uma dissertação sobre blogs e professores

Minha orientanda Juliane Regina Guedes defende a sua dissertação de mestrado hoje, 12 de março, no Mestrado em Educação da Univali. O trabalho tem como título “Entre o diário virtual e o diário de classe: traços de identidade profissional de professores na blogosfera”, e faz uma análise de blogs de professores brasileiros.

A defesa está marcada para as 13h30, e teremos na banca a professora Marilda Behrens (PUC-PR) e a professora Solange Puntel Mostafa (Univali). Estou satisfeito e orgulhoso!

Uma síntese do trabalho de Juliane pode ser conferida no vídeo abaixo:

publish or perish: duas revistas científicas

A prestigiadíssima revista Journalism acaba de lançar sua edição de fevereiro e desta vez enfoca a produção científica brasileira. O número foi coordenado por José Marques de Melo e por Sonia Virginia Moreira.

O sumário é este:

Brazilian journalism — the state of research, education and media
Special Issue of Journalism: Theory, Practice and Criticism

Journalistic thinking: Brazil’s modern tradition – José Marques de Melo

Journalists and intellectuals in the origins of the Brazilian press (1808—22) – Heci Regina Candiani

The past and the future of Brazilian television news – Beatriz Becker and Celeste González de Bustamante

Cultural journalism in Brazil: Academic research, visibility, mediation and news values – Cida Golin and Everton Cardoso

Notes on media, journalism education and news organizations in Brazil – Sonia Virgínia Moreira and Carla Leal Rodrigues Helal

Journalism in the age of the information society, technological convergence, and editorial segmentation: Preliminary observations – Francisco José Castilhos Karam

O acesso é restrito, mas o link é http://jou.sagepub.com/current.dtl

***

Já o Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da USP anuncia o lançamento de Signos d0 Consumo, revista eletrônica da área.

à beira de um ataque

Não entendi bem porque, mas minha esposa enviou um email com uma receita com “12 conselhos para ter um infarto feliz”. As “dicas” são de um cardiologista, o doutor Ernesto Artur. Como vejo por aqui muita gente se queixando de que está trabalhando demais, reproduzo…

1. Cuide de seu trabalho antes de tudo. As necessidades pessoais e familiares são secundárias.

2. Trabalhe aos sábados o dia inteiro e, se puder também aos domingos.

3. Se não puder permanecer no escritório à noite, leve trabalho para casa e trabalhe até tarde.

4. Ao invés de dizer não, diga sempre sim a tudo que lhe solicitarem.

5. Procure fazer parte de todas as comissões, comitês, diretorias, conselhos e aceite todos os convites para conferências, seminários, encontros, reuniões, simpósios etc.

6. Não se dê ao luxo de um café da manhã ou uma refeição tranqüila. Pelo contrário, não perca tempo e aproveite o horário das refeições para fechar negócios ou fazer reuniões importantes.

7. Não perca tempo fazendo ginástica, nadando, pescando, jogando bola ou tênis. Afinal, tempo é dinheiro.

8. Nunca tire férias, você não precisa disso. Lembre-se que você é de ferro. (e ferro , enferruja!!. .rs)

9. Centralize todo o trabalho em você, controle e examine tudo para ver se nada está errado
Delegar é pura bobagem; é tudo com você mesmo.

10. Se sentir que está perdendo o ritmo, o fôlego e pintar aquela dor de estômago, tome logo estimulantes, energéticos e anti-ácidos. Eles vão te deixar tinindo.

11. Se tiver dificuldades em dormir não perca tempo: tome calmantes e sedativos de todos os tipos. Agem rápido e são baratos.

12. E por último, o mais importante: não se permita ter momentos de oração, meditação, audição de uma boa música e reflexão sobre sua vida. Isto é para crédulos e tolos sensíveis. Repita para si: Eu não perco tempo com bobagens.

PS – O que eu respondi pra minha esposa? Xi, morri!

fachos de luz sobre o futuro dos jornais

Jorge Rocha, codinome ExuCaveira Cover, publicou em seu blog um quilométrico post em que discute questões essenciais sobre o jornalismo que temos e o jornalismo que teremos muito em breve. Engana-se quem passa correndo pelo blog do Exu e lê no banner de entrada que o jornalismo morreu. Exu é uma dessas entidades malandras, provocativas, que fazem gags até mesmo de si. Jorge, não. Jorge é um cara preocupado com o jornalismo, mesmo que ele não reconheça isso. Jorge é um intelectual, meio ogro, é verdade, mas é um cidadão das letras e das ciências.

Então, dia desses, Pedro Dória escreveu um post que incomodou Jorge. Este mastigou os dentes um tempinho e cuspiu umas tantas perguntas para alguns dos blogueiros-jornalistas mais influentes e interessantes da esfera nacional. O resultado é o tal post quilométrico de que falei no início. Se você se interessa por jornalismo e se preocupa com o futuro dele, tome um atalho até lá e leia.

comissão das diretrizes recebe sugestões até dia 30

(nota da assessoria de imprensa do Ministério da Educação)

Alunos, professores, pesquisadores, profissionais e representantes dos diversos segmentos da sociedade civil poderão participar, até o dia 30 de março, da consulta pública para a revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de jornalismo.

