mestrado em jornalismo abre vagas

O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC (PosJor) lançou ontem o edital para seleção da próxima turma de mestrandos. O prazo para as inscrições para o Processo Seletivo 2011 vai de 14 a 25 de abril. As inscrições são gratuitas e feitas pela internet.

Mais informações sobre datas estão aqui no Edital 001/POSJOR/2011.
Veja ainda uma sugestão de estrutura para o projeto de pesquisa.

O Mestrado em Jornalismo é o único do país com esta área de concentração. Tem conceito 4 na Capes – num total de 7, mas com programas com no máximo 6. São duas linhas de pesquisa: Fundamentos do Jornalismo, e Processos e Produtos Jornalísticos. São doze professores, quatro deles pesquisadores de produtividade do CNPq.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

filosofia 2.0 e redes sociais

Acontece hoje e amanhã na Universidade Nacional Autônoma do México o 1º Encontro Filosofia 2.0 e Redes Sociais.

Confira a programação:

Hoje, 14
Comunicações tradicionais: 10h-12h

  • Miguel Angel Cabrera Sanchez. “Redes sociales, caos y Tecnopolítica. Tradicional”
  • Marco Antonio Godínez Bustos. “La proliferación digital del discurso y el futuro de la filosofía”
  • Adriana Romero Villegas. “Sobre el Ciber-Café-Philos y la filosofía de autoayuda”. Benemérita Universidad Autónoma de Puebla.
  • Carlos Alberto Pineda Saldaña. “Lebenswelt 2.0”


Comunicações dinâmicas: 12h – 14h

  • Mauricio Sosa. “Debate sobre las aporías de la democratización en las redes sociales”
  • Oscar Santana. “Algunas consideraciones en torno a la relación entre Filosofía, Redes Sociales y Bibliotecas digitales”
  • Leticia Flores Farfán: “Estrategias Contemporáneas de lectura de la antigüedad grecorromana”

Pausa

Apresentações de ferramentas: 17h – 19h

  • Antonio Salgado. “Ambientes colaborativos y documentales”
  • Talía Elizabeth Morales. “Revista AIon.mx”
  • “Círculo de estudios de la filosofía Mexicana”

Amanhã, 15
Comunicações dinâmicas: 10h-12h

  • Isabel Galina. “Publicaciones digitales”
  • Ernesto Priani. “Micro filosofía”
  • Ramos Chaverry Soto. “Redes sociales y procesos de subjetivación”
  • Daniela Michel. “Alcances y limitaciones de Wikipedia para laformación digital del alumno”

Comunicações tradicionais: 12h-14h

  • Edith Gutiérrez Cruz. “Hay un ethos en Twitter”
  • Francisco Javier Montes. “Redes sociales: evolución y alteración mental y cerebral”
  • Alberto Constante: “Escrito en Twitter”
  • Raúl Trejo Villalobos y Rebeca Garzón Clemente, “Hacia una clasificación de los sitios WEB especializados en Filosofía (En lengua Española)”

14h: Encerramento

blogs, links e intertextualidade

Viajo hoje para Santa Maria para participar da banca avaliadora da dissertação “Posts intertextuais: um estudo de links nos blogs Luis Nassif Online, Conversa Afiada e O biscoito fino e a massa”, de Silvana Copetti Dalmaso. O trabalho foi orientado pela professora Luciana Pellin Mielniczuk na UFSM e estarei à banca com a sempre divertida Marcia Benetti Machado.

Na dissertação, Silvana analisa o episódio da “bolinha de papel” das eleições presidenciais do ano passado, repercutido nos blogs Conversa Afiada, O Biscoito Fino e a Massa e Luis Nassif Online.

Ficou curioso? Aguarde passar a banca e entre em contato com a autora…

espanhois discutiram jornalismo digital

Terminou ontem o 12º Congreso de Periodismo Digital, evento que aconteceu em Huesca, na Espanha, e que juntou acadêmicos e jornalistas para se discutir as novas tendências do jornalismo online.

