A revista Comunicação e Sociedade, publicada pela Universidade do Minho (Portugal), acaba de chegar à web com um dossiê sobre ética na comunicação.
Ajudei a editar o número com o professor Joaquim Fidalgo, e o sumário dá uma amostra da variedade e atualidade das pesquisas sobre o tema no amplo arco da área da comunicação:
- Panorâmica da ética dos media no plano internacional – Clifford G. Christians
- Sem medo do futuro: ética do jornalismo, inovação e um apelo à flexibilidade – Jane B. Singer
- Novos desafios para uma deontologia jornalística duradoura: o modelo de negócio dos media face às exigências éticas e à participação cidadã – Carlos Maciá-Barber
- Entre verdade e respeito – por uma ética do cuidado no jornalismo – Carlos Camponês
- Ética e teorias da comunicação: poder, interações e cultura participativa – Luis Mauro Sá Martino e Ângela Cristina Salgueiro Marques
- O respeito pela privacidade começa na recolha de informação – Paulo Martins
- Credibilidade das redes sociais online: aos olhos dos jornalistas profissionais finlandeses – Mohammad Ofiul Hasnat
- A (não) regulação da blogosfera: a ética da discussão online – Elsa Costa e Silva
- Preocupações éticas no jornalismo feito por não-jornalistas – Rogério Christofoletti
- Para além da propaganda e da Internet: a ética do jornalismo – J. Paulo Serra
- Agendamento em publicidade: compreender os dilemas éticos de um ponto de vista comunicativo – Marius-Adrian Hazaparu
- A prioridade ética da retórica publicitária – Paulo Barroso
Editada em português e inglês, a revista pode ser acessada em:
http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/comsoc/issue/current/showToc