Durante esse período, a comissão de especialistas constituída pela Secretaria de Educação Superior para subsidiar o Ministério da Educação no trabalho de revisão das diretrizes receberá contribuições sobre dois principais temas: o perfil desejável do profissional do jornalismo e as principais competências a serem adquiridas durante a graduação. O endereço eletrônico é consulta.jornalismo@mec.gov.br

A intenção da comissão, presidida pelo professor José Marques de Melo, é receber sugestões de segmentos ligados às universidades, ao mercado de trabalho, aos movimentos sociais, além da sociedade civil de maneira geral. Veja a nota da comissão de especialistas sobre a consulta pública.

As diretrizes curriculares orientam as instituições de ensino superior para a formulação do projeto pedagógico de um curso de graduação e são estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), por solicitação do MEC. Audiências públicas – Durante a reunião de instalação, no último dia 19, em Brasília, a comissão de especialistas também definiu a realização de três audiências públicas nos estados do Rio de Janeiro (20 de março), Pernambuco (24 de abril) e São Paulo (18 de maio) e devem envolver públicos específicos. Para a primeira, serão convidados professores e intelectuais da área; na segunda, representantes das associações, entidades de classe e jornalistas profissionais que estejam no mercado de trabalho; e para a terceira, segmentos da sociedade civil, movimentos sociais e organizações não-governamentais.

mba em mídias digitais em novos horários e dias

ATENÇÃO! ATENÇÃO!

A Coordenação do MBA em Mídias Digitais alterou os dias e os horários de sua oferta para este ano. As aulas devem acontecer agora nas sextas à noite e nas manhãs e tardes de sábados.

Saiba mais sobre o curso:

Estão abertas as inscrições para o MBA em Mídias Digitais da Univali. O curso de especialização tem 35 vagas e começa em abril no campus de Itajaí. As inscrições vão até 31 de março, e ex-alunos da Univali tem 15% de desconto sobre as mensalidades.
Com duração de 18 meses, o MBA é voltado para graduados em Comunicação Social, Ciências da Informação, Design Gráfico, Licenciaturas, Bacharelados em Humanas, Ciências Sociais e Artes, além de áreas afins. O público alvo é extensivo ainda a profissionais de instituições públicas ou privadas que tenham relação com produção de conteúdo e processos editoriais para mídias digitais.
O MBA em Mídias Digitais é uma iniciativa multidisciplinar, que reúne professores mestres e doutores de campos distintos do conhecimento: da Comunicação ao Design, passando pela Informática e Educação. Foram convidados ainda professores de outras instituições, como as universidades federais de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
As aulas acontecerão em modernos e bem equipados laboratórios na Univali, quinzenalmente, sempre às sextas (à noite) e sábados (manhã e tarde). O currículo está apoiado em três unidades, cada um com 120 horas. Cada unidade reunirá quatro disciplinas, um seminário e um oficina, totalizando 18 atividades em sala de aula.

Conheça a grade curricular:
Unidade I – Tecnologia e Sociedade
Comunicação e interação mediada por computador (24 horas)
Tecnologia e a informação estratégica (24 horas)
Teorias da Cibercultura (24 horas)
Educação e Comunicação (24 horas)
Seminário: Análise crítica de mídia digital (12 horas)
Workshop: Webwriting (12 horas)

Unidade II – Comunicação Digital
Convergência de mídias (24 horas)
Sociedade em Rede (24 horas)
Ambientes Virtuais de Aprendizagem (24 horas)
Hipermídia e o texto na internet (24 horas)
Seminário: Media Training (12 horas)
Workshop: Webdesign (12 horas)

Unidade III – Produtos Digitais
Produção multimídia (24 horas)
Jogos digitais e plataformas de entretenimento (24 horas)
Ferramentas colaborativas (24 horas)
Metodologia da Pesquisa (24 horas)
Seminário: Direitos autorais na web (12 horas)
Workshop: Produção Multimídia (12 horas)

Saiba quem são os professores:
– Dr. Alex Primo – UFRGS
– Dr. Flávio Anthero Nunes – UNIVALI
– MsC. Valquíria Michela John – UNIVALI
– MsC Carlos Castilho – ASSESC
– MsC Sandro Lauri Galarça – UNIVALI
– MsC Mary Vonni Meurer de Lima – UNIVALI
– MsC Vera Lúcia Sommer – UNIVALI
– Dr. Luís Fernando Máximo – UNIVALI
– MsC. Laura Seligman – UNIVALI
– Esp. Tiago Ficagna – UNIVALI
– Dra. Maria José Baldessar – UFSC
– Dr. Rudimar Scaranto Dazzi – UNIVALI
– Dr. Rogério Christofoletti – UNIVALI

Inscrições:
De 2 de fevereiro a 31 de março. Para isso, junte:
* Formulário para Inscrição totalmente preenchido;
* Diploma de conclusão de graduação (cópia autenticada);
* Histórico escolar de graduação (original ou cópia autenticada);
* “Curriculum Vitae” resumido (atualizado);
* Carteira de Identidade e CPF (cópia);
* Uma foto 3×4 recente

Custos:
Inscrição (R$ 384,00) + 17 parcelas de R$ 384,00. Ex-alunos da Univali pagam R$ 326,00

Mais informações:
Gerência de Pós-Graduação da UNIVALI – Itajaí/SC – Bloco 5 sala 105
Rua Uruguai, 458 – Bairro Centro – Itajaí/SC – CEP 88302-202
Fone: 47-3341-7534 / 47-3341-7652

Contatos:

E-mail: mba.midiasdigitais@gmail.com
Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=54531828
Site: http://www.univali.br/modules/system/stdreq.aspx?P=3230&VID=default&SID=477966633789518&S=1&A=closeall&C=27372

fórum de professores prorroga deadline

Sim, ainda dá tempo.