  • Para saber um pouco mais da programação, acesse o site oficial
  • Para baixar um ebook com os trabalhos acadêmicos apresentados, clique aqui (em espanhol, 444 páginas e 8,6 megabytes de arquivo)

simpósio de pesquisa avançada em jornalismo

Acontece em 24 e 25 de março na UFSC em Florianópolis o 2º Simpósio de Pesquisa Avançada em Jornalismo, uma promoção do Mestrado em Jornalismo com apoio da Fapesc. Segundo os organizadores,

O evento contará com a participação de pesquisadores em Comunicação e Jornalismo dos oito cursos de pós-graduação em Comunicação dos três estados do sul do país para discutir variados temas relacionados aos desafios institucionais e técnico-metodológicos da pesquisa e ensino no campo jornalístico.

O simpósio terá palestrante internacional, as inscrições serão feita no local do evento, são gratuitas e rendem certificado para os participantes.

Veja programação:

Quinta, 24 de março
18h: ABERTURA: “A produção científica do Jornalismo na Comunicação”

  • Profª Drª Cláudia Quadros, pesquisadora do PPGCOM/UTP e diretora científica da SBPJor
  • Profª. Drª. Marialva Barbosa, pesquisadora do PPGCOM/UTP e diretora científica da Intercom
  • Prof. Dr. César Bolaño, presidente da Associação Latino-Americana de Investigadores em Comunicação (Alaic)

19h30: CONFERÊNCIA DE ABERTURA: “Inovação e renovação: chaves para a aprendizagem do jornalismo no século XXI”
Carlos Eduardo Cortés S., jornalista e pesquisador pela Rádio Nederland Training Centre (RNTC) – América Latina e pela Fundación Nuevo Periodismo Iberoamericano

Sexta, 25 de março
9h: PARTE 1 – “Questões teórico-metodológicas da pesquisa em Jornalismo”

  • Profª. Drª. Christa Berger, pesquisadora do PPG/Unisinos
  • Profª. Drª. Ana Carolina Escosteguy, pesquisadora do PPG/PUC-RS
  • Prof. Dr. Paulo Boni, pesquisador do PPGCOM/UEL
  • Profa. Rosa Maria Cardoso Dalla Costa, pesquisadora do PPGCOM/UFPR

12h-14h: Almoço

14h: PARTE 2 – “Questões teórico-metodológicas da pesquisa em Jornalismo”

  • Profª. Drª. Márcia Franz Amaral, pesquisadora do PPGCOM/UFSM
  • Profª Drª Nilda Jacks, pesquisadora do PPGCOM/ UFRGS
  • Profª Drª Doris Fagundes Haussen, pesquisadora do PPG/PUC-RS
  • Profª Drª Cláudia Quadros, pesquisadora do PPGCOM/UTP
  • Profª Drª Gislene da Silva, pesquisadora do POSJOR/UFSC

16h: Intervalo Café

16h30: Reunião dos coordenadores dos programas de pós-graduação
(atividade restrita)

18h: ENCERRAMENTO: “Desafios científicos institucionais e de investigação no campo do jornalismo”
Profª. Drª. Itania Gomes presidente da COMPÓS e pesquisadora na área de telejornalismo

 

 

 

em inglês e em espanhol (também)

A partir de agora, a revista Estudos em Jornalismo e Mídia, do Mestrado em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), também receberá artigos científicos em espanhol e inglês.
A decisão faz parte de uma série de esforços para internacionalizar o periódico, propiciar mais diálogo com outros pólos de produção científica e aumentar a qualidade das edições.
A revista está com chamadas abertas até 20 de abril para a primeira edição do ano, cujo tema é “Democracia e Regulação”.

Mais informações sobre a chamada aqui.

Acesse as instruções de formatação de textos para os autores aqui.

