sabe o que o wikileaks é?

O Wikileaks é o Mister M de governos e empresas.

o que penso do wikileaks?

Se você leu o título deste post e se perguntou “o que é esse tal Wikileaks?”, desculpe, mas ou você não é deste planeta ou anda bem distraído. Afinal, este é o assunto das últimas duas semanas. Tanto que todo o mundo está opinando sobre o site que disponibiliza documentos secretos vazados. Até eu estou dando meus pitacos. Quer saber? Então, veja o que escrevi lá no Observatório da Ética Jornalística, o objETHOS!

nova edição de comunicologia na rede

Os editores avisam:

A nova edição da revista Comunicologia, do Mestrado em Comunicação da Universidade Católica de Brasília, já está na rede. Trata-se de uma edição especial por ocasião do Congresso Panamericano de Comunicação – PANAM 2010, que está acontecendo aqui na Universidade Católica de Brasília. O tema é a Indústria de Conteúdos Digitais.

A revista continua recebendo proposta de artigos para as próximas edições em 2011

censura, mpb e um livro a ser lançado

uma parceria para desenvolver o jornalismo interpretativo

Já pensou o que aconteceria se um site especializado em jornalismo investigativo e uma universidade se juntassem para criar inovações nos processos jornalísticos, entre os quais buscar desenvolver um jornalismo mais interpretativo… imaginou? Não precisa mais imaginar.

Uma parceria como esta já existe. Leia a matéria do Portal Imprensa:

O site de jornalismo investigativo e sem fins lucrativos ProPublica anunciou parceria na última quinta-feira (2) com o Instituto Carter de Jornalismo da Universidade de Nova York (NYU) para descobrir modos de utilizar a internet para produção de um jornalismo mais interpretativo.

O projeto Explainer.net será conduzido por estudantes do programa Studio 20, de professor da NYU, e focado em inovações nas atividades jornalísticas, informa o Editorsweblog.

“Este projeto não oferece as últimas notícias. Ele completa a compreensão do leitor. Nós quisemos trabalhar com os jornalistas do ProPublica porque eles investigam histórias complicadas e ensinam o que aprenderam para outros. Isto parecia uma combinação perfeita”, afirma o professor Jay Rosen.

Um exemplo de maior cobertura interpretativa sobre um fato, segundo Rosen, seria em relação à recente crise econômica na Irlanda, questionando por que bancos frágeis no país poderiam ameaçar o sistema financeiro europeu e até uma recuperação mundial.

A ideia surgiu da observação de que é impossível o leitor ter interesse sobre algumas notícias sem a contextualização daquele fato, como a crise de créditos imobiliários nos Estados Unidos, por exemplo.

Para o professor, ao contrário de veículos impressos e de televisão, a mídia digital oferece o espaço editorial necessário para maior interpretação dos fatos noticiados.

Rosen acredita que a produção de um jornalismo mais explicativo pode tornar-se um diferencial para veículos de notícia entre contra a forte concorrência.

Agora, já imaginou se algo semelhante acontecesse por aqui?

 

para saber do rio, cadernos de reportagem!

Se você está interessante nos mais recentes acontecimentos que movimentam o Rio de Janeiro, não pode deixar de conhecer o Cadernos de Reportagem, um projeto do curso de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF).
O blog foi criado há dois meses, é produzido pelos alunos do curso e coordenado pelos professores Ildo Nascimento e Sylvia Moretzsohn.
Jornalismo crítico e antenado.

videozinho pra animar…

Ops! Este blog quase está criando teia de aranha! Três dias sem posts na blogosfera equivalem a décadas. Porque a vida não espera, deixo um videozinho de uma banda que não conhecia, mas que Carolina Dantas apresentou: The XX. Inclusive, o tema – Teardrops – foi tomado de empréstimo para as vinhetas do Ponto de Vista do objETHOS.

 

convergência tecnológica e inclusão digital: evento!

um centésimo de segundo em seis minutos

Um dilema ético clássico do fotojornalismo num filme curto e certeiro.

nova anagrama já está na rede

A professora Rosana de Lima Soares, uma das editoras, informa que a nova edição da revista Anagrama já está disponível. A Revista Científica Interdisciplinar da Graduação da USP pode ser acessada nos endereços:

www.usp.br/anagrama ou http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/anagrama/index

O próximo número sai em Março.