Por questões de problemas no sistema eletrônico de envio de trabalhos, a organização do 12º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo decidiu estender o prazo até dia 8 de março.

fórum de professores de jornalismo: prazo está esgotando

Daqui a poucas horas termina o prazo de envio de trabalhos para a 12ª edição do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo, que acontece em abril em Belo Horizonte. As informações podem ser obtidas aqui e se você quiser seguir o evento de perto, antes mesmo dele começar, a organização criou um perfil do encontro no Twitter.

(Com licença que ainda não terminei de escrever meu paper e o tempo está acabando…)

apertem os cintos: o ano já começou mesmo!

A Quarta-Feira de Cinzas funciona para os brasileiros como o 1º de janeiro de cada ano, quando renovamos nossas esperanças, fazemos planejamentos, prometemos mudanças radicais e iniciamos nova etapa de nossas vidas. Por isso é que dizemos que, por aqui, o ano começa após o Carnaval, rei dos clichês do qual ninguém abaixo do Equador está livre.

Por tudo isso e por muito mais, aviso à minha meia dúzia de fiéis leitores que o bicho vai pegar por aqui nos próximos meses. E embora a agenda esteja lotada, sempre aparecem encaixes e demandas inevitáveis. Desta forma, a melhor maneira é afivelar os cintos e segurar firme…

Em 2009, estarei particularmente envolvido com duas grandes pesquisas. A primeira se ocupa do ensino de ética jornalística nos cursos superiores da área no Brasil. Meu foco é observar quais são as metodologias, as pedagogias e as tecnologias utilizadas pelos professores dos 100 cursos mais antigos do país, o que significa um intervalo que vai de 1931 a 2000. A pesquisa foi aprovada no edital Universal e por isso tem financiamento do CNPq por dois anos.

A segunda pesquisa é resultado de uma parceria entre a Renoi e a UNESCO, e tem por objetivo levantar parâmetros para avaliação da qualidade de empresas jornalísticas brasileiras. O projeto tem prazo mais curto e envolve uma montanha de leituras e outros procedimentos de pesquisa, o que vai me ensinar muito a trabalhar em rede este ano.

Para além das pesquisas, vou orientar quatro alunos de graduação e uma no mestrado. São três monografias no Jornalismo, uma na Publicidade e uma dissertação no Mestrado em Educação. Os projetos são todos muito empolgantes: o papel dos microblogs no jornalismo brasileiro contemporâneo, a emergência do jornalismo participativo no jornalismo online catarinense, o papel do Last.FM no consumo de música em comunidades de usuários, representações sociais da identidade de publicitários, e a tensão permanente entre tecnofobia e tecnofilia no cotidiano de professores que lidam com informática na Educação.

Por falar em dissertações, acabei de liberar duas orientandas para a defesa de seus trabalhos. Uma fez análise de blogs de professores para observar vestígios de suas identidades profissionais; outra identificou formas de abuso infantil em dez filmes do cinema nacional no século XXI.

Na sala de aula, vou lecionar duas disciplinas na graduação no primeiro semestre: Técnicas de Projetos em Jornalismo e Temas Contemporâneos: Redes Sociais. No segundo semestre, pego mais uma – ainda não definida – no mestrado em Educação.

Afora isso, tenho outros compromissos profissionais: 

Isso sem contar a vida pessoal. Se a patroa não me der as contas este ano, não vai pedir nunca!!

a cara da gente, depois do carnaval

Você pode ter enfiado o pé na jaca nos últimos dias…

Você pode ter ficado no seu cantinho, descansando…

Você pode ter tentado ignorar o Carnaval e a agitação…

… mas nenhum de nós pode evitar a cara de Quarta-Feira de Cinzas…

frank

(por Frank Maia)

objetividade, transparência e credibilidade no jornalismo

Eu sei que o título deste post é sério demais para uma terça de Carnaval. Mas é que esbarrei em dois textos que não podem esperar a Quarta de Cinzas. Pedro Doria faz uma madura reflexão a partir dos comentários que recebeu em seu blog. O jornalista afirmou que nunca antes a imprensa brasileira havia sido tão profissional e objetiva quanto nos tempos atuais. Recebeu uma saraivada, o que o motivou a pensar (em voz alta) sobre objetividade e credibilidade no jornalismo.

Como um tema puxa o outro, Doria descambou na já cristalizada falta de transparência da indústria da mídia. Vale a pena ler com calma o post de Doria. Mesmo que você não concorde com ele, mesmo que não seja jornalista, ou nem se preocupe com essas questões. Comunicação e Jornalismo são assuntos que afetam a todos, de alguma forma e indistintamente.