A Estudos em Jornalismo e Mídia é um periódico eletrônico semestral, e tem conceito B3 no sistema Qualis/Capes.

jornalistas brasileiros estão “bem na fita”

As lideranças sindicais brasileiras estão cada vez mais influentes nas entidades classistas do jornalismo global.
Celso Schröder, presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), desde 2008, responde também pela Fepalc, a Federación de Periodistas de América Latina y Caribe. Agora é a vez de Beth Costa, que já presidiu a Fenaj, e que foi escolhida neste mês para ser a nova secretária-executiva da International Federation of Journalists (FIJ). A jornalista brasileira foi selecionada entre 41 candidatos de todo o mundo e vai substituir o irlandês Aidan White, que estava no cargo desde 1987.

 

 

um blog sobre o futuro do jornalismo

O principal jornal espanhol, El País, lançou esta semana um blog para debater as transformações pelas quais o jornalismo vem passando. Trata-se de Periodismo con Futuro, cujos propósitos seus editores explicam:

Com todas as incógnitas do momento, o título deste blog é uma afirmação naquilo que acreditamos sem duvidar. O Como, Quem, Onde e Quando já não estão tão claros. Queremos abrir um debate sobre o presente e o futuro do jornalismo e sua indústria, sobre novas tendências, conteúdos, tecnologia, suportes e modelos de negócio, com informação e análise. E viver em primeira mão um novo ecossistema informativo tão apaixonante quanto incerto.

Entre os destaques do que já foi postado, há vídeos de entrevistas curtas com publishers do El País, do New York Times e da Der Spiegel.
Acesse o blog!

 

 

 

 

 

 

 

hitler e o wikileaks

Em mais uma paródia ao filme A Queda, quando legendas cômicas são adicionadas a uma cena num bunker, Hitler se irrita com os vazamentos do Wikileaks. Guardadas as devidas proporções, deve ter acontecido uma explosão semelhante no gabinete da secretária de Estado Hillary Clinton, em dezembro passado…

mulher e jornalista

Como não poderia deixar de ser, o assunto hoje – e para mim, todos os dias! – é a mulher.
Não gosto da data porque a sua origem é muito triste, mas marcar um dia por elas ainda é necessário. Não acha?

Então, veja o relatório que os Repórteres Sem Fronteiras fizeram sobre liberdade de imprensa e gênero… Em inglês, 12 páginas e 1,3 mega de arquivo.

 

 

 

compolítica já tem programação

Os organizadores do 4º Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolitica) acabam de disponibilizar as listas de trabalhos aprovados para os grupos de trabalho. O evento acontece no Rio de Janeiro nos dias 13, 14 e 15 de abril.

Veja a programação geral:

DIA 13/ABRIL

16h – Reunião da Diretoria da Associação

18h às 19h – Entrega do material do congresso

19h às 19h30 – Abertura

19h30 às 21h – Conferência “A Comunicação Política e sua institucionalização no Brasil”

21h – Coquetel + lançamento de livros

DIA 14/ABRIL

09h às 10h30 – Mesas I e II

10h45 às 12h15 – Mesas III e IV

14h às 18h – GTs I

19h – Oficina “Por Dentro das Campanhas Eleitorais”

22h – Confraternização

Grupos de Trabalho

DIA 15/ABRIL

09h às 13h – GTs II

15h às 17h – Reunião Plenária da Compolítica

Mais detalhes aqui

Os trabalhos selecionados para os GTs estão aqui

fantasia de carnaval 2

Naqueles dias, o amor era como o ar que se respirava: era ofegante, quente, abrasador, todos dependiam dele pra viver e estava em toda a parte. Amava-se mais que tudo. Entre um baile e outro. Entre uma ala e outra na avenida. Com máscaras ou sem elas, com todas as fantasias ou sem nenhuma roupa. Após os quatro dias, e bem depois – nove meses além -, nasciam os filhos do Carnaval.

