o governador e a greve dos professores em sc

É mais simples que somar 2 mais 2.
Existe uma lei federal que obriga os estados a pagar um piso nacional para professores. A lei existe desde 2008, mas Santa Catarina e outros estados contestaram a lei, afinal é melhor construir penitenciárias que pagar melhor quem ajuda a formar as gerações futuras.
Pois o Supremo Tribunal Federal veio com nova decisão, obrigando o governo catarinense a pagar o piso. O governador foi viajar para o exterior e deixou o problema no colo do vice. A proposta do governo é então pagar o piso nacional, mas pra todo mundo que recebe a menos, não importando se o fulano ganha 500 ou 900 reais. Tá?

O sindicato dos professores não aceitou, pois não assinou recibo de bobo. Os professores cruzaram o braço porque querem que o Estado cumpra a lei. Só.

Então, se você – como eu – tem memória curta, que tal rever o que o candidato a governador Raimundo Colombo disse em seu programa de TV em setembro do ano passado, em plena campanha eleitoral? Ouça com atenção aos 3’30…

Então, a coisa é assim: professor tem um piso salarial (R$ 1187), mas não recebe porque o governo não paga. Governador e outras autoridades não tem piso salarial, tem teto e está na casa dos R$ 24 mil.
Tá bom assim?

PS – Diante da gritaria do professorado, chama a atenção também o silêncio da ex-deputada estadual e ex-senadora Ideli Salvatti, que disputou o governo do estado e sempre teve como base eleitoral os trabalhadores da educação.

ATUALIZANDO: A ministra Ideli Salvatti apareceu na TV – no Jornal do Almoço da RBS – hoje (27/05) e manifestou seu apoio aos professores. De forma um tanto protocolar e dez dias depois de iniciada a greve, mas que deu apoio, deu…

Anúncios

  1. dolores

    Realmente é uma vergonha o salário dos nossaos professores. Será que algum desses governantes vivem com a miséria que eles vivem? VERGONHA VERGONHA Acordem políticos a educação é primordial, mas a satisfação também faz parte de uma aula gostosa .
    ACOREDM QUEREM GANHAR OUTRA ELEIÇÔES< ACORDEMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • veneranda fachin pilon

      realmente e vergonhoso o salario dos nossos professores e o governador e o secretario da educacao estao a onde que nao fazem nada para melhorar essa situacao meus filhos precisao voltar para as aulas e vergonha oque esta acontecendo

  2. stephan

    Minha indignação a cada dia fica maior com esses politicos sem dignidade. Onde estão os deputados eleitos pelo povo??? Não aparece nenhum em defesa dos professores???? Minha indignação também é com os cargos comissionados que deviam pedirem exoneração e irem a luta, pois todos são antes de tudo professores e muitos ainda tem coragem de defender esses malandros.

  3. Elizabete

    Vergonha é saber que ninguém toma providência em relação a essa situação, onde estão os “maiores” que representam a educação nessa cidade de “Floriano”. Que tipo de luta será necessário para conseguirmos os nossos direitos? Afinal de contas deveres e compromisssos nós professores temos e honramos! … Ideli Salvatti, onde está você? … Como diria… já fostes professora ti salvati! Colombo cadê a palavra?

  4. Maria

    E o tão amado “SALVADOR DA PATRIA ROMILDO TITON” , se manifeste . O povo catarinense merece e quer saber de que lado vcs estão. Professor de carreira não merece nada…por favor…Hummmmm e o tal Serpa ainda existe????

  5. Mirtes

    Esse é nosso país, com as mais belas praias do mundo, porém levamos de quebra os maiores corruptos, alegam que a criminalidade esta aumentando, mas não querem reforçar a base da humanidade, ou seja, a EDUCAÇÃO, é um absurdo. A professora da minha filha sai de casa 6hs da manhã e só retorna as 19hs, é educadora de duas turmas bases 1ano e 5 ano, além dos finais de semana com planejamentos de aula, e tudo isso para ganhar 680 reais por mes. Tem que ter muito amor a educação, pois o nosso governo é filho da p…

  6. Maria

    Nós professores estamos cada dia mais indignados com essa vergonha que é o nosso governo. O que dizer aos nossos alunos depois de tudo que estamos passando? com que cara vamos dizer que o nosso Brasil vai melhorar, que devemos acreditar nos nossos governantes e que não devemos desistir???? com que cara !!!!!!! meus DEUS

  7. joão Batista Broering

    Atençao governantes ( governador Deputados e Secretarios) acordem para esta situação.
    Educaçao é prioridade no mundo. No Brasil é bom sabermos que esse assunto é tratado como qualquer outro assunto sem importancia. estamos merecendo nossa colocacão de que a melhor universidade do Brasil esta na posicão acima dos 280 no mundo quando que a Argentina nosso visinho está entre os 70.
    Remuneração dos profissionais na area da educação é prioridade nº 1.
    Nao vale conversa fiada tentando enganar a sociedade com essa de que nao tem como honrar os pagamentos devidos.
    Sabemos que esse Governo é de continuiodade e sabemos tambem os gastos que geram para manter cada secretaria que foram criadas.
    Senhores dinheiro nao é capim vamos investir naquilo que beneficia toda a sociedade e não somente a alguns previlegiados. EDUCAÇAO É PRIORIDADE SIM.
    Sr. Secretário da Educação aqui é um pai de aluno que não se conforma com a atual situação criada por este Governo. (Lei é para ser cumprida e direitos adquiridos por Lei também.