Outro post muito interessante é o de Nick Diakopoulos sobre noções de transparência. O texto dele articula preopcupações interessantes comumente vistas no blog News Games, dedicado a pesquisas que ligam o jornalismo ao desenvolvimento de videogames. Diakopoulos parte do clássico “Elementos do Jornalismo”, de Bill Kovach e Tom Rosenstiel (e já publicado no Brasil), para tecer algumas considerações sobre esse nó que angustia redações, institutos de pesquisa e – por que não dizer? – escritórios de contabilidade. Vale a pena ler, mesmo que você não pense em desenvolver um game ou tente mudar a cultura de sua empresa.

6 links estrangeiros sobre jornalismo

Laicom: Laboratório de Análise Instrumental da Comunicação, da Universidade Autônoma de Barcelona. Em espanhol.

Digitalistas: microblog coletivo sobre jornalismo e comunicação. Surgiu agorinha, no início de fevereiro, e é em espanhol.

Stuff Journalists Like: blog de Christopher Ortiz, em inglês, e direto do Colorado.

Congresso Internacional de Comunicação: direto da Universidade de Navarra, em espanhol.

Jornalices: blog português sobre ensino de jornalismo.

Índice da Nova Mídia: indicador para monitorar o conteúdo de blogs. Em inglês e desenvolvido pelo Project for Excellence in Journalism.

ziriguidum: o que minha tuitosfera vai fazer no carnaval

Fiz um experimento nada científico para saber se quem me cerca no Twitter anda trabalhando demais. Na verdade, tenho percebido muito empiricamente que o Twitter é uma grande plataforma de queixas na web. E as pessoas reclamam majoritariamente de acúmulo de trabalho.

Pois aproveitando a proximidade do feriado de Carnaval, escolhi aleatoriamente quarenta amigos a que sigo no Twitter para fazer a seguinte pergunta: O que você vai fazer no carnaval?

Os resultados:

Dos 40 consultados, 22 responderam nas sete horas seguintes à consulta…

10 pessoas (ou 25%) responderam na primeira hora

27,2% disseram que vão trabalhar

13,6% responderam que vão viajar

41% afirmaram que aproveitarão os quatro dias de folia de Momo para descansar ou se divertir

18,2% disseram que vão trabalhar um pouco e descansar outro pouco

Como disse anteriormente, não há nada de científico nessa sondagem. Apenas quis medir um pouco a temperatura de como estamos separando nosso tempo entre trabalho e descanso.

Os resultados são alentadores, se formos considerar que as promessas vão se concretizar nos próximos dias. De qualquer forma, ainda acho que estamos trabalhando demais… Se somarmos a primeira e a última alternativa, teremos mais de um terço dos respondentes afirmando que vão se dedicar a algum trabalho nesses dias de pretensa folga.

PS – Ah! E se quiserem saber, eu quero mais é descansar, rir, me divertir nesses quatro dias. Muito ziriguidum, pelecoteco e balacobaco, já dizia o guru Sangentelli.

usp oferece curso de comunicação pública e de governo

A Escola de Comunicações e Artes da USP vai oferecer um curso sobre comunicação pública e de governo no próximo mês. Veja o comunicado oficial:

O professor Bernardo Kucinski vai ministrar a partir de março, na USP, um curso pioneiro sobre a comunicação pública e de governo, no qual pretende compartilhar suas experiências como assessor do presidente da república, assim como seus estudos in loco sobre comunicação da Casa Branca e de Downing Street.
O curso terá doze aulas, uma por semana, ás quintas-feiras, das 14h00 às 17h00, começando em 05 de março e terminando em 21 de maio. Abordará também os conceito de comunicação pública, sociedade da informação, e governo eletrônico; o lugar estratégico da comunicação na política e as estratégias de comunicação de políticas públicas e de propostas políticas controversas.
Entre os estudos de casos propostos estão a estratégia de comunicação da Embrapa, o episódio da expulsão do correspondente do New York Times Larry Rohter, o projeto editorial do Suplemento Agrícola do O Estado de S. Paulo, a batalha midiática em torno do projeto de captação das águas do São Francisco e a experiência das Cartas Criticas, que o professor Bernardo e sua pequena equipe produziam todas as manhãs para o presidente.
O curso foi concebido para ter como público alvo estrategistas de comunicação de governos e suas instituições e empresas , incluindo os estaduais e municipais, assim como de movimentos sociais, centrais sindicais, grandes sindicatos, Ongs e partidos políticos. Uma das intenções do professor é fazer do curso um espaço de intercâmbio das experiências desses participantes.
O curso será ministrado no Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA/USP, à Av. Prof Lucio Martins Rodrigues 443, prédio 2, sala 1, Cidade Universitária, São Paulo ( CEP 05508-000). As vagas foram limitadas a 40 e serão preenchidas por ordem de pedido de matrícula. As matriculas abrem no dia 09 de fevereiro, indo até o dia
03 de março, no endereço acima.

Mais informações com Paulo Cesar ou Tânia, pcbontempi@usp.br.
Ou no endereço http://www.eca.usp.br/cultexte/cursexte/cje.asp

comissão das diretrizes curriculares de jornalismo já tem calendário

A comissão de especialistas que irá reformar o documento das diretrizes curriculares para os cursos de Jornalismo já tem um esboço da sua sistemática de trabalho. Segundo informações da Folha-Educação e do próprio Ministério da Educação, a comissão vai receber propostas e sugestões até 30 de março. Ainda não foi definido para onde essas indicações vão seguir, mas isso deve se dar em breve e na forma de uma página eletrônica no portal do MEC.