Esses podiam ser brancos ou negros, ricos ou pobres, meninos ou meninas. Eram diversos, mas tinham uma coisa em comum: nasciam com um gen específico, incrustado no seu código genético, e humanamente irresistível. Como um vírus incubado, o gen ficava adormecido por anos, e só era despertado lá pelos 14 ou 15 anos, quando seu portador ouvia o estrondo de uma bateria de escola de samba. A marcação do surdo, os pipocos dos tamborins e o gemido jocoso das cuícas faziam a pessoa requebrar, sacolejar e sambar até ficar exausto. O gen, esse dos filhos do Carnaval, só foi mapeado e identificado pelos cientistas há poucos anos, e recebeu uma etiqueta incompreensível: G14253C. Nas ruas e nas casas dos filhos do Carnaval, era conhecido como “gen da alegria”.

líbero recebe artigos

Retransmito chamada dos editores da revista da Faculdade Cásper Líbero:

A LÍBERO está recebendo artigos e resenhas para sua edição de nº 27, de junho de 2011.
Data-limite para envio de artigos: 15 de março de 2011.
Os artigos devem ser encaminhados para o e-mail: libero@casperlibero.edu.br
Normas para colaboradores:
http://www.casperlibero.edu.br/rep_arquivos/2010/09/30/1285866545.pdf

Última edição: aqui

fantasia de carnaval 1

Naqueles quatro dias, o que caía do céu em clubes e nas ruas eram confetes coloridos e saborosos. Gotinhas de chocolate fantasiadas de amarelo, azul, verde, vermelho, rosa, marrom, roxo, prata…

Naqueles quatro dias, toda serpentina que o folião lançasse alcançava um novo amor. Envolvia-lhe o pescoço e num movimento rápido, trazia-se para perto de si alguém com os lábios só prontos pra sorrir e beijar.

Naqueles quatro dias, como num decreto federal, era proibido morrer nas estradas, cometer crimes, ofender as pessoas. De forma compulsória, todo cidadão de bem tinha que morrer de rir, cometer loucuras, ofender a tristeza…

 

 

e-compós já tem chamadas para 2011

A revista E-Compós já definiu seus temas e prazos para recebimento de artigos de suas três edições de 2011.
Anote aí:

1ª Edição: Temas livres
Espaço aberto para contemplar toda a diversidade de abordagens teóricas, metodológicas e empíricas do campo da Comunicação.
Deadline: até 30 de março

2ª Edição: Dossiê temático “Comunicação e o Sujeito”
Este número pretende publicar contribuições que explorem a relação entre a comunicação e o universo dos sujeitos, tanto do ponto de vista dos próprios sujeitos como em suas dimensões simbólicas, cognitivas, políticas e sociais. Alguns dos temas que contemplam esta perspectiva são os estudos de recepção, identidades sociais, sociabilidades, diásporas e migrações, consumo e apropriações dos meios, perspectivas psicológicas e antropológicas da comunicação, representações sociais, grupos minoritários, cidadania e educação, entre outros temas convergentes.
Deadline: até 30 de junho

3ª Edição: Dossiê temático “100 anos de Marshall McLuhan”
Este número pretende homenagear o centenário de nascimento de um dos mais importantes teóricos da cultura midiática. Muito além do aforismo “o meio é a mensagem” e de expressões célebres como “aldeia global” e “Galáxia de Gutemberg,” a obra de McLuhan tem sido objeto de releituras e interpretações que o apresentam como um pioneiro que previu, com mais de três décadas de antecipação, vários dos desdobramentos contemporâneos da cultura das mídias. Pretendemos publicar artigos, resenhas e entrevistas que explorem aspectos e desenvolvimentos desta rica, controvertida e multifacetada obra, em temas como tecnologias e corporeidade, materialidades da mídia, artes e estética, cognição e comunicação, tecnologias e sociedade, ecologia das mídias, teoria dos meios e outras abordagens convergentes.
Deadline: até 30 de setembro.