  8. Carlos Eduardo

    Pois saibam os governantes e o pessoal todo do governo que iniciamos a greve e não iremos para-lá até que a Lei seja cumprida. Por favor chega de quererem achar que professor é bobo. Da forma que somos tratados, eles devem pensar que professor não se alimenta pois garanto que com o nosso salário não daria para realizar mais que 5 dias de refeições onde nosso governador esta atualmente. Então vamos lá, ta na hora de acabar com a mediocridade e honrar os seus deveres governantes.

  9. Silvana Rubia

    Como mãe fico indignada com a demora deste governo em solucionar a greve dos professores das escolas públicas do Estado(SC), Quero dizer Senhores Governantes que todos que ocupam seus referidos cargos tem um voto popular e que agora é hora de mostrar serviço se aliando a causa justa desta categoria. O STF deu seu parecer e o Governador do Estado onde está, que não cumpre o que é de LEI? TEREMOS QUE TER REPOSIÇÃO ESCOLAR PARA NOSSOS FILHOS NAS FÉRIAS? NOSSOS FILHOS TERÃO O ANO ESCOLAR COMPROMETIDO?
    NÃO É DEVER DE CADA CIDADÃO CUMPRIR A LEI?

    Quem governa deve ser o primeiro a mostrar respeito e dar exemplo no cumprimento de seu dever.

  10. JANA

    PROFESSOR NA RUA, GOVERNADOR A CULPA É SUA!!! Sim, queremos ver os senhores deputados se manifestando e de preferência a favor de uma luta justa que é essa nossa. Quem diria que S.C chegaria a uma greve desse porte na educação por causa de um direito já estabelecido???

  11. claudio

    É realmente repugnante a atitude deste nosso governozinho em relaçao ao salário dos Professores, enquanto nós pagamos salários altos para esses marajás, temos de se humilhar por um piso que amanhã vale menos que um salário mínimo. Realmente o governo quer pisar e acabar de vez com a Educação. Pisou no Plano de carreira, pisou na auto estima, pisou no Currículo, o que nos restou é lutar até o fim e não se entregar jamais. A conclusão que cheguei para ter um salário bom é PRECISO SER CORRUPTO, MENTIROSO E CARA DE PAU. Este é o lema que o governador está nos deixando.

  12. jean carlos silveira

    Interessante que para aumentar o salário deles (DEPUTADOS, SENADORES, GOVERNADORES E ATÉ PRESIDENTE ) nós só ficamos sabendo da porcentagem, enquanto nós professores lutamos por direitos adquiridos desde 2008 daí me vem o Pinho dizendo que vão aumentar para quem não ganha o piso . E nós professores graduados e pós-graduados ficamos com o mesmo salário , isso é coisa que se faça? E ainda tem coragem de pedir mais qualidade na educação deixando nós profissionais com vários anos de carreira a ver navios enquanto os que fizeram somente i magistério dobram seus salários?Outra coisa importante para se falar são os professores efetivos que não aderiram a greve , esses sim não mereçem aumento pois se ganhar-mos o que é realmente de direito esses JL com certeza receberão também.

  13. Carmen Zanella

    Senhores Deputados, queremos ver se o nosso voto valeu a pena qdo amanhã vocês terão a oportunidade de nos representar e defender perante o governador que pelo visto entende não muito de educação, pois para ignorar desse jeito… Mas não tem problema nós estamos na luta, se ele acha que a pressa é só nossa, a pressa é mais dele que nossa. É ele que está à frente do nosso estado, à frente de toda a sociedade catarinense, é ele que demonstra não ter capacidade de resolver os problemas mais urgentes. Sim a educação é algo URGENTE, ou se toma uma atitude ou vcs vão ver onde vai parar o ideb e isso é ruim para quem??????????????????????????????????

  14. noemi ocker

    shr governador e sehores deputados ,enfim orgão q temos como governantes do nosso estado de :santa catarina ,é uma grande vergomha o q esta acontecendo com os nossos professores , pq o tanto q eles estudam e se encomodam cos os filhos dos outros ,se colocando no lugar de páis e mães ,dando o ansino ,ensinando o respeito p os alunos q são o futuro da nacção , vcs não dão o minimo de respeito e consideração ,para estes sofridos professores , será q vcs senhores …poderian vever com o salário q dão aos nossos professores ?mas vcs vão querer voltar novamente a ser um candidato?assim vcs terão coragem ?pq não passar aos professores ,o que já é o direito deles ? colóca a mão na consiencia …e pensem um pouco …cérto ?