O presidente da comissão, José Marques de Melo, anunciou ainda que serão realizadas três audiências públicas: dia 20 de março no Rio de Janeiro, dia 24 de abril em Recife e 18 de maio, em São Paulo. “Cada audiência será focada em um público específico. Para a primeira, serão convidados professores e intelectuais da área; na segunda, representantes das associações, entidades de classe e jornalistas profissionais que estejam no mercado de trabalho; e para a terceira, segmentos da sociedade civil, movimentos sociais e organizações não-governamentais”, explicou Marques de Melo à assessoria do MEC.

lei de imprensa em queda; publicidade online em alta

O Supremo Tribunal Federal (STF) prorrogou por mais um mês sua decisão de suspender 20 dos 77 artigos da Lei de Imprensa (Lei 5.250/67). A decisão saiu na tarde de ontem. Moribunda, a Lei de Imprensa é um zumbi nas redações… (leia mais no Consultor Jurídico).

Do lado de lá do balcão, as coisas estão muito bem, obrigado. De acordo com o Instituto Inter-Meios, a publicidade online brasileira registrou faturamento de R$ 759,3 milhões em 2008, alta de 44,1% em relação ao ano anterior (saiba mais no IDGNow). A crise, a marolinha ou o fim do mundo ainda não chegaram aos departamentos comerciais… Melhor assim…

liberdade de expressão, acesso à informação e empoderamento

wpfd_2008_proceedings_160A UNESCO acaba de disponibilizar um documento que interessa a todos aqueles que pesquisam políticas de comunicação, democracia e direitos. Trata-se de Freedom of Expression, Access to Information and Empowerment of People. O volume está em formato PDF, em inglês, e tem 106 páginas.

O sumário diz a que veio:

  • Press Freedom Contributes to Empowerment
  • Press Freedom and the Empowerment of People
  • Community Broadcasting: Good Practice in Policy, Law and Regulation
  • Working Conditions of Journalists in Africa
  • Freedom of Expression, the Right to Communication: Old Challenges, New Questions
  • Towards a Third Generation of Activism for the Right to Freedom of Information
  • Supporting Democracy Requires Combating New Media Censorship
  • Access to Information
  • Right to Information and Sustainable Development
  • Challenges for Advocacy and Implementation of Right to Information Laws
  • Freedom of Information Visibility on the Development Agenda
  • A Perspective on India’s Recent Experiences

Para ter acesso, clique aqui.

intercom sul com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Intercom Sul 2009, que acontece de 28 a 30 de maio na Furb, em Blumenau (SC).

Mais informações: http://www.furb.br/intercomsul2009

novas diretrizes para os cursos de jornalismo: o que podemos esperar

O Ministério da Educação divulgou esta semana a formação de uma comissão de especialistas que irá reformar o documento que hoje define as diretrizes curriculares para os cursos de Jornalismo. A comissão terá a trabalhosa missão de revisar uma norma que é um verdadeiro monstro de Frankenstein, isso porque o documento de que estou falando é tão amplo que abrange todos os cursos de Comunicação, indo do Jornalismo à Publicidade e Propaganda, da Editoração ao Cinema, da Fotografia ao Radialismo. Isso mesmo! Um único documento do MEC sinaliza para gestores, professores e comunidade como devem se guiar os cursos de graduação nas chamadas habilitações da Comunicação.

Neste sentido, a notícia da criação da dita comissão é uma boa notícia. Outra boa nova é a própria composição desse coletivo, que será presidido pelo professor José Marques de Melo, o mais proeminente nome da área na academia brasileira. Os demais componentes da comissão são os professores Alfredo Vizeu (UFPE), indicado pelo Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ), Eduardo Meditsch (UFSC), indicado pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Luiz Motta (UnB), indicado pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), Manuel Carlos Chaparro (USP), Sonia Virginia Moreira (UERJ), da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), Sérgio Mattos (UFBA) e Lúcia Maria Araújo, do Canal Futura.

Pelo que pude acompanhar em dois ou três fóruns eletrônicos da área, a comissão foi bem recebida por seus pares, seja pelo histórico que acumula ou ainda pelo amplo arco de entidades que indicaram a sua composição. O trabalho começa já e a comissão tem 180 dias para concluir suas tarefas. Mas o que se pode esperar disso?

Uma chance histórica

Antes de tudo, o momento é muito importante para a área da Comunicação em geral e para o Jornalismo em particular. Relevante porque a comissão de notáveis pode reparar equívocos como a esquizofrenia do documento das diretrizes atuais. Ao propor um documento voltado para o Jornalismo, certamente a comissão vai desencadear movimentos semelhantes nos demais campos assemelhados que compõem o amplo espectro da Comunicação. Assim, se publicitários estiverem bem articulados e suficientemente organizados, eles também poderão trabalhar por Diretrizes Curriculares mais afinadas com os objetivos e especificidades de sua profissão. Mas não só isso.