2º congresso internacional de ciberjornalismo

democracia e regulação: chamada de textos

A revista Estudos em Jornalismo e Mídia, do PosJor/UFSC, está com chamada de textos para sua primeira edição de 2011. O núcleo temático é Democracia e Regulação da mídia, veja a ementa:

Um dos temas mais discutidos nos últimos meses tem sido a estrutura dos meios de comunicação e a natureza da organização do mercado midiático brasileiro. Movimentos vindos de organizações não-governamentais, da academia e até mesmo do governo federal têm sinalizado para a necessidade de a sociedade discutir novas regras para o setor. Até mesmo uma importante organização do mercado – a Associação Nacional dos Jornais – manifestou a disposição para a autorregulação.
Diante desse cenário, a primeira edição da revista Estudos em Jornalismo e Mídia de 2011 objetiva discutir as complexas relações entre democracia e regulação do mercado de mídia.
Será priorizada a análise de artigos que tratem de temas como: políticas de comunicação no Brasil; marcos regulatórios no setor; regulaçã o, regulamentação e autorregulamentação dos meios; concentração de mídia; propriedade cruzada; relações entre meios de comunicação e grupos políticos; comparativos entre as legislações de mídia no Brasil e outros países; limites operacionais em meios audiovisuais e internet; órgãos de regulação; proteção da concorrência; mudanças estruturais no jornalismo a partir de marcos regulatórios; liberdade de imprensa, democracia e cidadania.

Deadline: 20 de abril de 2011
Publicação: Junho de 2011

A equipe editorial avisa que os artigos já encaminhados estão em fase de avaliação, e que novos textos podem ser mandados até a data limite. Tem prioridade de avaliação as colaborações que abordem o tema Democracia e Regulação.

A Estudos em Jornalismo e Mídia existe desde 2004, é semestral, e circula exclusivamente em meioi eletrônico. No sistema de avaliação Qualis/Capes, é uma publicação B3.

dilemas éticos na cobertura da guerra no rio

Todas as cabeças se voltaram para o cerco ao crime organizado no Rio de Janeiro. Muito rapidamente, discuto alguns dos dilemas éticos que a cobertura jornalística está apresentando nesses primeiros dias de noticiário:

Os poucos dias de cobertura têm-se revelado nada fáceis para os jornalistas destacados para acompanhar as ofensivas. Por mais preparado que esteja o profissional, subir ladeiras, esgueirando-se de tiros, vestindo pesados coletas à prova de bala, fazendo passagens ao vivo sem ofegar muito são tarefas que exigem condicionamento físico, equilíbrio emocional, raciocínio rápido e frieza. Não é demais lembrar que, no front, o jornalista é o único que não está armado, que não pode trocar tiros. É um alvo relativamente fácil e a identificação de seu colete pode funcionar mais como ponto de referência, chamariz, do que como alerta, salvo-conduto.

Nas redações, o nervosismo também prejudica a tomada de certas decisões: há muito jogo, inclusive a vida dos colegas nas ruas. A pressa de divulgar amplia muito a margem dos erros e contribui perigosamente para as estatísticas desabonadoras do jornalismo. Como qualquer guerra, a Rio reserva uma série de dilemas éticos para os jornalistas.

Quer ler na íntegra? Vá ao Observatório da Ética Jornalística, objETHOS!

 

observatório apoia regulação de publicidade

Reproduzo mensagem do professor Edgard Rebouças, coordenador do Observatório da Mídia Regional:

Observatório assina carta de apoio à Anvisa

O Observatório da Mídia Regional: direitos humanos, políticas e sistemas, grupo de pesquisa e ação da UFES, é uma das 41 entidades que a assina a carta de apoio à regulamentação da publicidade de alimentos. A correspondência foi enviada no último dia 19 de novembro para vários órgãos da Justiça brasileira e entidades do governo, tendo em vista que desde setembro uma liminar da Justiça Federal suspendeu a aplicação da Resolução nº 24 da Anvisa, publicada em junho. Pela resolução, a partir do final de dezembro as publicidades de produtos alimentícios deverão trazer alertas quanto aos malefícios à saúde.

As entidades nacionais e internacionais que assinam a carta são ligadas principalmente aos setores de saúde, comunicação e direitos humanos. O objetivo é que a Justiça Federal reveja a decisão que privilegia apenas os interesses empresariais, em detrimento às questões de saúde, principalmente em relação à obesidade e a influência sobre as crianças.

No próximo dia 17, o coordenador do Observatório da Mídia Regional, Prof. Dr. Edgard Rebouças, participará de uma mesa redonda na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo para aprofundar os debates sobre o tema. No mesmo dia será criada a “Frente pela regulação da publicidade de alimento”.

