário Impasse, sobre o transporte coletivo em Florianópolis  (no Auditório da Reitoria)

Sexta-feira, 17/09
14h – Palestra sobre a importância do Intercâmbio na Vida profissional com a World Study Intercâmbio Cultural
17h30 – 19h Mesa “Linguagens particulares: como escrever para públicos específicos”
Convidados: Nina Lemos, Jardel Sebba e Thiago Momm
20h – 21h30 Palestra com Xico Sá

A página oficial do evento é esta e você também pode acompanhar pelo Twitter.

11 de setembro de 2001: a notícia

Onde você estava em 11 de setembro de 2001?
O que estava fazendo quando soube do ataque às torres gêmeas?

Gerações inteiras responderão a essas perguntas por anos e anos. Se você passou por isso, sabe do que estou falando.
Se não sabe, não se lembra ou nasceu bem depois, veja como o telejornal mais influente do país deu a notícia.
É arrepiante.