A elaboração de um documento próprio para o Jornalismo tende a reforçar a luta de diversos segmentos da academia que batalham por uma maior valorização e autonomia do campo entre as áreas de conhecimento. Essa luta vem se dando ultimamente na defesa de uma especificidade do Jornalismo na Tabela de Areas de Conhecimento do CNPq, na proposição de cursos de graduação e pós em Jornalismo – veja o caso da UFSC – e na tentativa de fixação de uma prova exclusiva para o Jornalismo no Enade… (Estive na comissão que prescreveu as diretrizes para essas provas, mas fomos vencidos pela burocracia do INEP e pela indisposição de dedicar mais de recursos nesse produto, objetivando uma avaliação mais condizente e mais coerente…)

A elaboração de um documento voltado para o Jornalismo vem a calhar também num momento delicado para a profissão. Como todos sabem, o Supremo Tribunal Federal está para julgar o mérito da liminar que desobriga o porte de diplomas de ensino superior para a obtenção de registros profissionais de jornalistas. A edição de um documento que padronize, organize e sinalize bons caminhos para os cursos de graduação auxilia na compreensão geral da nação de que estudar faz bem, e que sempre é muito melhor contar com profissionais bem capacitados do que “talentosos de plantão” ou “práticos”.

É importante lembrar ainda que outra comissão – na verdade, um grupo de trabalho – joga outro papel importante nos próximos meses. Desde o final de 2008, o Ministério do Trabalho constituiu um coletivo que tem por missão elaborar uma nova regulamentação profissional para os jornalistas. Conjugados os documentos – uma nova lei da profissão, a decisão do STF e novas diretrizes curriculares -, teremos um novo panorama para o jornalismo no Brasil. Podem apostar…

Melhor ou pior?

É difícil prever o resultado do julgamento do Supremo sobre a liminar de 2001, e não é muito fácil imaginar que tipo de regulamentação teremos nos próximos anos. Mas os resultados do trabalho da comissão de especialistas é possível de adiantar. Os erros do passado – como o currículo mínimo e a esquizofrenia atual – não serão repetidos. A variedade e amplitude das entidades que sustentam os membros das comissão também garantem que não haja um isolamento da academia frente o mercado.

Ouso em dizer que podemos esperar dias melhores. Mas não posso deixar de me preocupar com o longo prazo destinado aos trabalhos. Sei que o trabalho não é pouco, mas seis meses é muito para a discussão, elaboração e redação do documento. Pior: se for demorar seis meses, o MEC vai se encarregar de demorar mais seis até editar a medida, e aí adentraremos 2010. Por isso, acho que a celeridade é fundamental nos encaminhamentos das próximas semanas. Se a comissão for ágil e não comprometer a qualidade, teremos mais condições de colher um documento melhor e mais determinante para o jornalismo. A tarefa não é nada simples, mas seus executores têm totais condições de cumpri-las, digo sem qualquer bajulação.

Se conseguirmos chegar à metade de 2009 com a decisão do STF – qualquer que seja ela -, com uma nova regulamentação profissional e com novas diretrizes curriculares, poderemos iniciar uma nova fase para o jornalismo brasileiro. A partir de 2010, estaremos começando uma nova década e não apenas no calendário…

meu mantra

“Dizer não é dizer sim. Saber o que é bom pra mim! Basta sinceridade. Basta disposição”
(Kid Abelha)

o ano começou!

Tive uma semana agitadíssima a que passou. Muita correria e trabalho de sobra. Mas mesmo assim sobrevivi bem, afinal era a primeira depois das férias.

Mas a coisa não está fácil não. No intervalo de 24 horas, soube por duas amigas que a coisa está pegando por lá. Uma simplesmente desistiu de enviar artigos para um evento por puro e completo esgotamento mental. A outra, com prazos esgotando, sofre agora de tendinite.

Que mundo é este em que a gente não trabalha pra viver, mas VIVE PRA TRABALHAR???

links para uma sexta-feira 13

zombie

Antes que Jason, Freddy Krugger, zumbis e outros monstros venham te visitar, indico 13 links para exorcizar a sexta-feira assombrada…

1. Sônia Bertochi indica um videozinho de pouco mais de um minuto que explica porque redes sociais são importantes. Aqui.

2. Folha Informática traz matéria sobre estudo espanhol que atesta que videogames ajudam crianças a se desenvolver. Aqui.

3. Apesar da popularidade, o Twitter ainda não deslanchou nos resultados comerciais. Veja no Jornalismo nas Américas.

4. O Pew Internet and American Life Project divulgou pesquisa sobre o uso do Twitter. Leia mais aqui.

5. O Pew Research Center criou o Índice da Nova Mídia. Saiba o que é aqui.

6. Em Navarra, prossegue hoje o Congresso Internacional de Inovação na Comunicação, que a gente pode acompanhar pelo twitter: http://twitter.com/fcomnavarra

7. Já está na rede a chamada para trabalhos para a Sexta Conferência sobre Inovação no Jornalismo. Aqui.

8. As datas para os seminários regionais e para o congresso nacional da Intercom estão disponíveis na página de entrada do site da entidade.

9. Mark Deuze apresenta um slideshow com algumas idéias de seu mais novo livro: Media Life.

10. Pedro Doria expande seu projeto, o agregador brasileiro As Últimas. Tem Política (brasileira e internacional), Futebol, Ciência, Cinema, Culinária, Humor, Personalidades e até Mídia. Veja.