Para ler a íntegra da Carta à Justiça Federal, acesse: http://www.ufes.br/observatoriodamidia

 

rebej recebe artigos

A professora Socorro Veloso, da diretoria científica do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ), avisa:

A Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo (Rebej), ISSN 1981-4542, está fazendo chamada de trabalhos (perfis, entrevistas e resenhas) para as próximas edições.

Professores que apresentaram artigos no encontro nacional do FNPJ de 2009 podem enviar seus trabalhos para publicação, desde que permaneçam inéditos. Quanto ao encontro de 2010, já foram selecionados os artigos a serem publicados.

Contribuições devem ser enviadas até 30/12/2010 para os e-mails socorroveloso@uol.com.br e marceloengel2004@hotmail.com

A Rebej pode ser acessada em http://www.rebej.fnpj.org.br

gaúchos discutem ensino de jornalismo em abril

Meu amigo Demétrio Soster avisa que nos dias 8 e 9 de abril de 2011 acontece o 1º Encontro Gaúcho de Ensino de Jornalismo (EGEJ). O evento já tem site oficial (http://hipermidia.unisc.br/egej) e conta no Twitter (http://twitter.com/egejornalismo). Só não acompanha quem não quiser!

Essa gauchada faz coisa, hein?!

previsões para as próximas semanas

Geralmente, vai chegando o final do ano e os meios de comunicação abordam tarólogos, astrólogos, pais de santo e videntes em geral para as previsões a partir de janeiro. Bem, serei mais contido, e tentarei antecipar o que me aguarda o destino nas próximas quatro semanas.
Por favor, não ria! Respeite o sofrimento dos outros…

Semana 1: Desespero
É o momento atual, o que significa sobrecarga de trabalho e ausência total de tempo. A certeza compartilhada é de que não seremos capazes de sobreviver ao final do ano. No horizonte imediato, estão dois exames de qualificação no mestrado, uma reunião, três pareceres a serem dados e um jornal-laboratório a ser fechado.

Semana 2: Pânico
A coisa não melhorou. Estão previstas duas aulas e o encerramento de uma disciplina. Some-se ainda dois pareceres para artigos em revistas e a participação num concorrido concurso de jornalismo. Coloque ainda as tradicionais filas nas comprinhas de Natal.

Semana 3: Alarme
Só termina quando acaba! Na agenda, já figuram uma longa reunião de avaliação de semestre, uma banca de trabalho de conclusão de curso, a escritura de um artigo já prometido, alguns compromissos domésticos de final de ano.

Semana 4: Exaustão
É o momento em que a pessoa surta, deixa de acreditar em Deus e, contrariando toda a lógica, passa a rezar para ele mesmo assim. Na agenda, estão as participações em duas bancas de mestrado e em duas qualificações. Em duas cidades diferentes. Mais: reuniões de final de ano, visitas de parentes…

E aí? Tá diferente por aí?

o caos no rio em 3 capas

Veja as capas dos principais jornais de hoje.
O que o governador está esperando para aceitar ajuda externa?

Este slideshow necessita de JavaScript.

mais um romance do abc

Márcio ABC, um dos melhores jornalistas com quem – ainda – não trabalhei, convida para o lançamento de seu segundo romance, Desrumo. O primeiro, não sei se você lembra, é o Parabala, de 2002.

dois anos da tragédia hoje

Chove sem parar em Florianópolis, mas não é de assustar. Diferente de há dois anos, quando sofremos com as maiores enchentes da história do Vale do Itajaí. Aliás, hoje, faz exatamente dois anos do dia em que várias cidades foram tomadas por uma água barrenta, pútrida, perigosa e mortífera.

Dias de intensa chuva, solo encharcado, maré alta, tubulações entupidas, e outros fatores combinados contribuíram para que as águas não escoassem para o mar, alagando mais de 80% de Itajaí. Além dos milhões de reais de prejuízos, tivemos dezenas de milhares de pessoas desabrigadas e desalojadas, 135 mortos e incontáveis recordações de dias muito, mas muito difíceis mesmo.

Estive entre os desalojados, registrei parte desta história e também me juntei aos voluntários que acudiam a cidade submersa. A Arca de Noé, uma rede social na internet, surgiu e ajudou no que pôde. Outros grupos se articularam e a cidade foi se reerguendo. O mesmo se deu em Blumenau, em Ilhota e outros municípios afetados.

Diferente do que pensávamos nos piores momentos, o mundo não acabou. Diferente do que pensávamos nos momentos mais esperançosos, não vieram os recursos para a reconstrução da região e para o fortalecimento de um sistema de defesa civil. Como nos fizeram acreditar no meio da tormenta, a vida se refez, as construções foram reerguidas, os laços de amizade se fortaleceram. Mas as memórias, essas ainda não dissiparam…

não pare; continue o seu caminho!