Todas as submissões devem ser encaminhadas através do site da revista.
Normas de publicação aqui.

 

quer saber mais da abciber 2011?

A Associação Nacional dos Pesquisadores em Cibercultura (Abciber) está organizando o seu 5º simpósio, que acontece em novembro, em Florianópolis. Você pode acompanhar mais informes do evento pelo Twitter (http://twitter.com/abciber2011) ou ainda pelo Facebook.

 

 

 

 

 

rede alcar chama trabalhos

A professora Maria Berenice Machado lembra que termina no próximo dia 15 de março o prazo para submissão de papers para os GTs do 8º Encontro Nacional de História da Mídia (Alcar 2011), que acontece no Unicentro (Guarapuava – PR), de 28 a 30 de abril.

Os aceites devem ser divulgados em 30 de março.

Mais informações podem ser encontradas em:
http://www.unicentro.br/historiadamidia2011

ou pelo e-mail
historiadamidia2011@unicentro.br

 

 

 

 

 

 

cinema, tv e história em revista

A editora da revista Famecos, Cristiane Freitas Gutfreind, informa que a publicação está recebendo artigos para o dossiê “Cinema, televisão, história: perspectivas teóricas e empíricas”. Os textos devem ser enviados até 31 de março para revistadafamecos@pucrs.br

Normas de publicação estão em:
http://www3.pucrs.br/portal/page/portal/famecosppg/ppgcom/ppgcomRevista

A revista da Famecos é um periódico científico do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUCRS, com conceito B1 no Qualis/Capes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

livro com cara de internet

Hoje, já não é mais novidade um livro ser lançado na forma de volume impresso e, ao mesmo tempo, em formato digital, próprio para dispositivos móveis de leitura. A exemplo de outras áreas, o mercado editorial precisou se adequar a novos hábitos de consumo e a novas formas de difusão da cultura do livro.

Mas as editoras não apenas estão oferecendo livros em bits como também estão encurtando o tempo de produção de volumes impressos. Dou um exemplo. Acaba de chegar às livrarias brasileiras o livro “Wikileaks – A guerra de Julian Assange contra os segredos de Estado”, dos jornalistas David Leigh e Luke Harding. O volume editado pela Verus está chegando aos leitores poucas semanas depois de sair das mãos dos autores. Para se ter uma ideia, a introdução do editor do The Guardian Alan Rusbridger para o livro é datada de 1º de fevereiro de 2011. Olhe o calendário: passaram apenas algumas semanas para que o livro fosse traduzido para o português, preparado, impresso e distribuído no Brasil… Um livro nos moldes tradicionais na velocidade da internet!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

pós, mestrado ou doutorado: qual a diferença?

Volta e meia, me perguntam isso. Geralmente, são alunos formandos ou jovens profissionais que estão motivados a voltar a estudar. Mas como a dúvida ainda permanece, vamos separar as coisas, como já disse o esquartejador…

1. A confusão dos nomes
Em termos de estudo, tudo aquilo que vem depois da graduação é pós-graduação. Pode ser especialização, mestrado ou doutorado. Muita gente trata “pós” como um sinônimo exato de “especialização”. Mas calma lá. Mestrado também é “pós”; MBA também… No Brasil, existem dois tipos de cursos de pós-graduação: lato sensu e stricto sensu. Esses palavrões em latim querem dizer “especialização” e “mestrado e doutorado”, respectivamente. Portanto, quem faz pós lato está fazendo a tal da especialização.