11. Como no faroeste. A Microsoft oferece recompensa para quem dedurar o criador de uma praga da tecnologia. Aqui.

12. A Columbia Journalism Review menciona mais um evento científico no jornalismo, um painel que aconteceu ontem na Woodrow Wilson International Center for Scholars. Aqui.

13. Ok, não dá pra fugir de Jason… ele não morre mesmo… então, veja o site do Friday the 13th.

redes socias: bônus da formação

Cometeram a irresponsabilidade de me escalarem para dar uma oficina sobre redes sociais hoje. O “evento” acontece no meio da semana de formação continuada para os professores da Univali, e é voltado para os docentes dos cursos de graduação, principalmente os cursos de ciências sociais aplicadas, comunicação…

Bem, para não lesar os colegas com as não-novidades que vou falar à tarde (com direito a uma outra turma, à noite), deixo abaixo um bônus, prêmio para os que ficaram até o final da minha ladainha. Explico. No último slide da apresentação, aviso que deixei material bom neste blog…

Divirtam-se! E Deus lhes paguem…

Bônus 1: Veja um belo mapa de redes e mídias sociais. Aqui, em PDF, e em espanhol.

Bônus 2: Conheça um diretório brasileiro que reúne tudo o que já se produziu cientificamente por aqui sobre redes sociais..

Bônus 3: Baixe o livro Blogs.com: estudos sobre blogs e comunicação, organizado por Adriana Amaral, Raquel Recuero e Sandra Montardo. Em PDF e de graça.

ATUALIZAÇÃO: Ah! A apresentação em PowerPoint da formação está aqui.

anped prorroga prazos para trabalhos

Atenção, pesquisadores em Educação!

Atendendo a pedidos, a Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Educação (Anped) esticou o prazo para recebimento de artigos para sua 32ª reunião anual, que acontece em outubro próximo em Caxambu (MG).

Pesquisadores da área – professores, mestrandos e doutorandos – têm agora até o dia 18 de março para inscreverem seus textos.

Mais informações: http://www.anped.org.br

renoi e unesco fecham parceria para criar indicadores de qualidade para o jornalismo

A Rede Nacional de Observatórios de Imprensa (Renoi) e a representação da UNESCO no Brasil, por meio do setor de Comunicação e Informação, estabeleceram um acordo de cooperação científica para o desenvolvimento de indicadores da qualidade jornalística. A parceria prevê a execução de uma pesquisa que apontará as bases conceituais de parâmetros para aferir concretamente o que significa informação jornalística de qualidade para os meios brasileiros.

Pesquisadores da Renoi executarão o projeto conjugando debates acadêmicos, aspectos mercadológicos e profissionais e compromissos sociais que os meios de comunicação devem manter com as comunidades a que servem. Neste sentido, o projeto “Indicadores de Qualidade da Informação Jornalística” objetiva propor instrumentos de medição de excelência e contribuir para o desenvolvimento do setor no país. A parceria UNESCO-Renoi se juntará, no Brasil, às discussões do Programa Internacional para o Desenvolvimento da Comunicação (IPDC) que originaram, no ano passado, o documento Media Development Indicators.

A publicação do IPDC sistematizou categorias para compreender de forma equilibrada a tríade mídia, democracia e desenvolvimento, entre elas a que trata de um sistema regulatório que conduza à liberdade de expressão, ao pluralismo e à diversidade da mídia. O projeto “Indicadores de Qualidade da Informação Jornalística” buscará na literatura específica do jornalismo e da gestão de qualidade critérios que reforcem essas ações, sempre envolvendo os profissionais das redações e de empresários do setor na elaboração de conceitos e iniciativas que atestem a excelência na mídia.

A parceria UNESCO-Renoi se estenderá até o final de 2009, quando a etapa conceitual do projeto dos indicadores deve ser concluída. Na sequência, pesquisadores da Renoi agregarão os resultados num sistema informatizado que possa servir de ferramenta para a avaliação da qualidade dos meios de comunicação brasileiros.

ela descansou…

Eluana Englaro morreu há cerca de três horas. Seu caso foi a polêmica das últimas semanas na Itália por conta da decisão da Justiça que autorizou a suspensão do tratamento que a mantinha viva (? – em coma) há 17 anos.

O primeiro ministro Silvio Berlusconi, que tentou impedir a ação por vias políticas, lamentou o ocorrido, dizendo que se sentia amargurado por não ter conseguido salvar a vida de Eluana. Como se ele pudesse…

faz mais de 50 anos e ainda soa forte

O maior disco de jazz de todos os tempos para muitos foi gravado há um pouco mais de meio século. Kind of Blue trazia Miles Davis, John Coltrane e uma malta de músicos lendários. A atmosfera permanece, basta ver no registro reunido, misturado e postado no youtube:

Se é mesmo o maior e o melhor disco de todos no jazz pouco importa. Certo é que Kind of Blue é sensível, emocionante, pungente, fundamental, universal, eterno.

Como dizia o pai de um amigo meu: “Deite no chão, feche os olhos e abra os ouvidos!”

