A expectativa era grande para a versão 2011 da HQCon, o evento de Florianópolis para quem curte quadrinhos, games, RPG, cosplay, objetos colecionáveis e todas as formas de cultura pop. Fez um dia de cinema, com sol intenso e temperatura inimaginável para a época: 30 graus!
A HQCon acontece hoje e amanhã num dos níveis do estacionamento do Floripa Shopping, o que pode resultar positiva e negativamente. O bom: fazer uma convenção como essa num shopping aproxima diversos públicos. O mau: fazer uma convenção numa garagem preserva aquele jeitão improvisado, despreparado.
Como se trata de um programa familiar, levei a primeira dama e o herdeiro de minhas dívidas. Como íamos de bando, planejamos chegar vestidos de Os Incríveis, mas não foi possível: o uniforme do Senhor Incrível não cabia em mim (tempos difíceis os nossos!). Abortamos a missão e resolvemos homenagear George Lucas: fomos de StarWars! Passamos uma tarde inteira na HQCon, o que me permitiu tirar algumas impressões que você pode comparar com as do ano passado (isso já está se tornando uma tradição).
Positivo
- Dois dias de evento! Isso é bom, pois permite mais flexibilidade pra frequentar e… voltar!
- O preço dos ingressos: R$ 15,00. O mesmo do ano passado e meia entrada pra todo o mundo. Crianças até 10 anos não pagavam nada, o que estimula nerds a levarem sua prole (Sim, senhor! Nerds também procriam!)
- A organização se esforçou para trazer nomes importantes da área para compor as palestras e debates. Isso é fundamental para oxigenar as ideias e aproximar quem faz de quem consome…
- Teve um debate que tratou especificamente da produção de quadrinhos em Santa Catarina! É assim também que se bota lenha na fogueira da produção local!
- Sorteios de brindes e gincanas. Tem cada marmanjo que se acotovela pra ganhar uns brinquedinhos!
- Houve apresentações tai-chi-chuan, artes marciais, manipulação de espadas e o escambau. Ficou interessante ver demonstrações práticas de superpoderes…
- Os espaços dedicados a videogames estão coalhados de gente. Tem neguinho enchendo as redes do Santiago Bernabeu, tem uns desferindo golpes no Capcom, tem as meninas dançando na frente do Kinect e tem os headbangers do Guitar Hero…
Negativo
- Se está pensando em passar um dia inteiro na HQCon leve sua marmita. Não tem nenhum lugar pra rangar no estacionamento. Claro que você pode sair do evento e buscar uma opção no shopping, mas vai enfrentar filas e pode ficar tentado a não voltar…
- Não beba muito líquido. Você pode querer tirar a água do joelho e para isso também deverá deixar o evento para procurar um lugar adequado…
- Houve atraso na programação, mas isso não é o fim do mundo…
- Se no ano passado os stands ficaram apertadinhos no Floripa Music Hall, neste ano, esse não foi o problema. Tinha espaço de sobra. Poucas lojas. Opções limitadas, embora houvesse novidades como as canecas da Marvel, por exemplo…
- No ano passado, no palco, tinha uma banda que fazia uns BGs legais (backgrounds = fundos musicais). Este ano faltou uma musiquinha. Só rolava rock’n’roll mesmo lá nos caras do Guitar Hero.
- O espaço para as palestras ficou a desejar. Como se trata de um estacionamento, as condições acústicas não são as melhores, e por mais que o sistema de som tentasse, a recepção era difícil. Na verdade, isso tem a ver com o ambiente em si, que não gostei muito, conforme deu pra perceber. O lugar é maior que o ano passado, mas com menos estrutura. Acho mesmo que a HQCon ainda precisa de um super lugar pra acontecer em Florianópolis.
Umas ideias para os organizadores
- Que tal uns puffs, sofás, poltronas, tapetes mágicos, sei lá, para os visitantes se escarrapacharem pela HQCon?
- Que tal chamar umas bandas pra tocar nos intervalos das palestras?
- Por que não convidar escolas e articular a vinda de mais crianças e pré-adolescentes? (Lembrem o que disse um dos debatedores: leitor de quadrinhos morre. É diferente de super-heroi que morre e volta. Por isso, é preciso investir na formação de público…)
- Por que não investir mais nos públicos de seriados? Me deu a impressão que eles ficaram à margem…
- Já pensaram em transmitir as palestras em videostreaming pela internet? Acho que iria provocar um buzz interessante na web…
- Por falar nisso, e se na próxima edição, a HQCon tivesse um esquema forte de mídias sociais, com transmissões em tempo real de diversas partes, videos no YouTube, foruns borbulhando, podcast e rádio online, interação nas perguntas aos debatedores??
- E se no ano que vem a HQCon tivesse um patrono artístico? Tipo um grande nome nacional (internacional ou interplanetário) que viesse à convenção, interagisse com os fãs, recebesse homenagens e tal… Cada ano poderia ter um patrono…
Concordo em gênero, número e grau, darling. Se tivesse um sofá no lugar, eu tava lá até agora.
RC meu amigo Fabio Fernandes estava por ai. Achei muito bacana. abs
hehehehe… vi ele de longe, mas não quis abordá-lo: estavam com ele um cavaleiro com armadura medieval, um cowboy e um Bruce Lee genérico…
Amigo Christofoletti
Mais uma vez, muito obrigado pelo carinho, presença e críticas. Concordamos totalmente com você. Durante o evento mesmo já rolava uma auto-crítica vendo o que deu certo e o que deu errado e precisa mudar para a terceira edição.
Infelizmente, o local atrapalhou em muitos aspectos, gerando diversos imprevistos. Acredita que as regras do shopping não deixaram criar uma sinalização melhor?
Mas mesmo com alguns errinhos, o saldo foi mais do que positivo.
Palestrantes encantados com o público e curtindo muito a experiência. Juro, tivemos momentos inesquecíveis de demostração de carinho por parte deles. Posso falar, com orgulho e nenhuma modéstia, que ganhamos grandes amigos. Na verdade, aumentamos a família.
Para os patrocinadores o retorno também foi incrível, graças a parceira competente da RIC Record.
E até a RBS apareceu lá pra cobrir tudo.
Para o público, ficou a felicidade de contar com um nível excelente de palestrantes e empresas participantes.
No fim, se fosse resumir o HQCON 2011 em 140 caracteres seria esse, do Mauricio de Sousa em pessoa:
@mauriciodesousa @sidneygusman – parabéns pela participação, informações e emoções que vc deixou para nossos amigos da HQCon.
Ano que vem tem mais, Nos vemos no HQCON 2012.
Diego, obrigado pelo seu comentário. É muito bom ver o evento crescer, com entusiasmo e com força, com alcance nacional e com tanta gente apaixonadas envolvida. Sucesso e o que precisar, grite aí. Longa vida à HQCon!!!