2. Qual a diferença?
Especialização é um curso mais rápido, que dura no máximo dois anos. Em alguns casos, é preciso fazer uma monografia como trabalho final; em outros, basta um trabalho ou a apresentação de um produto. Quando se conclui, obtem-se o título de “especialista em tal área”. É um curso de aprimoramento, de aperfeiçoamento, de reciclagem de conhecimentos.
Mestrado e doutorado duram mais tempo e estão mais ligados à carreira acadêmica. Um mestrado pode ser feito em dois anos, dois anos e meio. Doutorado em quatro. Quem faz mestrado precisa produzir uma dissertação e defendê-la em banca pública. Se tudo der certo, o cidadão vira “mestre em tal área”. No doutorado, é semelhante, mas o nível de aprofundamento da pesquisa e a exigência na qualidade são maiores. O futuro doutor ou doutora precisa fazer uma tese e enfrentar uma banca com cinco professores avaliadores.

3. Qual devo fazer?
Se você quer apenas reciclar seus conhecimentos, estudar um pouco uma determinada área e aplicar aquilo na sua carreira, a saída é uma especialização.
Se você quer a carreira acadêmica – dar aulas no ensino superior, virar pesquisador -, não tem como fugir do mestrado e do doutorado.
Especialização tem a ver com mercado; mestrado e doutorado, com academia. (É verdade que existem os mestrados profissionalizantes, mas essa é uma conversa para outro post)

4. Vale a pena?
Estudar SEMPRE vale a pena. Ter instrução e conhecimento é um atalho para subir na carreira, para galgar novos postos, e para ganhar salários melhores. É assim que funciona.
Para além disso, conhece-se novas pessoas, frequenta-se outros ambientes, e investe-se na própria autoestima na medida em que você é desafiado a seguir adiante.

5. Onde buscar mais informações?
No site da Capes. Ela é a agência que cuida da avaliação dos cursos, que organiza regras para o setor e que busca construir com a comunidade acadêmica os elementos para qualificar os cursos de pós-graduação no país.

 

vem mais um mestrado por aí

Os amigos  Mario Fernandes, Gerson Martins e Silvio Costa Pereira comemoram a aprovação pela Capes do Programa de Mestrado em Comunicação na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). A notícia acaba de sair!

A proposta de Mestrado em Comunicação da UFMS tem como área de concentração Mídia e Representação Social, integrado por duas linhas de pesquisa, uma Linguagem, Processos e Produtos Midiáticos e a outra Mídia, Identidade e Regionalidade, com a participação dos professores doutores Mario Ramires, Mario Luiz Fernandes, Daniela Ota, Ruth Vianna, Greicy França, Marcia Gomes, Gerson Luiz Martins, Marcelo Cancio, além dos professores Alvaro Banducci, Dercir Oliveira e Sonia Virginia Moreira.

Portanto, vem mais um mestrado em comunicação por aí. O pessoal da região Centro-Oeste celebra. Parabéns!

Veja mais aqui.

 

 

 

 

 

 

 

 

plágio! copia-e-cola, versão alemã

Um dos políticos mais populares do governo de Angela Merkel, na Alemanha, acabou de cair porque copiou um trecho de uma tese de doutorado. O honorável cidadão era uma estrela ascendente na política local, mas não resistiu à fritura de duas semanas nas manchetes dos jornais. Para se ter uma ideia, o ex-ministro de 39 anos e que tinha um título de nobreza, passou a ser chamado de “barão do copia e cola”. E mais: nas rodas de futrica, Karl-Theodor zu Guttenberg “virou” Karl-Theodor zu Googleberg.

(Mais informações no Público)

 

 

 

outro concurso: para substituto agora

Até dia 11 de março estão abertas as inscrições para o processo seletivo simplificado que visa selecionar professor substituto para Webdesign e Planejamento Gráfico. Os candidatos podem ter graduação em qualquer área do conhecimento. O professor aprovado vai ministrar as disciplinas Webdesign Aplicado ao Jornalismo e Introdução às Artes Gráficas. A seleção prevê prova de títulos e prova didática.

Para mais informações:
http://www.prdhs.ufsc.br/arquivos/Edital_007DDPP2011.pdf

 

 

 

 

 

 

concurso no jornalismo da ufsc

Anote aí:

A UFSC acaba de lançar edital que torna pública a abertura de  inscrições e estabelece as normas para a realização de Concurso Público destinado a selecionar professor efetivo de Webdesign para atuar no Departamento de Jornalismo. Os candidatos podem ter graduação em qualquer área de conhecimento e Doutorado em Comunicação, Engenharias ou Desenho Industrial.

