fenaj lança nota contra igreja universal

A Federação Nacional dos Jornalistas lançou agora há pouco uma nota de repúdio à Igreja Universal do Reino de Deus e à Rede Record no episódio que já é uma das mais agudas perseguições à profissão no Brasil neste ano.

Para saber mais sobre a guerra entre a Universal e a mídia (leia-se jornal Extra, A Tarde e Folha de S.Paulo), acesse aqui (matéria de Elvira Lobato sobre a IURD), aqui (matéria sobre processos dos fiéis contra a mídia) e aqui (IURD desmente ações orquestradas).

Na segunda à noite, o jornalista Juca Kfouri fez um amplo desagravo à Elvira na mesa redonda que acontece semanalmente no canal ESPN Brasil. Juca apoiou a série de reportagens de Elvira e foi seguido em suas manifestações por outros jornalistas do mesmo programa, como João Palomino, Marcio Guedes e Fernando Calazans.

Durante a semana, surgiram outras manifestações de apoio às matérias investigativas dos jornais processados.

No portal Arca Universal, chamam a atenção duas notícias. Numa, de ontem, a matéria repercute a reportagem exibida no domingo sobre o “preconceito religioso” a que está sendo vítima a igreja. Na segunda matéria do portal, convocam o presidente da república, Lula, para abafar que esteja em curso uma série de atentados contra a liberdade de imprensa. 

Reproduzo a nota da Fenaj abaixo:

“Nota Oficial
Jornalistas repudiam intimidação da Universal 
A Federação Nacional dos Jornalistas, o Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro, o Sindicato dos Jornalistas da Bahia e demais Sindicatos do país filiados à FENAJ  repudiam, com veemência, a atitude da direção da Igreja Universal do Reino de Deus, que desencadeia campanha de intimidação contra jornalistas no exercício da profissão.Também apelam aos Tribunais e ao Superior Tribunal de Justiça no sentido de alertá-los para ações que se multiplicam a fim de inibir o trabalho de jornalistas em todo o país. O acesso e a divulgação da informação garantem o sistema democrático, são direitos do cidadão, e o cerceamento de ambos constitui violação dos direitos humanos.
A TV Record, controlada pela Universal, chegou ao extremo, inadmissível, de estampar no domingo, em cadeia nacional, a foto da jornalista Elvira Lobato, autora de uma matéria sobre a evolução patrimonial da Igreja, publicada na Folha de S.Paulo. Por esse motivo, Elvira responde a dezenas de ações propostas por fiéis e bispos em vários estados brasileiros.
Trata-se de uma clara incitação à intolerância e do uso de um meio de comunicação social de modo frontalmente contrário aos princípios democráticos, ao debate civilizado e construtivo entre posições divergentes.
O fato de expor a imagem da profissional em rede nacional de televisão, apontando-a como vilã no relacionamento com os fiéis, transfere para a Igreja a responsabilidade pela garantia da integridade moral e física da jornalista.
A Federação Nacional dos Jornalistas, o Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro, o Sindicato dos Jornalistas da Bahia e demais Sindicatos exigem que os responsáveis pela Igreja Universal intervenham para impedir qualquer tipo de manifestação de intolerância contra a jornalista.
O episódio nos remete à perseguição religiosa, absurda e violenta, praticada por extremistas contra o escritor Salman Rushdie, autor de Versos Satânicos, e as charges de Maomé publicadas no jornal dinamarquês Jyllands-Posten.
O jornalista Bruno Thys do jornal carioca Extra também é processado pela Universal em cinco cidades do Estado do Rio de Janeiro. O repórter Valmar Hupsel Filho, na capital baiana, já responde a pelo menos 36 ações ajuizadas em vários estados do Brasil, nenhuma delas em Salvador, sede do jornal A Tarde, onde trabalha.
Há evidência de que essas ações, com termos idênticos, estão sendo elaboradas de forma centralizada, distribuídas e depois impetradas em locais distantes, para dificultar e prejudicar a defesa, além de aumentar o custo com as viagens dos jornalistas ou seus representantes.
Encaminhados à Justiça com o nítido objetivo de intimidar jornalistas, em particular, e a imprensa, em geral, esses processos intranqüilizam e desestabilizam emocionalmente a vida dos profissionais e de seus familiares. Ao mesmo tempo, atentam claramente contra os princípios básicos da liberdade de expressão e manifestação do pensamento.
Em um ambiente democrático e laico, é preciso compreender e aceitar posições antagônicas e, mais ainda, absorver as críticas contundentes, sem estimular reações de revanche ou mesmo de pura perseguição.
Este episódio repete, com suas consideráveis diferenças, outras situações em que os meios de comunicação exorbitaram os fins para os quais foram criados. A Federação Nacional dos Jornalistas, o Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro, o Sindicato dos Jornalistas da Bahia e demais Sindicatos sustentam que a imprensa não pode se confundir com partidos políticos, crenças religiosas ou visões particulares de mundo.
Brasília, 20 de fevereiro de 2008.
Diretoria da Federação Nacional dos Jornalistas
Diretoria do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro
Diretoria Sindicato dos Jornalistas da Bahia”
Anúncios