  15. Lizéti Maria Gonçalves

    colegas professores engajo-me a luta do magistério por dignidade tanto salarial como respeito por uma escola de qualidade e dignidade profissional não posso estar presente com vcs pois pertenço ao grupo dos professores inativos e não estou no estado atualmente ,mas estou acompanhando com ansiedade o desenrolar das negociaçoes. Não baixem as cabeças ,É AGORA OU NUNCA .esse momento é muito importante e decisivo a registência . Fico muito triste ver o quanto o meu Estado natal , regrediu na educação, conquistas democráticas, valores salariais,etc .Sejam fortes ,unidos e vcs professores efetivos poque este medo de participarem da greve. É o momento de dar o grito de indignação a corrupção que toma conta do setor público neste país e quem paga a conta somos nós trabalhadores.

  16. LUCIANO

    vergonha, esse governo, e o outro governo pior ainda so mudou as pessoas que os cacos são os mesmo, essa greve é justa e na lei, brigar por um futuro melhor aos nossos filhos semprer, de ter á oportunidade de melhorar financeiramente e poder ser digno a minha filha, me orgulho de ser professor e poder estar vivo para vivenciar isso, tivemos tudo para mudar essa situação e não mudamos continuou os mesmos carnizas agora mudaremos no pau na guerra esse colombo e uma farça junto com o cancer do luiz henrique, continuaremos na peleia.

  17. arlete

    Por favor Governador Raimundo Colombo tome uma atitude em relação a esses professores se nã´querem trabalhar mande embora de a conta, nossos filhos precisam voltar as aulas eu como mãe tenho o dever de me preocupar com a educação deles.tantos professores querendo trabalhar e esses fazendo greve acho que agora chega tem k ter um fim.

  18. neide

    Tanto falam senhor governador que lugar de criança é na escola e cade as escolas j a estão a quase 2 meses sem aula ,os alunos vão perder um ano de suas vidas esperando essa penimba entre professores e o governador se resolver,nem os professores e nem o governador estão se importando com os alunos cada um esta pensando na sua carteira ou conta bancaria,os professores ficam revindicando calados e esperando não sei o que inves de ponharem a boca no mundo lutando por seus direitos,ficam em suas casas esperando que um milagre aconteça e tudo se resolva,tem muitos professores que merecem um grande aumento de salário ,enquanto outros nem merecem ser chamados de professores e assim o mesmo com o governador de sc.não se escuta nada nos meio de comunicação em massa,sobre esta maldita greve,parece que todos estão de férias prolongadas ,enquanto os alunos ficam sem saber o que fazer,ja que não vão nem conseguir fazer um vestibular,pois não vao ter nem matérias para estudar,fico indignada com tanta palhaçada dos dois lados,tanto governo quanto professores.

  19. vanessa

    Eu acho isso uma VERGONHA pq dinheiro pra pagar o piso ele recebeu e onde esta este dinheiro?ENQUANTO ELE FICA ENROLANDO PRA PAGAR NOSSOS FILHOS FICAM EM CASA SEM ESTUDO……….ELE É QUE VAI CUMPRIR O QUE PROMETEU E DAR A ESSAS CRIANÇAS UMA EDUCAÇAO DIGNA,E VALORIZAR OS PROFESSORES QUE ESTAO ALI PRA EDUCAR NOSSOS FILHO………………………QUE VERGONHA RAIMUNDO COLOMBO

  20. jeferson

    que vergonha !!!!!!!! dinheiro pra pagar os salarios dessas aposentadorias indevidas e dos funcinarios das sdr que não fazem nada literalmente o estado tem, eu pago impostos que vero ver aplicado em coisas que dão resultado como a edudação, governador pague o que a lei mandou pagar e pare de enrolar, cumpra a lei

  21. Diego Leandro dos Santos

    Os professores tem uma vida boa, não trabalham sábado e domingo, qualquer feriadozinho tão de folga, certos desses “profisionais” ainda não fazem eu trabalho direito, ficando sentado o horário de aula todo, não tem com o que se preocupar, e ainda querem aumento de salário? O governador do estado está certissimo de não dar esse aumento, esses professores que aderiram a greve tem que ser demitidos por justa causa, assim abrem – se vagas para os profissionais da educação que querem trabalhar, DEMISSÃO À ESSA TROPA DE DESOCUPADOS! Continue assim GOVERNADOR!

    • Joca

      Aos que estão criticando os professores, por favor gente, pensem bem, não tem como falar na qualidade da educação sem valorização do profissional. Certos políticos sim que são safados e aprovam aumentos abusivos para si. Tá na hora de valorizar a educação neste País. Só critica quem não conhece a realidade do dia a dia do profissional da educação. Deixo minha solidariedade aos educadores e termino dizendo que a greve é culpa dos políticos que não tem compromisso com a educação. Vamos de uma vez por todas valorizar nossa educação publica que pode ser sim melhor remunerada. Devolvam o dinheiro desviado do Fundo Nacionalda da Educação(Fundeb).

  22. Quesbom

    haaaa se liguem !
    bando de vagabundos! e os alunos sem aula se esse bando de otario não querem trabalha tem quem queira so manda pra puta que o pario e contrata outros pronto! resolvia o problema

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s