As inscrições vão de 28 de fevereiro a 30 de março de 2011.

O edital completo pode ser acessado no seguinte endereço:
https://php.coperve.ufsc.br/cpdo/editais.php

 

 

 

um tirano, muitos nomes

Ditador, déspota, tirano, todo-poderoso, mandão… você acha que os sinônimos param por aí? Que nada!

As palavras para designar ditador podem ser mais de cem. Duvida?

Existem pelo menos 112 maneiras de se referir a Kadhafi, o manda-chuva na Líbia há mais de 40 anos e que não arreda pé do poder…

 

conselho de jornalismo retorna

(reproduzido de O Povo)

A Câmara dos Deputados vai retomar a discussão do projeto que cria o Conselho Federal de Jornalismo, órgão que teria entre suas atribuições fiscalizar a atuação dos jornalistas, com poder para aplicar sanções.

O projeto havia sido arquivado com o fim da legislatura passada, mas voltará à pauta devido a um pedido do deputado Sandes Júnior (PP-GO).

O deputado pediu o desarquivamento de uma proposição sua que restabelece a obrigatoriedade do diploma para os jornalistas.

Como o projeto dele estava anexado a outros que tratam de temas correlatos, todos que haviam sido engavetados voltaram à pauta.

“Minha preocupação é com meu projeto, mas a regra acabou por desarquivar o outro também. Vou pedir ao relator (ainda a ser indicado) para desconsiderar o projeto do conselho”, afirmou Júnior. O relator, no entanto, pode acatar ou não a sugestão.

O texto sobre o Conselho Federal que será analisado é de autoria do ex-deputado Celso Russomano (PP-SP) e estabelece um Código de Ética que definirá “deveres ético-profissionais do jornalista, as infrações disciplinares e as respectivas sanções”.

Desde 1984 os deputados tentam criar um conselho nos moldes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para regular a profissão de jornalista. Já foram cinco tentativas nesse sentido.

folha 90 continua narcisista

A Folha de S.Paulo fez 90 anos e é ainda o jornal mais influente do país.

Para marcar a data, abriu seu acervo para consultas gratuitas na internet. Pelo menos, por enquanto. Também colocou seus colunistas para falarem do jornal e relatou as mudanças pelas quais o periódico passou nos últimos tempos. Narcisista e ensimesmada, a Folha transforma tudo em marketing em massagem ao seu enorme ego. Isso fica evidente em algumas mancadas, como esta: uma ótima ideia do jornal foi reunir seus ombudsman – nove dos dez já existentes – e permitir uma análise do jornal. Ideia boa, né? Um pouco disso está aqui. Mas a Folha também produziu um videozinho sobre a ocasião. Se você pensa que verá os ombudsman descendo o pau no jornal ou arriscando uma crítica mais ácida, esqueça. O vídeo é uma peça de propaganda, altamente promocional… Uma pena!

livros básicos da comunicação numa revista

Acaba de sair a edição 75 da revista mexicana Razón y Palabra. A novidade é que este número reuniu dezenas de artigos de pesquisadores latino-americanos sobre livros essenciais da área da Comunicação e que vêm fazendo corações e mentes há décadas.

O dossiê foi organizado pelos professores Jesús Galindo Cáceres e Héctor Gómez Vargas, que explicam que o objetivo da edição foi “dar cuenta de los libros que han hecho historia dentro del campo académico de la comunicación, sobre todo a nivel iberoamericano”. Assim, o leitor encontra não apenas resenhas, mas artigos que se debruçam sobre tais obras, avaliando sua permanência e influência na academia e no mercado. É um desfile generoso: Luhman, Ramonet, Martín Barbero, Kerckhove, Anthony Giddens, Dominique Wolton, McLuhan, Mattelart, Judith Williamson, Paul Virillo, Henry Jenkins, John Austin, Marshall Berman, entre outros.