  1. Pingback: um golpe contra a lei de imprensa « Monitorando
  2. Pingback: estratégia da universal começa a fracassar « Monitorando
  3. Pingback: Estratégia da Universal começa a fracassar • Ateus do Brasil
  4. Ogã bezerra

    VEJO QUE O MUNDO ESTA ACORDANDO CONTRA ESTA MAFIA QUE E A UNIVERSAL, PRESTE ATENÇAO QUE ELA ESTA COLOCANDO SEUS SEGUIDOIRES NO PODER, AOS POUCOS, ISSO E MANOBRA ORQUESTRADA, BRASIL, CUIDADO COM A IURD, JA IMAGINARAM OS MEBROS DA IURD EM TODOS OS PODERES NO BRASIL E NO MUNDO?????

  5. Ogã bezerra

    OS MAIIRES MAFIOSOS QUE EU CONHEÇO SAO, ROBERTO MARINHO, LEONEL BRIZOLA, EDIR MACEDO, ESTES COM MAOIOR PODER OFENCIVO, E COM APOIO DE UM GRANDE NUMERO DE SEGUIDORES SEMIANALFABETOS

  6. rogério christofoletti

    Tá certo, Bezerra. Mas mais da metade dos mafiosos que vc apontou aí já morreu… se pensarmos por aí, a coisa tá melhorando, né não?
    abs

  7. juliano

    A MINHA OPINIAO E O SEGUINTE SE ELVIRA OU MAIS GENTE NAO GOSTA DA IGREJA UNIVERSAL VAI SE COLOCAR NO SEU LUGAR,POR QUE QUEM PROCURA ACHA ELA ESTA PROCURANDO PROBLEMA ELE JA ENCONTROU,PRA TODA ACAO TEM UMA REACAO,OS CRISTAOS NAO TEM QUE VIVER SO APANHANDO DESSA CORJA RUIM NAO EU DOU TODO APOIO A IGREJA UNVERSAL POR QUE QUANDO EU CHEGUEI NA IGREJA EU ESTAVA SEM AUTO ESTIMA E SEM VONTADE ATE DE VIVER EU ME ENCONTREI COM DEUS E TUDO FOI TRANSFORMADO E CONTRA FATOS NAO HA ARGUMENTO A IGREJA PODE SER UMA MAFIA,PODE SER IGREJA DE LADRAO PODE SER O QUE FOR MAS FOI NA IGREJA UNIVERSAL QUE DEUS TRANSFORMOU MINHA VIDA EM TODOS OS SENTIDOS BOA TARDE A TODOS.

  8. Robert Kouwen

    Quem frequenta a Igreja Universal nao e fiel, e otario, com diploma e tudo.Para se encontrar com Deus nao e preciso ir em uma “igreja” que promete coisas impossiveis e usam o nome de Deus para isto.Voce otario, chega na igreja a pe, vindo de longe, de onibus, e os tais “pastores” chegam de carro importado, ternos bem cortados e muita labia de 171.Deus nao precisa de dinheiro.Se o Edir Macedo e tao inocente,porque vive nos Estado Unidos?E tem uma casa, na verdade um palacio, estiloso e confortavel em Campos do Jordao.Trabalhando e que nao foi para conseguir isto.Foi por conta dos Otarios que dao dinheiro a ele.Voce quer Deus, Jesus, arrume um canto socegado e faca suas oracoes e peca o que precisa.Nao precisa ir nestas igrejas que mais parecem mausoleus .

  9. will ola

    na casa do senhor não existe satanas xo edir macedo xo edir……e cada crente cretino,cego , deus e o caminho edir macedo e o pedagio amem irmão…..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s