ética jornalística: 5 links do momento

@ Robert Niles tem mexido com marimbondos. Leia a primeira parte de suas reflexões sobre jornalismo, ética e publicidade em sites jornalísticos.

@ Leia a segunda parte do texto de Niles.

@ The New York Times se preocupa que os avanços tecnológicos e a web 2.0 interfiram na credibilidade de seu jornalismo. Por isso, estabeleceu uma política para o uso de redes sociais, por exemplo…

@ Que futuro para o jornalismo?, pergunta-se Daniel Cornu, ombudsman dos veículos do grupo suíço Edipresse de mídia.

@ Cristina Charão, do Observatório do Direito à Comunicação, entrevista o jornalista Alberto Dines, do Observatório da Imprensa.

caso englaro e a coragem de decidir pela “boa morte”

A família de Eluana Englaro conseguiu, nesta semana, a permissão da Justiça italiana para a eutanásia. Eluana, que tem 37 anos, está em coma, num estado vegetativo, há 17 anos, desde que sofreu um acidente automobilístico. O caso vem provocando tremores de terra no país seja pela polêmica natural da decisão judicial seja pelo alto contingente católico da população.

Eluana foi transferida para um hospital em Udine, onde deve morrer pacificamente, embora já haja movimentos inclusive políticos para impedir o procedimento.

O caso lembra de perto a história de Terry Schiavo (foto), a norte-americana que viveu por 15 anos em condições semelhantes e que morreu em março de 2005 após retirarem o tubo de alimentação que a mantinha. À época, o marido de Terry enfrentou os pais dela na justiça para conseguir a autorização que permitiria a morte.

É claro que esta decisão não é nem um pouco fácil. Para ninguém. Não existe consenso em nenhuma parte do mundo sobre a eutanásia e sobre como lidar com situações como a de Eluana e Terry. As duas mulheres foram – cada uma a sua maneira – desligadas de suas vidas convencionais e mantidas por aparelhos por anos e anos. Seus familiares cuidaram delas, administrando não apenas a manutenção artificial do corpo de um ente querido como também as intensas emoções que isso implica. Amigos e parentes sofreram com a excepcionalidade dessas existências nos últimos anos.

Os sempre nervosos debates acerca da eutanásia são recheados de elementos filosóficos, religiosos, éticos. Teme-se decidir pela morte, mas sofre-se com a manutenção de uma vida tão atípica, tão dependente, tão precária. Decidir pelo não-viver depende de coragem, de convicção, de convencimento. Decidir pela morte dos outros é delicadíssimo, pois implica em tomar as rédeas da vida de quem não as pode conduzir.

Por outro lado, não sabemos se Eluana, no caso, deixará o estado vegetativo e retomará a sua vida normal. Não sabemos também em que condições pode voltar. Ignoramos como seus familiares já estão cansados, exauridos dessa tragédia toda. Talvez sua morte seja mesmo o descanso de todos, o fim de uma agonia que não se dissipa.

Se situação semelhante estivesse se dando no Brasil, penso que os debates e a polêmica seriam semelhantes aos que assistimos na Itália. De alguma maneira, somos muito parecidos – em espírito e humor – com os italianos. Não sei se nossa Justiça assumiria os riscos e bateria o martelo da mesma forma. Nosso ministro da Justiça deu amparo a um homem que responde pelas acusações de quatro homicídios e por terrorismo, mas não sei se optaria pela chamada “boa morte”…

Eu, aqui com meus botões, penso que os Englaro estão no caminho certo. Não vão deixar de amar a filha querida que se apagou num acidente. Não esquecerão dos anos devotados a ela, na saúde e na doença. Mas talvez possam fazer permanecer em suas memórias a melhor imagem da filha, vivendo normalmente, rindo, conversando, cantando, entrando apressada em casa, falando ao telefone…

O fato é que viver é uma tarefa difícil. Permanecer vivo requer vontade, amor à vida, sentido de permanência. A vida sem desejo é uma palavra de quatro letras sem o menor sentido.

darwin, 200: a celebração

No próximo dia 12 de fevereiro, serão celebrados 200 anos do nascimento de Charles Darwin. O marco já está sendo comemorado em diversas partes do mundo. Datas redondas costumam emplacar grandes homenagens, e parte da mídia já está fazendo isso.

A versão brasileira da revista Scientific American trouxe um especial neste mês, com textos de diversas personalidades do mundo científico mundial. Para leigos como eu – que ainda não evoluíram o bastante, hehehe.. -, a edição é pouco didática, mas vale dar uma olhada no capricho das imagens e do tratamento gráfico dado ao tema. No mesmo número, um artigo desce a madeira no Criacionismo e na Teoria do Design Inteligente. Aliás, a revista não fica em cima do muro, escancarando o que pensa: coloca na capa que a evolução, conforme Darwin, é a idéia mais poderosa da ciência!

A GloboNews está exibindo desde o final de janeiro uma série sobre o tema no programa Milenium, e até deixou um hotsite interativo. Mas as coisas não param por aqui. Tenha certeza: vamos ouvir e ver muito mais sobre isso nos próximos dias…

Se o bicentenário de Darwin te interessa, veja o site que o Natural History Museum criou para a celebração.

Veja alguns vídeos curtinhos sobre o Darwin’s Day dos anos passados:

Ah! Parabéns, Charles!