Acesse: http://www.razonypalabra.org.mx/index.html

um livro que faltava

A Sulina acaba de lançar um título bastante esperado para os pesquisadores das áreas da Comunicação, da Educação, da Antropologia e da Tecnologia: Métodos de Pesquisa para Internet, de Suely Fragoso, Raquel Recuero e Adriana Amaral.

Segundo a editora,

O interesse pelas abordagens empíricas a respeito das tecnologias digitais de comunicação tem avançado de forma perceptível no Brasil. “Como fazer”, “como aplicar” e “como pensar” metodologias que sejam eficientes e que permitam coletar e analisar dados compatíveis com os seus problemas de pesquisa e com suas perspectivas teóricas constitui um dos maiores desafios que se colocam para os pesquisadores.
O livro Métodos de pesquisa para internet, escrito por Suely Fragoso, Raquel Recuero e Adriana Amaral, nasceu da percepção desse contexto e tematiza e exemplifica perspectivas metodológicas específicas a respeito da internet. Além disso, fornece subsídios para estudos sobre outros temas em que a internet desempenhe o papel de lugar ou de instrumento de pesquisa. É um livro construído a partir das próprias experiências de pesquisa empírica das autoras ao longo de anos de estudo e experimentação com diferentes métodos.

Tem 239 páginas e custa R$ 33,00. O prefácio é assinado por Alexander Halavais, e a orelha é de Simone de Sá.

O sumário é este:

Introdução

Parte I – Perspectivas sobre a pesquisa empírica

Panorama dos Estudos de Internet

Construção de Amostras

Teoria Fundamentada

Parte II – Apropriações Metodológicas

Estudos de Redes Sociais

Análises de Hiperlinks

Abordagens Etnográficas

Referências

Sobre as autoras

Glossário

Índice Remissivo

 

democracia e regulação: uma revista

Só pra lembrar…

A revista Estudos em Jornalismo e Mídia, do PosJor/UFSC, está com chamada de textos para sua primeira edição de 2011.
O núcleo temático é Democracia e Regulação da mídia, veja a ementa:

Um dos temas mais discutidos nos últimos meses tem sido a estrutura dos meios de comunicação e a natureza da organização do mercado midiático brasileiro. Movimentos vindos de organizações não-governamentais, da academia e até mesmo do governo federal têm sinalizado para a necessidade de a sociedade discutir novas regras para o setor. Até mesmo uma importante organização do mercado – a Associação Nacional dos Jornais – manifestou a disposição para a autorregulação.
Diante desse cenário, a primeira edição da revista Estudos em Jornalismo e Mídia de 2011 objetiva discutir as complexas relações entre democracia e regulação do mercado de mídia.
Será priorizada a análise de artigos que tratem de temas como: políticas de comunicação no Brasil; marcos regulatórios no setor; regulaçã o, regulamentação e autorregulamentação dos meios; concentração de mídia; propriedade cruzada; relações entre meios de comunicação e grupos políticos; comparativos entre as legislações de mídia no Brasil e outros países; limites operacionais em meios audiovisuais e internet; órgãos de regulação; proteção da concorrência; mudanças estruturais no jornalismo a partir de marcos regulatórios; liberdade de imprensa, democracia e cidadania.

Deadline: 20 de abril de 2011
Publicação: Junho de 2011

A equipe editorial avisa que os artigos já encaminhados estão em fase de avaliação, e que novos textos podem ser mandados até a data limite. Prioridade de avaliação para as colaborações que abordem o tema Democracia e Regulação.

Estudos em Jornalismo e Mídia existe desde 2004, é semestral, e circula exclusivamente em meioi eletrônico. No sistema de avaliação Qualis/Capes, é uma publicação B3.