Para caminhantes. Para bons bebedores. Para quem gosta de boas histórias e respeita a tradição. Para todos esses, um vídeo, dica de Carlos Damião:

incendeie a sua tela

Assista o videozinho e depois enxugue o queixo, por favor.

compós 2011: modo de fazer

Reproduzo mensagem do vice-presidente da Compós, Júlio Pinto, com informações sobre como participar do 20º encontro nacional da entidade, que acontece de 14 a 17 de junho de 2011 na UFGRS em Porto Alegre:

Datas importantes:

  • Submissão de trabalhos aos GTs pelo site da Compós – 15 de janeiro a 15 de fevereiro
  • Avaliação e seleção dos trabalhos pelos GTs – de 16/2 a 13/3
  • Dia 13/03, apresentação à Vice-presidência da Compós das listagens com os nomes dos autores e títulos dos trabalhos, especificando, se possível, qual dos autores (no caso de autores múltiplos) se encarregará da apresentação e discussão durante as atividades dos GTs no XX Encontro.
  • Divulgação dos trabalhos selecionados por GT no site da Compós – 15 /03
  • Apresentação pelos coordenadores de GTs à vice-presidência da Compós e à organização do evento da programação do GT, com a ordem de discussão dos trabalhos e respectivos relatores até 4 de abril
  • Período de inscrições – 20/03 a 31/5 – Lembrete: quem tiver trabalho selecionado para GTs só poderá apresentá-lo se estiver inscrito.

Valores da taxa de inscrição:

(as instruções de como proceder ao pagamento serão postadas oportunamente)

De 20 de março a 29 de abril :
Docentes (doutores, mestres, e outros profissionais não matriculados em cursos de pós-graduação) – R$200,00;
Discentes de cursos de pós-graduação e graduação –R$150,00

De 30 de abril a 31 de maio
Docentes – R$300,00
Discentes – R$200,00

 

mais de 300 pesquisadores no twitter

Se você é pesquisador da área da Comunicação ou se interessa por isso, não deixe de conferir nossa lista de perfis no Twitter. Já são mais de 300 contatos.

Temos também uma outra lista, agora com blogs de pesquisadores da comunicação dos países lusófonos.

Acesse e ajude a expandir!

9º sbpjor vai ser no rio

A assembleia dos associados da SBPJor definiu que o próximo encontro nacional dos pesquisadores de jornalismo deve acontecer no Rio de Janeiro. A proposta foi apresentada pela vice-presidente da entidade, Beatriz Becker, que é docente e pesquisadora da UFRJ.

Portanto, vá se preparando. A 9ª edição do evento já tem local e data (3, 4 e 5 de novembro de 2011) para acontecer!

(Quer mais eventos da comunicação em 2011? veja aqui)

pesquisadores da comunicação no twitter

Acabei de atualizar a lista dos pesquisadores da Comunicação que têm perfis no Twitter.
Já é a 29ª edição e são 278 links.
Se você souber de mais alguém e quiser sugerir, me avise!

mais um livro do celso vicenzi

O jornalista Celso Vicenzi manda convidar. E como a oportunidade é boa, compartilho:

qualidade no jornalismo e valores intangíveis

Compartilho a apresentação de minha comunicação no 8º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, promovido pela SBPJor, em São Luís (MA).

O texto dos anais pode ser lido aqui.

the construction of quality of journalism in brazil

UNESCO’s publications debate quality in the Brazilian press

The study produced in a partnership with Renoi subsidizes the construction of quality of information indicators

Brasília, 03/11/2010 – Four publications launched by UNESCO in Brazil debate the need for quality parameters for Brazilian journalism companies. These publications integrate the Communication and Information Debates Series that started in 2009 and are one of the organization’s main priorities in the country.

“Defining quality indicators for journalism is an activity deeply linked with the objective of improving them and is a way to strengthen the relation of the media with its democratic functions” states Rogério Christofoletti one of the authors of the series.

The study “Indicators of Quality in Journalistic Information” developed in a partnership between the National Net of Observatories of the Press (Renoi, acronym in Portuguese) and UNESCO in Brazil, resulted in four publications  (links to pdf files in Portuguese): “Media Quality Indicators: policies, standards and concerns of Brazilian magazines and newspapers” by Christofoletti; “Journalists and their vision on quality: theory and research in the context of the Media Development Indicators of UNESCO” by Danilo Rothberg; “Quality management systems applied to journalism: an initial approach” by Josenildo Luiz Guerra and “Quality journalism: an essay on a matrix of indicators” by Luiz A. Egypto de Cerqueira.

More…